SóProvas


ID
2472148
Banca
Quadrix
Órgão
CFO-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

      Um departamento de produção apresentou um consumo anual de 7.000 materiais distintos e precisou fazer um estudo para redefinir sua política de estoques. Devido ao elevado investimento em estoques, convinha identificar os grupos de materiais que deveriam ter controles mais rígidos, intermediários e mais simples. Dessa maneira, a ordenação dos materiais pelos respectivos valores de consumo anual resultou em três classes, a saber: na primeira classe, 12% dos itens (840) corresponderiam a 70% do valor anual do consumo; na segunda classe, 33% dos itens (2.310) corresponderiam a 20% do valor anual do consumo; e, na terceira classe, 55% dos itens (3.850) corresponderiam a 10% do valor anual do consumo.

                                                           Dias, 2010 (com adaptações). 

Considerando esse caso hipotético, julgue o item a seguir com base na classificação ABC.

A curva ABC fornece a ordenação dos materiais pelos respectivos valores de consumo anual. Assim, por meio de uma análise do caso hipotético apresentado, verifica-se que, na classe A (controles mais rígidos), há uma grande porcentagem de itens responsáveis apenas por pequena porcentagem do valor global (investimento anual pequeno).

Alternativas
Comentários
  • Questão ERRADA

    A questão ficaria correta ao reescreve-la assim: 
    ...verifica-se que, na classe A (controles mais rígidos), há uma pequena porcentagem de itens responsáveis por grande porcentagem do valor global (investimento anual grande).
     

  • A curva ABC é um método de classificação de informações, para que se separem os itens de maior importância ou impacto, os quais são normalmente em menor número (Carvalho, 2002, p. 226).

     

    Os itens são classificados como (Carvalho, 2002, p. 227):

    de Classe A: de maior importância, valor ou quantidade, correspondendo a 20% do total (podem ser itens do estoque com uma demanda de 65% num dado período);

    de Classe B: com importância, quantidade ou valor intermediário, correspondendo a 30% do total (podem ser itens do estoque com uma demanda de 25% num dado período);

    de Classe C: de menor importância, valor ou quantidade, correspondendo a 50% do total (podem ser itens do estoque com uma demanda de 10% num dado período).