SóProvas


ID
2412055
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia

Com relação aos processos de regionalização no Brasil e no mundo, julgue o item subsequente.

Décadas depois da implementação do primeiro órgão responsável pelos estudos de planejamento macrorregional no Brasil, a SUDENE, os principais problemas e disparidades regionais do país persistem.

Alternativas
Comentários
  • Mesmo com a criação da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (SEDENE), ainda assim é possível perceber problemas como a fome, falta de água, anafalbetismo, desconcentração industrial dentre outros problemas que atinge o nordeste brasileiro
  • Sudene foi criada para atender o Nordeste, portanto, a questão deve ser anulada.

  • penso o mesmo para região nordeste
  • Mesmo após a criação de órgãos como a Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE), ainda observamos que o grau de desenvolvimento humano e econômico do Nordeste é bem menor, por exemplo, que o observado no Sudeste.

    Resposta: Certo

  • CERTA. A SUDENE não conseguiu suprir as necessidades da Região Nordeste, por inúmeros motivos. Um deles é a questão da política feita em torno do órgão. Outro motivo é a disparidade que já existia antes da criação da Superintendência. Entretanto, apesar de serem mais acentuadas no Nordeste, essas disparidades estão presentes em todo o território brasileiro.

  • Gabarito: CORRETO

    A SUDENE (Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste) foi criada em 1959 por Juscelino Kubitscheck na tentativa de promover o desenvolvimento econômico e social do nordeste e de reduzir as desigualdades existentes entre esta região e o centro-sul no país. Nos anos seguintes à sua criação, foram realizadas melhorias na infraestrutura, intensificou-se o combate às secas através do DNOCS, investiu-se na agricultura e na industrialização da região. 

    Entretanto, o favorecimento a grupos específicos e as irregularidades que perduraram durante décadas desviaram o foco de atuação do órgão, fazendo com que este encerrasse suas atividades em 2001. Atualmente, apesar das melhorias registradas, a região Nordeste ainda enfrenta antigos problemas (fome, seca, pobreza, desemprego, desigualdade social, etc) e os níveis de renda, indicadores sociais, econômicos e territoriais ainda são inferiores aos encontrados nas regiões mais desenvolvidas do país (Sudeste e Sul). 

    TECCONCURSOS