- 
                                 e) colaborar para o início e o desenvolvimento da relação emocional entre a mãe e o bebê. 
- 
                                Letra E - o pai colabora para o inicio e o desenvolvimento dessa relação mãe-bebê porque inicialmente ele atua como mãe-substituta, pois a criança não entende o colo do pai como um triagulador da relação, mas como um substituto. A qualidade do colo da mãe  depende da sustentação que o pai dá a ela. Apenas mais tarde, com o amadurecimento e com a integração da identidade do bebê ele conseguirá ver esse pai como uma terceira pessoa.   Fonte: o papel do pai no processo de amadurecimento em Winnicott http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-24302009000200003 
- 
                                Tese bem falocêntrica,fala sério todo grande autor comete erros. 
- 
                                d) promover o contato do bebê com um mundo para além da díade mãe-bebê.   Essa parece mais coerente com a teoria psicanalítica..... 
- 
                                A questão solicita conhecimentos acerca do teórico Donald W. Winnicott
 
 
 Este teórico foi um pediatra e um psicanalista que baseou sua teoria psicanalítica a partir do entendimento da relação de dependência que o indivíduo tem com o outro, ao longo de sua vida. Ao nascer ele passa por um processo de amadurecimento emocional que inicia em uma relação de dependência absoluta e, aos poucos,  começa a diminuir, até chegar na fase de rumo à independência.
 
 
 A dependência absoluta ao nascer é do bebê com a mãe, o qual o bebê vive uma relação fusional com essa mãe e depende dela para se alimentar, ter cuidados e ter suporte emocional e contornos físicos.
 
 
 Vamos às alternativas,
 
 
 - FALSA
 
 O erro está em limitar. O pai proporciona meios para que a mãe possar dar maior suporte possível ao seu bebê
 
 
 - FALSA
 
 Ele não estimula a mãe a projetar e nem a mãe projeta impulsos destrutivos do bebê. O bebê poderá projetar seus conteúdos destrutivos e a mãe deve entender e suportar.
 
 
 - FALSA
 
 A relação mãe-bebê não é baseada em regressões. Winnicott afirma que é uma relação afetiva e emocional onde ambos necessitam estar interligados para o desenvolvimento do bebê.
 
 
 - FALSA
 
 O contato com o mundo acontecerá quando o bebê possuir um ego mais integrado, fruto da maturidade tanto física quanto psicológica. O início desta relação acontece quando ele percebe a ausência da sua mãe, ou seja, de que ela não faz parte dele
 
 
 - VERDADEIRA
 
 O pai tem um importante papel no desenvolvimento do bebê, pois vai permitir que a mãe se dedique totalmente a essa relação. Então, por exemplo, ele pode prover sustento à família, cuidados básicos da casa, uma casa para morar...preocupações externas para poupar a mãe e esta se dedicar aos cuidados do seu filho.
 
 
 
 Gabarito da Professora: Letra E.
 
 
 
 
- 
                                LETRA : E// Colabora para o inicio e o desenvolvimeto...