SóProvas


ID
2422090
Banca
FCC
Órgão
DPE-RS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Sobre os processos ágeis de desenvolvimento de software XP e Scrum, considere:

I. Emprega uma abordagem orientada a objetos como seu paradigma de desenvolvimento preferido e envolve um conjunto de regras e práticas constantes no contexto de quatro atividades metodológicas: planejamento, projeto, codificação e testes.

II. Seus princípios são usados para orientar as atividades de desenvolvimento dentro de um processo que incorpora as seguintes atividades estruturais: requisitos, análise, projeto, evolução e entrega. Em cada atividade metodológica ocorrem tarefas a realizar dentro de um padrão de processo chamado sprint.

III. Faz uso do teste de unidades como sua tática de testes primária. À medida que cada classe é desenvolvida, a equipe desenvolve um teste de unidade para exercitar cada operação de acordo com a sua funcionalidade especificada. À medida que um incremento é entregue a um cliente as histórias de usuários ou casos de uso implementados pelo incremento são usados como base para testes de aceitação.

IV. O jogo do planejamento se inicia com a atividade de ouvir (que constitui uma atividade de levantamento de requisitos). Essa atividade conduz à criação de um conjunto de histórias de usuários que descreve o resultado, as características e a funcionalidade requisitados para o software a ser construído.

A associação correta entre cada item e o respectivo processo ágil é 


Alternativas
Comentários
  • Por que não alternativa A? Achei meio confusa essa questão
  • Também gostaria de saber pq não é a alternativa A

  • Eu também achei confusa, mas resolvi pelo termo "história" que é mais voltado para o xp

  • O item IV é meio confuso mesmo. Usa palavra "jogo" que geralmente é usada para Scrum (pré-jogo, jogo, pós-jogo). Ao mesmo tempo usa a expressão "história de usuário" que é usada para XP. Deixando margem para marcar a letra (a) e (e)

    Sacanagem da banca :/

     

  • Item IV descreve:
    "O jogo do planejamento...." (Planning Game)

    Isso é XP.

  • Com relação ao item IV:

    "A atividade de planejamento (também chamada de o jogo do planejamento) se inicia com ouvir – uma atividade de levantamento de requisitos que capacita os membros técnicos da equipe XP a entender o ambiente de negócios do software e permite obter uma percepção ampla sobre os resultados solicitados, fatores principais e funcionalidade. A atividade de ouvir conduz à criação de um conjunto de “histórias” (também denominadas histórias de usuários) que descreve o resultado, as características e a funcionalidade solicitados para o software a ser construído."

    Pressman,Roger; Maxim, Bruce. Engenharia de Software (Páginas 72-73).

  • Achei confusa porém interpretei que a questão pedia as características do XP e SCRUM respectivamente... Daí a E I, III XP (e) IV e II XP.. A a possui dois e, como se fosse relacionado a 3 itens diferentes..