SóProvas


ID
2533816
Banca
CS-UFG
Órgão
IF-GO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Um navegador de rede, navegador web, navegador da internet ou simplesmente navegador, é um programa que habilita seus usuários a interagirem com documentos HTML hospedados em um site da rede Um navegador web é baseado em qual arquitetura de redes?

Alternativas
Comentários
  • Protocolos Cliente/Servidor. A tecnologia cliente/servidor é uma arquitetura na qual o processamento da informação é dividido em módulos ou processos distintos. Um processo é responsável pela manutenção da informação (servidores) e outros responsáveis pela obtenção dos dados (os clientes)

  • Arquitetura Cliente/Servidor​

    Vários aspectos sobre uma definição da arquitetura Cliente/Servidor podem ser descritos.

    ⇒ O termo Cliente/Servidor refere-se ao método de distribuição de aplicações computacionais através de muitas plataformas. Tipicamente essas aplicações estão divididas entre um provedor de acesso e uma central de dados e numerosos clientes contendo uma interface gráfica para usuários para acessar e manipular dados.

    ⇒ Cliente/Servidor geralmente refere-se a um modelo onde dois ou mais computadores interagem de modo que um oferece os serviços aos outros. Este modelo permite aos usuários acessarem informações e serviços de qualquer lugar.

    ⇒ Cliente/Servidor é uma arquitetura computacional que envolve requisições de serviços de clientes para servidores. Uma rede Cliente/Servidor é uma extensão lógica da programação modular.

    Portanto, uma definição para a arquitetura Cliente/Servidor seria a existência de uma plataforma base para que as aplicações, onde um ou mais Clientes e um ou mais Servidores, juntamente com o Sistema Operacional e o Sistema Operacional de Rede, executem um processamento distribuído.

    Algumas das características do Cliente e do Servidor são descritas a seguir: (SALEMI,1993) (HULQUIST,1997)

    Cliente

    • Cliente, também denominado de “front-end” e “WorkStation”, é um processo que interage com o usuário através de uma interface gráfica ou não, permitindo consultas ou comandos para recuperação de dados e análise e representando o meio pela qual os resultados são apresentados. Além disso, apresenta algumas características distintas:

    • É o processo ativo na relação Cliente/Servidor.

    • Inicia e termina as conversações com os Servidores, solicitando serviços distribuídos.

    • Não se comunica com outros Clientes.

    • Torna a rede transparente ao usuário.

    Servidor

    • Também denominado Servidor ou “back-end”, fornece um determinado serviço que fica disponível para todo Cliente que o necessita. A natureza e escopo do serviço são definidos pelo objetivo da aplicação Cliente/Servidor. Além disso, ele apresenta ainda algumas propriedades distintas:

    • É o processo reativo na relação Cliente/Servidor.

    • Possui uma execução contínua.

    • Recebe e responde às solicitações dos Clientes.

    • Não se comunica com outros Servidores enquanto estiver fazendo o papel de Servidor.

    • Presta serviços distribuídos.

    • Atende a diversos Clientes simultaneamente.

    http://www.netsoft.inf.br/aulas/4_SIN_Programacao_Cliente_Servidor/Fundamentos_de_Cliente-Servidor.pdf

  • a-

    Cliente servidor necessita 2 processos, cliente que inicia interacao por pedido de recursos e servidor, que nunca inicia comunicacao e nao precisa saber o cliente, mas este necessita saber servidor.

     

    Os servidores podem ser clientes de outros servidores. Um exemplo é servidor internet, que é cliente de um servidor de arquivos local. Servidores internet são tb clientes do serviço DNS, que mapea nomes de domínio e endereços IP. Outro exemplo e' busca, que permite pesquisas em toda a internet. Resumos são por programas web crawler (ou spiders), executados em segundo plano e usando requisições HTTP.