SóProvas


ID
2443264
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

As organizações que aprendem, em sentido literal, são aquelas que buscam estudar e praticar de maneira constante seu processo de construção. Isso significa dizer que as organizações que aprendem estão envolvidas por profundas mudanças

Alternativas
Comentários
  • GAB: B

     

  • Caros Colegas,


    Segue algumas bases teóricas que encontrei para ajudar a interpretar a questão, espero que lhes ajude!


    Senge (2004) chama a atenção de que “aprender” em chinês significa literalmente “estudar e praticar constantemente” o que implica em profundas mudanças culturais nas organizações. 


    Fonte: A Quinta disciplina: arte e prática da organização que aprende 16. ed. (Tradução: OP Traduções). São Paulo: Editora Nova Cultural, 2004. 441p. 


    Stata (1997, p. 389) aponta que “os valores e a cultura da organização têm significativo impacto sobre o processo de aprendizagem e sobre o grau de eficácia com que a empresa pode se adaptar e mudar”. A comunicação deficiente entre as pessoas e entre organizações pode ser importante impedimento ao aprendizado. No diálogo as pessoas tornam-se observadoras do seu próprio pensamento (BOHM apud SENGE, 2003).


    É grande a dificuldade de se mudar a cultura das organizações, e, de acordo com diversos estudos realizados no MIT7 , o caminho para disseminar na organização a cultura da aprendizagem consiste em desenvolver as disciplinas da aprendizagem, no qual o elemento fundamental da mudança é o ser humano, que, mudando sua própria visão de mundo, de pensar e interagir, terá capacidade de realizar as mudanças necessárias para criar uma organização que aprende (SENGE, 2003).


    Fonte: http://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/viewFile/6/4

  • Gabarito B

    A Cultura organizacional segundo Robbins está alicerçada no foco em sistemas abertos.

    Em outras palavras, a organização está focada em monitorar e responder as mudanças no ambiente externo (RENNO, 2013).

    Logo, a cultura é um elemento suscetível a mudanças na estrutura organizacional.

  • Retirado de um ARTIGO CIENTÍFICO ( o que é bem comum pra essa banca)

    Stata (1997, p. 389) aponta que “os valores e a cultura da organização têm significativo impacto sobre o processo de aprendizagem e sobre o grau de eficácia com que a empresa pode se adaptar e mudar”. Salienta ainda que a comunicação deficiente entre as pessoas e entre organizações pode ser importante impedimento ao aprendizado.

    Fonte: http://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/download/6/4

  • Não conhecia a teoria, mas fui pela lógica:

    As organizações que aprendem, em sentido literal, são aquelas que buscam estudar e praticar de maneira constante seu processo de construção

    Melhoria constante/ contínua lembra Kaizen. Kaizen é uma filosofia de trabalho. Para uma Organização adotar essa filosofia, é necessário incorporá-la à cultura.

  • Tá osso! Vamos ter que ficar catando artigo na net pra estudar é I.AOCP?