SóProvas


ID
2513899
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

A modalidade de comunicação interna entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em um mesmo nível ou em níveis diferentes, é denominada

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

     

    3.4. Memorando

     

    3.4.1. Definição e Finalidade

     

    memorando é a modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em nível diferente. Trata-se, portanto, de uma forma de comunicação eminentemente interna.

     

    Fonte: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/manual/manual.htm

  • GABARITO:D

     

    Memorando é um gênero textual comum nas comunicações internas oficiais de instituições, empresas e órgãos públicos.


    Os memorandos servem como um meio de transmitir uma informação para funcionários de um mesmo local de maneira rápida e menos burocrática. Para isso, as respostas deste ato administrativo devem ser feitas no próprio memorando, evitando o acúmulo de documentações.


    A principal particularidade deste gênero textual é a objetividade. Por fazer parte da comunicação interna de um meio comercial, o memorando deve ser feito com uma linguagem breve, direta e precisa.


    Além de assumir uma posição de impessoalidade, o memorando também apresenta uma linguagem formal, assim como uma estruturação uniformizada. 

  • Memorando

    O memorando é a modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em nível diferente. Trata-se, portanto, de uma forma de comunicação eminentemente interna.

  • O memorando  forma de comunicação eminentemente interna. 

  • Memorando = Comunicação interna, mesmo orgão, assuntos rotineiros.

    O destinatário é indicado pelo cargo que ocupa. 

  • O memorando  é a modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em níveis diferentes. Trata-se, portanto, de uma forma de comunicação eminentemente interna.

    Pode ter caráter meramente administrativo, ou ser empregado para a exposição de projetos, idéias, diretrizes, etc. a serem adotados por determinado setor do serviço público.

  • Memorando: é a modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um MESMO ÓRGÃO, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em nível diferente. Trata-se, portanto, de uma forma de comunicação eminentemente INTERNA, caracteriza-se pela tramitação ágil e procedimento burocrático simples.

    Sua característica principal é a agilidade. A tramitação do memorando em qualquer órgão deve pautar-se pela rapidez e pela simplicidade de procedimentos burocráticos. Para evitar desnecessário aumento do número de comunicações, os despachos ao memorando devem ser dados no próprio documento e, no caso de falta de espaço, em folha de continuação. Esse procedimento permite formar uma espécie de processo simplificado, assegurando maior transparência à tomada de decisões, e permitindo que se historie o andamento da matéria tratada no memorando. No memorando, o DESTINATÁRIO deve ser mencionado pelo CARGO QUE OCUPA.

    O memorando é uma correspondência interna, usada tanto por empresas comerciais como por órgãos públicos, dispensa formalidades introdutórias e despedidas.

     

  • Gabarito: D

     

    Macete que aprendi aqui no QC.

     

    Memorando = MOI  Mesmo Órgão Interno

  • memorando é um documento onde a empresa realiza as comunicações oficiais com todos os setores da empresa, ou seja, o memorando é responsável pela comunicação interna da empresa.

     

     

    Número do Memorando

    Memorando n.º 118/2014/GR

     

    Local e data

    Florianópolis, 1 de janeiro de 2014.

     

    Destinatário

    Ao Senhor Chefe do Departamento de Administração

     

    Assunto

    Assunto: Resumo do teor do documento

     

    Do que se trata, dividido em parágrafos

     

    -Introdução.

    -Desenvolvimento.

    -Conclusão.

     

    Cordialidade

    Atenciosamente,

     

    Remetente e cargo

    NOME

    Cargo

     

     

  • Memorando -Mesmo Orgão;

    Oficio - Outros orgãos ou particulares (externo);

    Aviso - Avisa ao Ministro.

  • Apesar do gabarito (D), de acordo com o Manual de REDAÇÃO OFICIAL da Presidência da República (3ª Edição 2018), página 27:


    O padrão ofício Até a segunda edição deste Manual, havia três tipos de expedientes que se diferenciavam antes pela finalidade do que pela forma: o ofício, o aviso e o memorando.


    Com o objetivo de uniformizá-los, deve-se adotar nomenclatura e diagramação únicas, que sigam o que chamamos de padrão ofício.


    A distinção básica anterior entre os três era:


    a) aviso: era expedido exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia;


    b) ofício: era expedido para e pelas demais autoridades; e


    c) memorando: era expedido entre unidades administrativas de um mesmo órgão.


    Nesta nova edição ficou abolida aquela distinção e passou-se a utilizar o termo ofício nas três hipóteses

  • Um bizu: Memorando - Memo órgão.

  • Letra D.

    Se você for avaliado sobre a modalidade de comunicação interna, a probabilidade de ser o memorando é grande. Isso porque

    o memorando é a modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em níveis diferentes. Trata-se, portanto, de uma forma de comunicação eminentemente interna.

    Questão comentada pelo Prof. Bruno Pilastre