SóProvas


ID
2501686
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2017
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A respeito do comércio internacional, julgue (C ou E) o item que se segue.


A hipótese de tecnologia semelhante entre países, adotada pelo modelo tradicional de dotação relativa de fatores de Heckscher-Ohlin, não é compatível com um cenário em que a tecnologia seja considerada um bem público.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO.

    O modelo neoclássico lida com dotações fixas de fatores e que o país irá produzir e exportar aquele bem que utilize mais do fator abundante em sua produção. Quando falamos de fatores de produção estamos falando de capital e trabalho. A tecnologia afeta ambos e pode ser vista como um bem público. Economias em que investimentos tornam a tecnologia acessível (como um bem público) sem que custos exorbitantes sejam gerados (ou seja, diminuindo a rivalidade e a exclusão ao acesso) catalisam os efeitos de especialização defendidos pelo modelo neoclássico. O que afetaria o modelo seria a alteração na dotação de fatores e não a qualidade da utilização dos mesmos.

    (Fonte: Prof. Marcello Bolzan, do IDEG)

  • O modelo econômico Heckscher- Ohlin, ou (H-O), foi desenvolvido pelos suecos Eli Heckscher e Bertil Ohlin, em 1970 e foram ganhadores do Prêmio Nobel de 1977.

    Esse modelo enfatiza a inter-relação entre dos fatores de produção em diferentes proporções em cada país e sua utilização na produção de bens diferentes. O ponto central do modelo, define que os países tendem a direcionar seus esforços para a produção dos bens que demandam os fatores em que esses países são abundantes, ou seja, o país deve produzir aquilo que tem mais fatores abundantes para a produção.

    Exemplo: Um país "A" tem mais fatores abundantes para a produção de máquinas, já um país "B" tem mais fatores abundantes para a produção de alimentos, nesse caso, o país "A" deverá produzir mais máquinas e o país "B" deverá produzir mais alimentos. A abundância do produto o torna mais barato, e portanto, é vantajoso para o país dar ênfase a esse tipo de produto e se destacar no mercado internacional.

    O modelo Heckscher- Ohlin, diz que cada nação exportará a commodity intensiva em seu fator abundante de produção e importará aquela que exigir a utilização do seu fator escasso a qual apresenta, consequentemente, maior custo de produção doméstico.

    Fonte: Livro Economia Internacional - Teoria e Prática

  • É o contrário, o modelo de Heckscher-Ohlin tem como postulado o fato de que a tecnologia é a mesma para os países, ou seja, é um bem público internacional, com os agentes tendo livre acesso a ela.

  • Errado! É compatível sim.

    Aliás, ao dizermos que a tecnologia é considerada um bem público no Modelo de Heckscher-Ohlin, estamos justamente considerando que ambos os países podem ter livre acesso a ela, o que naturalmente implica que não há diferença tecnológica entre eles.

    Isso, por sua vez, implica em igual e constante produtividade dos fatores.

    Resposta: E