-
Finais: introduzem uma oração que expressa a finalidade ou o objetivo com que se realiza a principal.
São elas: para que, a fim de que, que, porque (= para que), que, etc.
-
Condicionais: introduzem uma oração que indica a hipótese ou a condição para ocorrência da principal. São elas: se, caso, contanto que, salvo se, a não ser que, desde que, a menos que, sem que, etc
Finais: introduzem uma oração que expressa a finalidade ou o objetivo com que se realiza a principal. São elas: para que, a fim de que, que, porque (= para que), que, etc.
-
a)
condição e finalidade.
-
Condicionais
Subordinativas
Caso
se
uma vez que
se que
...
exprime a ideia de condição. Se você fizesse isto já teria conquistado aquilo. Uma vez que realizado o pagamento, não precisa se preocupar com a fatura.
Finais
Subordinativas
Para que
a fim de que
porque
As conjunções finais iniciam uma oração subordinada indicando a finalidade da oração principal. estudo a fim de que passe no concurso.
concessão
Subordinativa
exprime a ideia de contraste. É como falar, embora eu devesse fazer isto, eu farei aquilo.
Embora,
apesar de
posto que
ainda que
...
embora chovesse, fomos á praia
explicação
coordenativa
As explicativas aparecem depois de oração que indica: ordem, pedido, desejo, ou que expresse dedução.
que
porque
pois ( anteposto de verbo)
porquanto
já que
...
será que me traiu, já que não me amava.
Não ande rápido, menina, que você vai cair!
-
✅ Gabarito: A
✓ “Caso haja exposição intensa ao sol [...] é aconselhável a utilização de um bloqueador solar [...]. Após o clareamento da pele, deve-se proteger as áreas tratadas da radiação solar, [...] a fim de prevenir a repigmentação das áreas cutâneas tratadas.”
➥ Condicionais: introduzem uma oração que indica a hipótese ou a condição para ocorrência da principal. São elas: se, caso, contanto que, salvo se, a não ser que, desde que, a menos que, sem que, etc.
➥ Finais: introduzem uma oração que expressa a finalidade ou o objetivo com que se realiza a principal. São elas: para que, a fim de que, que, porque (= para que), que, etc. VALE RESSALTAR QUE "A FIM DE" É UMA LOCUÇÃO PREPOSITIVA COM TEOR DE FINALIDADE; A CONJUNÇÃO É "A FIM DE QUE".
➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!