SóProvas


ID
2490649
Banca
FCC
Órgão
MPE-MA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A respeito do diagnóstico organizacional ou estratégico e identificação das variáveis envolvidas no processo, considere:


I. A análise interna identifica os pontos fortes e fracos da organização, ou seja, suas competências e deficiências.

II. A análise externa objetiva a identificação de oportunidades e ameaças que podem impactar o desempenho da organização.

III. Tanto as variáveis externas como as internas são controláveis, a partir da identificação das metas a serem alcançadas pela organização.


Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • Item III incorreto. 

    A finalidade do diagnóstico é identificar os pontos fortes e fracos da organização, e analisar as oportunidades e ameaças com as quais a organização vai ter que lidar no ambiente externo. Nas organizações privadas analisam-se também os clientes, os concorrentes que a empresa terá que enfrentar, os novos produtos e/ou produtos substitutos, e a possível interferência das ações de governo em seu negócio.
    Praticamente todas as organizações utilizam como ferramenta a análise Swot, para construir um mapa situacional, com base na identificação das forças e fraquezas da organização e das oportunidades e ameaças existentes no ambiente.
    Atenção → Para fins de concurso público considera-se que as variáveis internas (pontos fortes e fracos) são controláveis, e que as variáveis externas (ameaças e oportunidades) não podem ser controladas pela empresa.
    Análise interna
    A análise interna é restrita, controlável e identifica os pontos fortes e os pontos fracos da organização. Consiste na análise do estoque de conhecimentos e de sua validade atual. Identifica com clareza quais as práticas atuais da organização, e o seu modo de fazer.
    Pontos fortes são competências, fatores ou características positivas que a organização possui e que favorecem o cumprimento de sua missão, devendo ser considerados na elaboração das estratégias. Pessoal qualificado também é considerado um ponto forte da organização.

    Pontos fracos são as deficiências, fatores ou características negativas que se encontram presentes na organização e prejudicam o cumprimento de sua missão, devendo ser objeto de programas específicos para eliminá-los ou minimizá-los.
    Nessa etapa é feita a avaliação do desempenho da organização em relação a todas as áreas funcionais, para identificar quais as competências, fatores ou características que a empresa possui para atingir seus objetivos. Identificam-se os pontos fortes e também as carências de cada área.
    Utiliza-se como ferramenta de avaliação o benchmarking. Essa técnica consiste em identificar as melhores empresas e quais as técnicas, métodos e estratégias que elas utilizaram e utilizam para conquistar, manter e fortalecer suas áreas funcionais e seus processos (identifica as melhores práticas dessas empresas de sucesso).

     

    Fonte: PALUDO (2013)

  • Banca aí vacilou. Poderia ter colocado uma opção com os 3 itens corretos para tentar pegar a negada que tá desatenta ou despreparada.

  • MATRIZ SWOT (ou FOFA na traduçaõ)

    1)FORÇA/FRAQUEZA --> ANÁLISE INTERNA = CONTROLÁVEL

    2) OPORTUNIDADE /AMEAÇA --> ANÁLISE EXTERNA = NÃO CONTROLÁVEL

     

    bibliografia: peguei no qc

  • As variáveis externas são incontroláveis.