-
Estas análises de cenário se dividem em:
ambiente interno (Forças e Fraquezas) - Integração dos Processos, Padronização dos Processos, Eliminação de redundância, Foco na atividade principal
ambiente externo (Oportunidades e Ameaças) - Confiabilidade e Confiança nos dados, Informação imediata de apoio à Gestão e Decisão estratégica, Redução de erros.
As forças e fraquezas são determinadas pela posição atual da empresa e relacionam-se, quase sempre, a fatores internos. Estas são particularmente importantes para que a empresa rentabilize o que tem de positivo e reduza, através da aplicação de um plano de melhoria, os seus pontos fracos. Já as oportunidades e ameaças são antecipações do futuro e estão relacionadas a fatores externos, que permitem a identificação de aspectos que podem constituir constrangimentos (ameaças) à implementação de determinadas estratégias, e de outros que podem constituir-se como apoios (oportunidades) para alcançar os objetivos delineados para a organização.
Ambiente Interno
Strengths - Vantagens internas da empresa em relação às empresas concorrentes.
Weaknesses - Desvantagens internas da empresa em relação às empresas concorrentes.
Ambiente Externo
Opportunities - Aspectos positivos da envolvente com potencial de fazer crescer a vantagem competitiva da empresa.
Threats - Aspectos negativos da envolvente com potencial de comprometer a vantagem competitiva da empresa.
-
Análise SWOT
MICROAMBIENTE | variáveis controláveis
-Consiste no ambiente imediatamente próximo à empresa, englobando inclusive seu ambiente interno.
-As variáveis encontradas nesse ambiente são chamadas de Controláveis pois podem ser diretamente influenciadas pela empresa.
-É composto por forças que exercem influências mais próximas à atuação das empresas e afetam diretamente sua capacidade de entender e atender seus clientes.
As variáveis positivas do microambiente são chamadas Pontos Fortes (Strenghts).
As variáveis negativas do microambiente são chamadas Pontos Fracos (Weaknesses).
MACROAMBIENTE | variáveis incontroláveis
-Consiste no ambiente externo à empresa, que não envolve apenas a si mesmas mas também todas as pessoas e entidades que podem influenciar sua atuação.
-As variáveis ou forças deste ambiente são chamadas de Incontroláveis, pois elas não podem ser influenciadas pela empresa.
- As variáveis desta ambiente afetam todas as empresas igualmente e ao mesmo tempo e não há nada que se possa fazer para evitar sua ocorrência.
-As empresas devem monitorar estas forças e antecipar possíveis ações que reduzam os riscos ou aumentem as suas possibilidades de sucesso
As variáveis positivas do macroambiente são chamadas Oportunidades (Opportunities).
As variáveis negativas do macroambiente são chamadas Ameaças (Threats).
http://infonauta.com.br/ferramentas-de-analise-e-gestao-estrategica/234/matriz-swot/
-
As oportunidades provém do ambiente externo, garantindo o melhor funcionamento da organização frente aos concorrentes.
Que comédia é essa?? O que tá errado aqui???
-
( ) As oportunidades provém do ambiente externo, garantindo o melhor funcionamento da organização frente aos concorrentes.
o erro acredito que seja o fato de dizer que melhora o funcionamento da organização. Na verdade uma oportunidade não necessariamente irá melhorar como a empresa funciona, mas poderá servir para expanção das atividades ou até busca de uma nova oportunidade de negócios. Acredito que quando se referir a melhor funcionamento estaremos tratando de uma força interna da organização;
-
As oportunidades provém do ambiente externo(Correto é isso mesmo),garantindo o melhor funcionamento da organização frente aos concorrentes. (Isso esta errado, uma vez que, os fatores que vêm do ambiente externo são incontrolaveis, logo não da da pra dizer que isso garante um funcionamento melhor p/ a organização.)
-
GABARITO: C
O comentário da Daniela RFB está ótimo. É justamente isso, não se pode garantir/controlar fatores externos.
A análise SWOT permite o cruzamento das forças e fraquezas, e de oportunidades e ameaças, vislumbrando as capacidades da organização para lidar com as oportunidades identificadas, assim como levantar as vulnerabilidades, limitações e desafios que precisam ser vencidos.
Ambiente interno - restrita e controlável, identifica os pontos fortes e fracos da organização.
Ambiente externo - ampla e não controlável, identifica as ameaças e oportunidades.
Bons estudos.
-
Alguém explica a última proposição?
-
André, um planejamento não tem como minimizar as ameaças pois essas forças fazem parte dos elementos externos (não controláveis pela empresa).
Exemplo de ameaça: novos competidores no mercado.
É possível que um planejamento minimize a entrada de novos competidores no mercado? Não, pois é um fator externo a empresa.
**Fatores internos (Forças e Fraquezas); Fatores externos (Ameaças e Oportunidades)
-
Não entendi.
-
( ) Os elementos da ambiência interna, mesmo que comparativamente à concorrência, se traduzem em pontos fracos e fortes.
A redação desta assertiva está confusa, mas em resumo, diz que os elementos do ambiente interno, mesmo quando comparamos com a concorrência, entram na matriz SWOT como pontos fracos ou fortes, o que é verdade. Verdadeira.
( ) As oportunidades provém do ambiente externo, garantindo o melhor funcionamento da organização frente aos concorrentes.
É verdade que as oportunidades provém do ambiente externo. Mas como algo que provém do ambiente externo garante o melhor funcionamento da organização frente aos concorrentes? Isso seria um fator interno. Falso.
( ) O planejamento deve minimizar as ameaças, pois elas incidem negativamente tanto na sua organização quanto na sua aplicação.
O planejamento não terá como minimizar as ameaças. Em sendo uma força externa, que independe de controle da organização, não tem como falar em minimizar. Falso.
-
Dica para matar a questão: o ambiente externo não pode garantir nada, pois são fatores incrotolaveis.
Ameaças e oportunidades são do ambiente externo, logo, se não podem ser controladas (não podem garantir nada) as duas ultimas alternativas são FALSAS.
Já o ambiente interno (forças e fraquezas) podem ser controlados pela administração.
-
Gente, a FGV não perdoa.
-
Erro da II: "GARANTINDO".
-
Planejamento visa minimizar as ameaças sim, senão não teria razão nenhuma identificá-las.
É no planejamento que se escolhe a estratégia para o alcance dos objetivos, logo, ao traçar a estratégia, as ameaças deverão ser contornadas
O erro da última questão está em dizer que as ameaças incidem negativamente na organização e na aplicação do planejamento.
-
( F) O planejamento deve minimizar as ameaças, pois elas incidem negativamente tanto na sua organização quanto na sua aplicação.
(V) O PLANEJAMENTO PODE MINIZAR AS AMEAÇAS. AO SE PLANEJAR PARA RISCOS NEGATIVOS, PODEMOS MINIMIZAR AS AMEAÇAS DO AMBIENTE EXTERNO
-
Gente, sobre a SWOT, sempre sigam este mantra: o ambiente externo é incontrolável.
II - As oportunidades provém do ambiente externo, garantindo o melhor funcionamento da organização frente aos concorrentes.
Como o próprio nome diz é uma oportunidade. Ela não garantirá o melhor funcionamento da organização, mas sim, dependendo do comportamento da organização, poderá maximizar seus resultados. Porém, isso dependerá do resultado do cruzamento da oportunidade com os pontos fortes e fracos.
III - O planejamento deve minimizar as ameaças, pois elas incidem negativamente tanto na sua organização quanto na sua aplicação.
Não é possível minimizar as ameças, visto que elas estão no ambiente externo; sendo, portanto, incontroláveis. O planejamento poderá minimizar os efeitos que as ameaças poderão ter sobre a organização. O que, mais uma vez, dependerá do resultado do cruzamento com os pontos fortes e fracos.
Espero ter ajudado. :)
-
minimizar ameaças (variável INcontrolável) é diferente de minimizar riscos
-
Análise SWOT:
(V) Os elementos da ambiência interna, mesmo que comparativamente à concorrência, se traduzem em pontos fracos e fortes.
Ambiente Interno: Forças e Fraquezas
(F) As oportunidades provém do ambiente externo, garantindo o melhor funcionamento da organização frente aos concorrentes.
Ambiente externo: Oportunidades e Ameaças
Oportunidades: Desenvolver estratégias que minimizem os efeitos negativos dos pontos fracos e que em simultâneo aproveitem as oportunidades detectadas.
Obs: não é possível controlar, e assim não é capaz de garantir o melhor funcionamento da organização.
(F) O planejamento deve minimizar as ameaças, pois elas incidem negativamente tanto na sua organização quanto na sua aplicação.
Ambiente externo: Oportunidades e Ameaças
Obs: não é possível controlar.
Forças e Ameaças - Tirar o máximo partido dos pontos fortes para minimizar os efeitos das ameaças detectadas.
Fraquezas e Ameaças - As estratégias a adotar devem minimizar ou ultrapassar os pontos fracos e, tanto quanto possível, fazer face às ameaças.
-
Só eu quem marquei item E nessa joça?
-
Rapaz, vocês também repararam que as questões da FGV são piores que CESPE?
-
-
II - Falso porque as oportunidades não garantem nada.
III - Falso porque o planejamento não tem nenhuma ingerência no ambiente externo. Não tem como minimizar as ameaças. O que é possível minimizar é o impacto das ameaças sobre mim. Sutil diferença.
-
Era só saber que a segunda afirmação estava errada. Resolvi a questão quando notei o que o examinador fez:
( ) As oportunidades provém do ambiente externo, garantindo o melhor funcionamento da organização frente aos concorrentes.
O que está em vermelho foi retirado de FORÇAS. O examinador com certeza estava com o livro do lado, olhou a definição de cada e misturou a definição de OPORTUNIDADES com FORÇAS.
são as forças que garantem o melhor funcionamento da organização frente aos concorrentes
-
Oportunidade não garante
-
"garantindo o melhor funcionamento da organização" é o ambiente externo que garante o melhor funcionamento de uma organização?
-
GAB:C
( ) Os elementos da ambiência interna, mesmo que comparativamente à concorrência, se traduzem em pontos fracos e fortes.
Correta, vou dar uma situação em uma Organização: ''Se compararmos nosso tempo de produção' com a Organização X, levamos mais/menos tempo para produzir.''
Perceba que houve uma comparação com a concorrência de um aspecto interno a organização.
( ) As oportunidades provém do ambiente externo, garantindo o melhor funcionamento da organização frente aos concorrentes.
Nenhuma Organização possui controle sobre o ambiente externo, logo, dizer que garantirá o funcionamento da Organização é equivocado.
( ) O planejamento deve minimizar as ameaças, pois elas incidem negativamente tanto na sua organização quanto na sua aplicação.
A mesma coisa da assertiva anterior, como se minimiza algo que não se tem controle?
-
SWOT é um acróstico em inglês das palavras de Força (Strenghts), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats). O acrônico reproduz as variáveis que são avaliadas durante a análise SWOT. Em português, em vez de SWOT temos o acróstico como Matriz FOFA (Força, Oportunidade, Fraqueza e Ameaça).
Na análise SWOT fazemos a análise do ambiente interno e externo.
(VERDADEIRO) Os elementos da ambiência interna, mesmo que comparativamente à concorrência, se traduzem em pontos fracos e fortes.
Força e fraquezas representam todas as variáveis que estão sob o controle da empresa e representam as capacidades da organização
.
Para identificarmos o que é um ponto forte ou ponto fraco precisamos considerar o que as empresas concorrentes possuem. De maneira mais prática, imagine que todos os empregados da organização x possuem nível superior. Isso é um ponto forte? Depende. Qual é o segmento da organização x? Caso a empresa atue no segmento de educação e suas concorrentes possuam empregados com nível de mestrado e doutorado, um quadro de pessoal formado por pessoas “apenas” com nível superior será uma fraqueza. Em resumo, ao definirmos o que temos como ponto forte e fraco precisamos comparar com a concorrência.
(FALSO) As oportunidades provêm do ambiente externo, garantindo o melhor funcionamento da organização frente aos concorrentes.
As oportunidades realmente provêm do ambiente externo, mas não podemos afirmar que garante o melhor funcionamento frente ao concorrente, pois as oportunidades são incontroláveis.
(FALSO) O planejamento deve minimizar as ameaças, pois elas incidem negativamente tanto na sua organização quanto na sua aplicação.
O planejamento não tem capacidade para minimizar as ameaças, visto que são variáveis externas e não controláveis.
Portanto, alternativa C é a correta.
GABARITO: C
-
A primeira assertiva está correta. Com efeito, os elementos organizacionais internos se traduzem
em pontos fortes (forças) e pontos fracos (fraquezas). Para essa análise, pode ser utilizado o
benchmarking, que consiste, basicamente, em analisar as melhores práticas adotadas pelas
empresas concorrentes, e compará-las com as práticas adotadas pela organização.
A segunda assertiva está errada. De fato, as oportunidades provêm do ambiente externo.
Contudo, as oportunidades não “garantem o melhor funcionamento da organização frente aos
concorrentes”. A organização somente conseguirá usufruir das oportunidades se identificá-las em
tempo hábil e tiver condições de aproveitá-las.
A terceira assertiva está errada. Muito cuidado! As ameaças são elementos não controláveis.
Portanto, a organização não pode “minimizar as ameaças”. O que a organização pode (e deve) é
minimizar os impactos (resultados negativos) que essas ameaças podem causar.
O gabarito é a letra C.
-
(V) Os elementos da ambiência interna, mesmo que comparativamente à concorrência, se traduzem em pontos fracos e fortes. - Força e fraquezas representam todas as variáveis que estão sob o controle da empresa e representam as capacidades da organização
(F) As oportunidades provém do ambiente externo, garantindo o melhor funcionamento da organização frente aos concorrentes. - As oportunidades realmente provêm do ambiente externo, mas não podemos afirmar que garante o melhor funcionamento frente ao concorrente, pois as oportunidades são incontroláveis.
(F) O planejamento deve minimizar as ameaças, pois elas incidem negativamente tanto na sua organização quanto na sua aplicação. - O planejamento não tem capacidade para minimizar as ameaças, visto que são variáveis externas e não controláveis.
Fonte: Prof. Marcelo Soares| Direção Concursos
-
Pra que serve o Planejamento então?
Não é para antecipar o cenário? Isso não significa reduzir riscos? Reduzir riscos não significa acabá-los.
Questão passível de anulação.
-
Questão para pensar. Embora o ambiente externo seja favorável à empresa, a depender do ramo em que atue, nada garante que os concorrentes também não poderão se beneficiar desse mesmo ambiente favorável.
As oportunidades, no genérico, não implicam vantagem relativa em relação às outras empresas do mesmo setor. Pode até ser o caso de uma vantagem exclusiva daquela empresa específica, mas não é garantido.
-
Questão passível de recurso mas tudo bem.
Os elementos da ambiência interna, mesmo que comparativamente à concorrência, se traduzem em pontos fracos e fortes.
Excelente, os elementos que regem a ambiências externa: Forças e fraquezas(ambientes controláveis)
As oportunidades provém do ambiente externo, garantindo o melhor funcionamento da organização frente aos concorrentes. Errado, Oportunidades e ameaças são fatores incontroláveis, por isso, não garantem o melhor funcionamento de uma empresa.
O planejamento deve minimizar as ameaças, pois elas incidem negativamente tanto na sua organização quanto na sua aplicação. O planejamento serve para prover, definir, projetar, minimizar erros e investir em mais acertos, por tanto, devem minimizar as ameaças, já que como são fatores incontroláveis também incidem na organização e aplicação.
Por tanto, Gabarito, LETRA C
PMCE 2021
SE A PROVA DEMONSTRAR RESISTÊNCIA, COM RESISTÊNCIA FAREMOS A PROVA!
-
(V) Os elementos da ambiência interna, mesmo que comparativamente à concorrência, se traduzem em pontos fracos e fortes.
(F) As oportunidades provém do ambiente externo, garantindo o melhor funcionamento da organização frente aos concorrentes.
As oportunidades provêm de um ambiente externo, portanto, não seria correto afirmar que elas melhorariam a o FUNCIONAMENTO da organização frente aos concorrentes; acredito que no máximo melhorariam a competitividade, pois em um ambiente forte e de oportunidades a organização ela se desenvolve.
(F) O planejamento deve minimizar as ameaças, pois elas incidem negativamente tanto na sua organização quanto na sua aplicação.
O planejamento ele minimiza os RISCOS, já as ameaças, elas provêm do ambiente externo que por sua vez é incontrolável.
Já errei duas vezes esse item 2, mas acredito que agora consegui resolver da forma correta, qualquer erro podem enviar mensagem.
-
COMPREENDI ATRAVES DO COMENTARIO DA AMIGA ALEXANDRINA OLIVEIRA
ASSERTIVA C
(V) Os elementos da ambiência interna, mesmo que comparativamente à concorrência, se traduzem em pontos fracos e fortes. -
Força e fraquezas representam todas as variáveis que estão sob o controle da empresa e representam as capacidades da organização
(F) As oportunidades provém do ambiente externo, garantindo o melhor funcionamento da organização frente aos concorrentes.
- As oportunidades realmente provêm do ambiente externo, mas não podemos afirmar que garante o melhor funcionamento frente ao concorrente, pois as oportunidades são incontroláveis.
(F) O planejamento deve minimizar as ameaças, pois elas incidem negativamente tanto na sua organização quanto na sua aplicação.
- O planejamento não tem capacidade para minimizar as ameaças, visto que são variáveis externas e não controláveis.