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ID
246925
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Na UML 2.0 o diagrama que mostra a ordem dos eventos entre as partes que interagem no sistema e que é formado a partir de três objetos (participantes, links de comunicação e mensagens) é denominado de:

Alternativas
Comentários
  • Diagramas de interação são definidos por UML para enfatizar a COMUNICAÇÃO entre objetos, não a manipulação de dados associada à comunicação.
    Detalhes de interação podem ser mostrados usando diferentes notações (DIAGRAMA DE COMUNICAÇÃO, diagramas de tempo etc.), mas a mais comum é o diagrama de sequência.

    Diagramas de comunicação permitem que o foco seja dado sobre os ELEMENTOS envolvidos nas interações em vez de sobre o sequenciamento e controle de fluxo, como ocorre nos diagramas de sequência.

    Os elementos de um diagrama de comunicação são:
    Objetos: representados por retângulos;
    Conexões (links): representadas por linhas contínuas entre os objetos envolvidos;
    Mensagens: representadas pelo nome da mensagem, um número de sequência e uma pequena seta idicando a direção da mensagem.
  • Diagramas de interação (UML 1.5 era Colaboração. UML 2.0 é Comunicação).

    As classes colaboram enviando mensagem umas para as outras. Na verdade, são objetos, instanciados na memória, que enviam mensagem uns para os outros.
  • Anteriormente chamado de Diagrama de Colaboração, o Diagrama de Comunicação contém os seguintes elementos.

    Objetos

    http://content.screencast.com/users/sabiotriste/folders/UML/media/c760fb60-103d-42d9-8768-b28ccc93aebc/diagrama_colaboracao_objeto.PNG

    Mesma representação que o Diagrama de Sequência, porém não tem linha de vida, nem foco de controle.

    Links de comunicação e Mensagens.

    http://content.screencast.com/users/sabiotriste/folders/UML/media/4ad10814-daa0-48a7-a821-983567934364/diagrama_colaboracao_mensagem.PNG

    * Não há preocupação com o tempo.
    * As mensagens podem ser enumeradas para demonstrar a ordem.
    * Não pode haver mais de um vínculo entre dois objetos.
    * A seta indica para onde está fluíndo a mensagem

    Há também os atores e expressões de guarda, conforme a figura abaixo:

    O boneco palito é o ator e a condição de guarda está entre [ ], assim como outros diagramas UML, como o diagrama de atividades.

    Na figura temos também uma autochamada no objeto fisica1.

    http://content.screencast.com/users/sabiotriste/folders/UML/media/189cb492-b8cf-48f5-a7b1-01864c9a2c86/diagrama_colaboracao_tudo.PNG
  • e-

    Diagramas de Interação:


    Diagrama de Sequência

     

    Diagrama de Comunicação - Antes da versão 2.0 era Diagrama de Colaboração. Contempla as mesmas informações que o Diagrama de Sequência, sem tempo. Considerando a sua estrutura, é semelhante a um Diagrama de Objetos, a principal diferença é que são adicionados setas e rótulos de mensagens nas ligações entre esses objetos. E as ligações (linhas que ligam objetos) remetem aos relacionamentos existentes entre os mesmos. Principais componentes: objetos, mensagens e vínculo

     

    Diagrama de Tempo

     

    Diagrama de Interação Geral