SóProvas


ID
2418904
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2013
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Acerca da aplicação da odontologia forense na identificação de vítimas em casos em que não é possível a utilização de métodos tradicionais ou o reconhecimento visual, julgue o próximo item.

O método bioquímico de determinação da idade de um indivíduo pela velocidade de racemização do ácido aspártico contido em ossos é bastante utilizado na odontologia legal, devido à rapidez na análise e ao seu baixo custo operacional. Esse método consiste na medição dos teores das duas formas enantioméricas do referido aminoácido na dentina, processo que implica a extração das peças dentárias e o posterior corte em secções finas, para análise em microscopia eletrônica.

Alternativas
Comentários
  • Não possui baixo custo operacional

  • A questão avalia os conhecimentos do candidato em odontologia médico-legal.

    Método de determinação da idade pela racemização do ácido aspártico: consiste na transformação de aminoácidos do tipo L em D e seu acúmulo em proteínas estruturais durante a vida, portanto, para usá-lo como parâmetro para estimativa de idade, seria necessário usar proteínas sintetizadas no início da vida e que não são renovadas, por essa razão os tecidos dentários foram considerados para esse método.

    A racemização parece ser um método mais preciso que os outros, mas apenas poucos laboratórios no mundo são equipados para esta técnica, ela é bastante onerosa (não é de baixo custo operacional) e foi testada apenas em amostras recentes.

    Não pode ser aplicada em material queimado e não se sabe quais efeitos a água, o solo e o tempo podem 13 ter sobre as amostras. Além disso, a execução da técnica é bastante complexa, sendo necessário que as estruturas dentárias sejam separadas e a parte a ser utilizada seja moída. A amostra então passa pelos processos de lavagem, hidrólise, ressuspensão e dessalgue. Somente então o ácido aspártico é separado dos outros aminoácidos seguido de uma segunda etapa de dessalgue. Por fim, o ácido aspártico é convertido em dipeptídeos diastereômeros e então o analisador de aminoácidos separa os tipos L e D.

    Fonte: LOPES, Juliana Ribeiro. Eficácia do método de estimativa de idade de Lamendin. São Paulo, 2012. Disponível no site de teses da USP.

    Gabarito do professor: ERRADO.
  • A racemização do ácido aspártico é um método pouco utilizado na odontologia forense, devido a sua lentidão de confecção e seu alto custo operacional.