SóProvas


ID
2512126
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Natália, bebê de oito meses de idade, sorri quando seu pai entra em seu quarto e a retira do berço, iniciando uma série de brincadeiras e afagos. Normalmente, pela manhã, ao perceber a entrada do pai, Natália movimenta-se voluntariamente e costuma gargalhar, demonstrando alegria com a presença do pai.


Considerando essa situação hipotética, assinale a opção correta a respeito do processo de aprendizagem.

Alternativas
Comentários
  • existe punição positiva?

  • A atenção, o afago e a disposição para brincar ofertadas pelo pai funcionam como reforço positivo para emissão do comportamento de sorrir por Natália.

  • Resposta Letra C

    Comentando todas as alternativas:

    A - Comportamentos humanos são ações involuntárias que se tornam menos prováveis de acontecer em situações que gerem consequências agradáveis.

    • Errado - Comportamentos são formados por ações voluntárias (comportamento operante/condicionado) e involuntárias (comportamento reflexo/respondente). Além disso, consequências positivas (ou agradáveis, como exemplificado pela questão), tendem a aumentar a probabilidade de comportamentos semelhantes voltarem a acontecer em situações também semelhantes. Ex: Natália sorrir sempre que ver o pai, pois vai receber carinho.

    B - As gargalhadas emitidas por Natália constituem reforços negativos que estimulam o pai a realizar novamente as brincadeiras e os afagos.

    • Errada - São Reforços Positivos. É reforço pois aumenta a probabilidade do comportamento voltar a acontecer, e é Positivo pois há um acréscimo de estímulo que acaba por selecionar tal comportamento. Ex: gargalhada do bebe (estímulo positivo), pai realiza novamente brincadeiras (consequência selecionada).

    C - A atenção, o afago e a disposição para brincar ofertadas pelo pai funcionam como reforço positivo para emissão do comportamento de sorrir por Natália.

    • Correta - Como dito anteriormente - Atenção, afago e o brincar são todas consequências vistas como "positivas" pelo bebê. Logo, Natália vai selecionando tais comportamentos por meio de seu comportamento de sorrir.

    D- Caso Natália levasse uma bronca decorrente do barulho de sua gargalhada, essa repreensão consistiria em punição negativa, cuja consequência provável seria a diminuição ou a interrupção do ato de gargalhar.

    • Errado - Seria uma Punição Positiva. É punição, pois diminui a probabilidade de um comportamento semelhante voltar a acontecer em situação parecida, e é positiva pois há uma acréscimo de algo "negativo" (a bronca).
    • Assim: Bronca = Punição Positiva.

    E - O comportamento de Natália pode ser explicado pelos princípios básicos do condicionamento clássico.

    • ERRADO - O Condicionamento Clássico é baseado em comportamentos reflexos, ou seja, são comportamentos involuntários, como salivar na presença de comida (quando se está com fome), ou recuar quando pegamos em algo quente, a contração da pupila quando estamos em um espaço mais claro. Enfim... são heranças biológicas da espécie humana.
    • Por outro lado, o comportamento de Natália é baseado no Condicionamento Operante, pois é algo que foi aprendido pelo bebê com base em situações de tentativa e erro, sendo selecionados pelas consequências positivas estabelecidas na relação com seu pai.

    Espeto ter ajudo. Bons estudos