SóProvas


ID
2494759
Banca
FCM
Órgão
IF Baiano
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Padrões de projeto nomeiam, explicam e avaliam um aspecto de projeto importante e recorrente em sistemas orientados a objetos.

Avalie as características atribuídas a um padrão de projeto.


I- Usado quando uma classe é usuária de uma certa hierarquia/ família de algoritmos, como um algoritmo de busca ou ordenação.

II- Esse padrão define uma família de algoritmos, encapsula cada um deles e os torna intercambiáveis.

III- Como existem diversos algoritmos em uma mesma família, não é desejável que se codifique todos eles em uma mesma classe.

IV- Permite que um algoritmo varie, independentemente dos clientes que o utilizam.

V- Fornece uma maneira de configurar uma classe com um dentre muitos comportamentos.

VI- Pode ser usado para evitar a exposição das estruturas de dados específicas de um algoritmo, que se deseja ocultar.


Essas características são do padrão de projeto

Alternativas
Comentários
  • palavra chave do Strategy: família de algoritmos

  • Outro ponto que também pode ser destacado é fato de permitir "que um algoritmo varie". Isso nos leva a crer que estamos falando de um padrão de projetos da categoria comportamental. Para responder a essa questão, ficaríamos somente com duas alternativas para decisão.

     

    Abs,

  • Ficar de olho na palavra-chave como o Pedreiro Software disse:

    Strategy = familia de Algoritmo

    Adapter. = Interfaces incompativeis

    Decorator.= Adiciona estado / Operação

    Abstract Factory .= familia de objeto

    Template Method.=Equeleto Algoritmo.