SóProvas


ID
2497705
Banca
IBFC
Órgão
EMBASA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Os serviços ligados ao movimento de terra podem ser estudados como um conjunto de operações de escavação, carga, transporte, descarga, compactação e acabamentos executados, com o objetivo de transformar um terreno no estado natural para uma nova conformação topográfica desejada. Nesse estudo, um dado importante é conhecer o fator de empolamento do terreno. Com base nesse tema, classifique como Verdadeiras (V) ou Falsas (F) as afirmações abaixo.


( ) O fator de empolamento (estado do solo) é maior para a argila compactada do que para a areia solta.

( ) O fator de empolamento (estado do solo) é menor para a areia compactada do que para a areia solta.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • O gabarito foi alterado para "A"

  • Ao escavar o solo, a terra fica solta e passa a ocupar mais espaço. Essa expansão volumétrica é um fenômeno característico dos solos, importante na terraplenagem, principalmente quanto ao transporte de material. Esse efeito é conhecido como empolamento e é expresso em porcentagem

     

  • http://blogs.pini.com.br/posts/Engenharia-custos/como-trabalhar-com-empolamento-e-contracao-311252-1.aspx

  • Questãozinha chaaaaata...

  • Sempre que solo (ou rocha) é removido de sua posição original, que é o terreno natural inalterado, ocorre um rearranjo na posição relativa das partículas (grãos), acarretando um acréscimo no volume de vazios da massa. Uma vez escavado, o material fica mais solto e, consequentemente, sua densidade cai.

    A esse fenômeno físico pelo qual o material escavado experimenta uma expansão volumétrica dá-se o nome de empolamento, expresso em percentagem do volume original. O empolamento varia com o tipo de solo ou rocha, o grau de coesão do material original e a umidade do solo

  • O fator de empolamento pode-se ser compreendido como o percentual da expansão volumétrica. Os materias com partículas mais unidas tem-se um empolamento ou expansão volumétrica maior se comparado aos materias com as partículas mais soltas.

    Material - Rocha detonada - Empolamento - 50 %

    Solo argiloso - Empolamneto - 40 %

    Terra comum - Empolamento - 25 %

    Solo arenoso seco - Empolamento - 12%

    Nota: Os materias acima citados retirados de um corte, os que possuem em seu estado in situ um grau de compactação elevado terão um expansão volumétrica alta ou um fator de empolamento maior.

    Sempre que solo (ou rocha) é removido de sua posição original, que é o terreno natural inalterado, ocorre um rearranjo na posição relativa das partículas (grãos), acarretando um acréscimo no volume de vazios da massa. Uma vez escavado, o material fica mais solto e, consequentemente, sua densidade cai.

    A esse fenômeno físico pelo qual o material escavado experimenta uma expansão volumétrica dá-se o nome de empolamento, expresso em percentagem do volume original.

    Solução : Assim,  a argila compactada empolamento maior que em comparação com areia solta. VERDADEIRO.

                   Assim, a areia compactada empolamento maior e não menor do que  a areia solta. Portanto a segunda assertiva é FALSA.

    Resposta: Letra a.

    Base de referência: http://blogs.pini.com.br/posts/Engenharia-custos/como-trabalhar-com-empolamento-e-contracao-311252-1.aspx

    Assuntos relacionados:

    O empolamento varia com o tipo de solo ou rocha, o grau de coesão do material original e a umidade do solo.

    Para o orçamentista, o empolamento é um fenômeno físico muito importante. Se, por exemplo, o volume de corte é de 100.000 m³, o total a ser transportado em caminhões não é 100.000 m³, mas 130.000m³. Se o orçamentista não tiver o cuidado de considerar o empolamento, terá errado em 30% o custo de transporte.

    Analogamente, quando uma quantidade de terra é lançada em um aterro e compactada mecanicamente, o volume final é diferente daquele que a mesma massa ocupava no corte. A essa diminuição volumétrica dá-se o nome de contração. Se 1 m³ de solo (no corte) "contrai-se" para 0,8 m³ (aterro) após compactado, a contração é de 20%.

  • FATOR DE EMPOLAMENTO DO TERRENO

    empolamento é um fenômeno de solo, no qual o volume após a escavação é maior do que o volume do solo na posição original.


    Isso porque o solo na sua configuração natural apresenta uma certa compactação proveniente do próprio processo de formação e quando o é retirado assume um volume solto (Vs) muito maior do que o volume em que se encontrava ao natural (Vn).

     

    Assim, para o cálculo do volume a ser transportado deve-se levar em consideração o volume no estado natural (volume no corte) e o volume após o material solto (incluído o fator de empolamento)

     

    ~> a argila tende a ter empolamento maior que a areia, pelo fato da areia já ter aspecto desagregado no estado natural.

     

    ~> os solos compactos também tendem a ter empolamento maior que os materiais soltos.

     

    ~> A areia compacta tende a ter um fator de empolamento maior que a areia solta, visto que a expansão volumétrica é maior.

     

     

     

  • O fator de empolamento é o inverso do empolamento. Acho que o examinador confundiu e misturou os conceitos.

  • Concordo com manasseis,fator de empolamento é o inverso de empolamento

  • Escrevendo só para endossar o que alguns colegas falaram. Fator de empolamento é uma coisa, Empolamento é outra. Banca Ridícula!

  • Empolamento é a relação entre o volume solto e o volume de corte, costuma ser dados em percentagem, 20% 30% em média

    Fator de empolamento é o inverso do empolamento, é menor do que 1.

    Na página 241 do MANUAL DE IMPLANTAÇÃO BÁSICA DE RODOVIA - DNIT/2010 temos essas definições, inclusive a tabela 16 mostra a expansão (empolamento) e os fatores de empolamento para os tipos de solo. De forma geral, temos que quanto maior a porcentagem de finos (argila e silte) maior deverá ser a expansão (empolamento) e menor o fator de empolamento. Pegando um exemplo do solo argilo e arenoso na tabela 16 deste manual, temos:

    SOLOS ARGILOSOS

    EMPOLAMENTO = 40%

    FATOR DE EMPOLAMENTO = 0,71

    SOLO ARENOSO

    EMPOLAMENTO = 12%

    FATOR DE EMPOLAMENTO = 0,89

    Conclusão:

    ( ) O fator de empolamento (estado do solo) é maior para a argila compactada do que para a areia solta. FALSO, É MENOR

    ( ) O fator de empolamento (estado do solo) é menor para a areia compactada do que para a areia solta. VERDADEIRO

    Só lembrar que fator de empolamento é o inverso do empolamento... As bancas chibata costumam confundir... E essa IBFC nem se fala...