SóProvas


ID
2504662
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERES-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 1A1AAA


      Após o processo de redemocratização, com o fim da ditadura militar, em meados da década de 80 do século passado, era de se esperar que a democratização das instituições tivesse como resultado direto a consolidação da cidadania — compreendida de modo amplo, abrangendo as três categorias de direitos: civis, políticos e sociais. Sobressaem, porém, problemas que configuram mais desafios para a cidadania brasileira, como a violência urbana — que ameaça os direitos individuais — e o desemprego — que ameaça os direitos sociais.

      No Brasil, o crime aumentou significantemente a partir de 1980, impacto do processo de modernização pelo qual o país passou. Isso sugere que o boom do consumo colocou em circulação bens de alto valor e, consequentemente, aumentou as oportunidades para o crime, inclusive porque a maior mobilidade de pessoas torna o espaço social mais anônimo, menos supervisionado.

      Nesse contexto, justiça criminal passa a ser cada vez mais dissociada de justiça social e reconstrução da sociedade. O objetivo em relação à criminalidade torna-se bem menos ambicioso: o controle. A prisão ganha mais importância na modernidade tardia, porque satisfaz uma dupla necessidade dessa nova cultura: castigo e controle do risco. Essa postura às vezes proporciona controle, porém não segurança, pois o Estado tem o poder limitado de manter a ordem por meio da polícia, sendo necessário dividir as tarefas de controle com organizações locais e com a comunidade.

Jacqueline Carvalho da Silva. Manutenção da ordem pública e garantia dos direitos individuais: os desafios da polícia em sociedades democráticas. In: Revista Brasileira de Segurança Pública. São Paulo, ano 5, 8.ª ed., fev. – mar./2011, p. 84-5 (com adaptações).

De acordo com o texto 1A1AAA, a restauração da democracia no Brasil evidenciou

Alternativas
Comentários
  • A resposta está no trecho inicial do texto, qual seja:

    "(...) era de se esperar que a democratização das instituições tivesse como resultado direto a consolidação da cidadania (...). Sobressaem, porém, problemas que configuram mais desafios para a cidadania brasileira".

     

    Gabarito: C.

  • Gab. "C"

     

    Linha 1 a 4: 

    ...era de se esperar que a democratização das instituições tivesse como resultado direto a consolidação da cidadania — compreendida de modo amplo, abrangendo as três categorias de direitos: civis, políticos e sociais. Sobressaem, porém, problemas que configuram mais desafios para a cidadania brasileira, como a violência urbana — que ameaça os direitos individuais — e o desemprego — que ameaça os direitos sociais. 

     

    #DeusnoComando 

  • a) Acredito, que houve uma pequena extrapolação, pois, no texto, não insere que houve ua diminuição no controle social.

     

    b) Linha 5 a 8: o boom do consumo colocou em circulação bens de alto valor e, consequentemente, aumentou as oportunidades para o crime, inclusive porque a maior mobilidade de pessoas torna o espaço social mais anônimo, menos supervisionado.

     

    d) No Brasil, o crime aumentou significantemente a partir de 1980, impacto do processo de modernização pelo qual o país passou.

  • Acredito que essa questão é muito polêmica e discutível. Observo aquele tipo de questão que dependendo tem mais de uma resposta. Observe o trecho: " Após o processo de redemocratização, com o fim da ditadura militar, em meados da década de 80 do século passado, era de se esperar que a democratização das instituições tivesse como resultado direto a consolidação da cidadania..." O trecho em negrito afirma que houve a consolidação da cidadania, ele é bem claro. Os problemas mais a frente apresentado pelos colegas poderia ser um obstáculo que a cidadania plena apresenta mas uma cidadania consolidada.

    RUMO A APROVAÇÃO

  • Claro que era melhor! Você não podia expressar opiniões diversas e os casos de corrupção eram jogados pra debaixo do tapete! E ai de você se denunciasse. Era como se hoje vc fosse contra toda essa palhaçada e, por isso, fosse preso, ao tentar se rebelar. Era melhor sim, pros alienados que viviam em mundo cor de rosa imaginário, onde uma crise econômica mundial ocorria e aqui não se falava nada, pessoas eram presas e inocentes mortos. Enfim, leia. Mas livros com bases históricas, e não correntes do whatsapp.

     

    Mas voltando à questão, por que não letra "a"? Observem o trecho: "porque a maior mobilidade de pessoas torna o espaço social mais anônimo, menos supervisionado."

     

    a) a diminuição do controle social decorrente do aumento da mobilidade de pessoas.

  • Isso ai André.. assunto bacana para ser discutido tomando uma gela hehehe

  • Ghuiara Zanotelli a letra A fica descartada quando diz: "Essa postura às vezes proporciona controle, porém não segurança, pois o Estado tem o poder limitado de manter a ordem por meio da polícia, sendo necessário dividir as tarefas de controle com organizações locais e com a comunidade".  

     

    Isso faz com que a letra C seja a correta mesmo

     

    Pelo menos na minha opinião. 

     

  • Verdade, Edney. Boiei. Obrigada!

  • "Sobressaem, porém, problemas que configuram mais desafios para a cidadania brasileira, como a violência urbana — que ameaça os direitos individuais — e o desemprego — que ameaça os direitos sociais."

     c)a existência de problemas sociais que dificultam a consolidação da cidadania.

    Só aí temos dois problemas citados.

  • REALMENTE.. PRECISA LER MAIS** E NÃO MAS*... INFLUENCIADA POR LIVROS DE HISTÓRIA DE AUTORES ESQUERDISTAS... :/

  • Gabarito C 

    Enfretou os problemas sócias , expresso no texto