SóProvas


ID
2431246
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Com relação ao gerenciamento de contas e senhas de usuários em sistemas Linux, dadas as afirmativas,


I. PAM (do inglês Pluggable Authentication Modules) forma um conjunto de bibliotecas que permite aos administradores de sistemas Linux adicionar políticas de senhas de usuários. A configuração de políticas está localizada no diretório /etc/pam.d.

II. É possível utilizar PAM com configurações adicionais para aumentar a segurança na definição de senhas, como evitar que um usuário reuse senhas já utilizadas.

III. A ferramenta chage, presente no Ubuntu, permite alterar informações de expiração de senhas de usuários. Dessa forma, o comando “chage –E 2017-08-02 joão” define que a conta joão deve expirar em 2 de Agosto de 2017.


verifica-se que está(ão) correta(s)  

Alternativas
Comentários
  • As bibliotecas PAM são configuradas no arquivo /etc/pam.conf ou no diretório /etc/pam.d/.

     

    https://www.vivaolinux.com.br/artigo/Uma-introducao-ao-LinuxPAM?pagina=1

  • e-

    tudo certo.

    O PAM é a parte principal da autenticação em um sistema Linux e significa Pluggable Authentication Modules. O caminho do arquivo de configuração da aplicação login da biblioteca PAM é /etc/pam.d/login

    'chage –E <data> <login>' define data que conta expira.

    chage -l <login> exibe da conta

    A pluggable authentication module (PAM) is a mechanism to integrate multiple low-level authentication schemes into a high-level application programming interface (API), allowing programs that rely on authentication to be written independently of the underlying authentication scheme. Since no central standard of PAM behavior exists, there was a later attempt to standardize PAM as part of the X/Open UNIX standardization process, resulting in the X/Open Single Sign-on (XSSO) standard.

    https://en.wikipedia.org/wiki/Pluggable_authentication_module