SóProvas


ID
2483590
Banca
IDIB
Órgão
CRO-BA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Ao ser ouvido pela consultoria contratada para resolver os problemas da empresa em que trabalhava, João relatou que o fluxo das operações da empresa apresentava problemas como: retrabalho, ausência de execução de tarefas por acharem que era responsabilidade dele e ele achar que era de outro colega, acúmulo e sobrecarga de tarefas para alguns em detrimento a poucas atividades atribuídas a outros, demora na tomada de decisões por conta de depender da anuência de muitas pessoas e, também, a dificuldade de trabalhar obedecendo a um duplo comando como se fizesse parte de uma organização matricial. Caso você fosse o consultor, qual das alternativas abaixo você adotaria como a primeira a ser implementada?

Alternativas
Comentários
  • Organograma (BR) é um gráfico que representa a estrutura formal de uma organização. Ou seja, é a representação gráfica clássica de uma estrutura organizacional.

    Credita-se a criação dos primeiros organogramas ao norte-americano Daniel C. McCallum, administrador de ferrovias no ano de 1856.[1]

    Os organogramas mostram como estão dispostas unidades funcionais, a hierarquia e as relações de comunicação existentes entre estes.

     

     

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Avalia%C3%A7%C3%A3o_de_desempenho

  • Pq não é um fluxograma?

    Força, foco e fé que dá certo!

  • O Fluxograma  representa processos dentro da organização, ele serve para desenhar as atividades, por exemplo: processo de faturamento, processo de compras.
    O Organograma é o desenho da estrutura organizacional, evidenciando nele entre outros: Níveis organizacionais, cadeia de comando, amplitude administrativa etc.

  • Na minha humilde opinião, a primeira medida adotada deveria ser a implementação do Diagrama de Ishikawa. Como que eu posso partir para a construção de um organograma se eu nem sei o tamanho do problema e as soluções possíveis? Eu tenho, primeiro,  que responder questões do tipo: por que o retrabalho ocorre? Por que o trabalho está mal distribuído? Por que a dificuldade na cadeia de comando? Sabendo das causas e efeitos dos problemas citados, aí sim eu definiria a estrutura da empresa.

  • Gab.: D

    Os histogramas são usados para mostrar a frequência com que algo acontece. Por exemplo, em um caso onde  fosse necessário mostrar de forma gráfica a distribuição de altura de estudantes de uma escola, uma das maneiras mais adequadas para isso seria  fazê-lo por meio de um histograma.

    fonte: http://www.blogdaqualidade.com.br/histograma/

  • O gabarito oficial diz que é letra B, FLUXOGRAMA, porque o problema se refere ao FLUXO DE OPERAÇÕES. São questões a nível operacional e não organizacional.

  • https://www.youtube.com/watch?v=tbuuceyYxPk

  • A questão pediu a primeira medida a ser implementada:

      

    O principal objetivo do organograma é fazer com as pessoas de dentro, como as de fora da empresa, entendam, de maneira clara, como as pessoas e atividades se relacionam dentro de determinada empresa. Em outras palavras, o organograma esclarece dúvidas de clientes, parceiros e fornecedores.

    Outra função importante do organograma é proporcionar a agilidade na percepção das áreas de negócio. A partir do momento em que se conhecem os responsáveis, assim como os seus departamentos, fica mais fácil entender para onde esses podem crescer e como os colaboradores podem contribuir para tanto. Resumindo, o organograma empresarial ajuda a reconhecer possíveis problemas, da mesma forma que ajuda a desenvolver melhorias para as áreas que as necessitam.

    Porém, para que um organograma cumpra seu papel com excelência, é preciso que ele seja claro e flexível. Claro para que represente com fidelidade a estrutura da empresa, sem deixar margem a interpretações errôneas; flexível para que as pessoas não se tornem engessadas dentro de uma hierarquia rígida que muitas vezes pode comprometer a desenvoltura dos departamentos e dos funcionários. Ou seja, um organograma eficiente deve retratar o momento atual da empresa e ser flexível o suficiente para ser alterado de acordo com a necessidade e com as mudanças do dia a dia da empresa.

     

    Nesse caso o Diagrama de Ishikawa serviria como ferramenta para solução do problema.

     

    https://www.nibo.com.br/blog/organograma-empresarial-para-que-serve/

     

  • Organograma diz respeito a representação da estrutura organizacional formal. Fluxograma é que representa o fluxo de processos da organização.
  • Dentre os problemas elecados, não vejo como o organograma sanaria os problemas. Tudo levava ao fluxograma para evidenciar os gargalos e facilitar a resolução dos problemas na organização.

     

    ENTRETANTO, a questão destaca a primeira alternativa a ser tomada, ou seja, acredito que a banca entendeu para fazer o fluxograma, por exemplo, é necessário ter o organograma primeiro. Enfim, foi a única lógica que avistei... 

  • Concordo plenamente com o colega Eduardo Ribeiro. O Diagrama da Ishikawa seria a primeira ferramenta a ser utilizada.

  • Tb acho que seria fluxograma

  • Gab. D

    Fluxograma => representa os processos da organização o mapeamento de atividades.

    Organograma => representa a estrutura FORMAL da organização.

  • Eu diria A ou B, julgando ser soluções mais rápidas. Mas como fazer isso se não tiver um organograma bem feito para se basear? como a questão pede PRIMEIRA ação... então como se diz: teria de "começar pelo inicio" mesmo.

  • Fluxograma - Mapeamento de atividades da rotina na organização.

    Organograma - Representa a estrutura formal da organização.

    Histograma - Ferramenta da qualidade para verificar quantas ocorrências em determinado tempo.

    Funcionograma - Tipo de Organograma que mostra as funções e estrutura organizacional.

  • Estrutura Organizacional:

    • Representada pelo organograma
    • Para enfrentar as complexidades e as mudanças do ambiente a organização deve definir a estrutura.
    • Modo como as atividades são divididas, organizadas e coordenadas.