SóProvas


ID
2536129
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
UPE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Podemos obter alta disponibilidade em uma LAN com uma estrutura hierárquica de switches, em que um switch de hierarquia mais alta se conecta a diversos switches de hierarquia mais baixa.


Mas, para isso, precisamos usar o seguinte protocolo:

Alternativas
Comentários
  • Spanning Tree Protocol (STP) é um protocolo da camada 2 que é executado em pontes e em interruptores. A especificação para o STP é IEEE 802.1D. O propósito principal do STP é assegurar-se que você não crie laços quando existem caminhos redundantes em sua rede. Os loops estão inoperantes em uma rede.

  • Relembrando que o protocolo STP remove os loops lógicos... os loops físicos continuam existindo!

    No STP há a eleição de um root (raiz) que arbitrará os demais switches e permitindo que haja uma comunicação eficiente e com alta disponibilidade.

  • Gabarito D

    O STP nada mais é que um protocolo implementado diretamente na camada 2 do modelo OSI e que tem como objetivo analisar a topologia da rede, descobrir possíveis loopings e por meio de um sistema de eleições interromper esses loopinsevitando problemas tais como trashing da tabela MAC, entre outros.

    Em um primeiro momento é imprescindível termos o protocolo STP habilitado em todos os switches que compõe a nossa rede. Somente dessa forma podemos garantir que não existirão problemas com looping entre switches core, de distribuição e de acesso.

    Caso o STP identifique que existem caminhos redundantes dentro da topologia da rede ele executará um processo de eleição onde destacará um deles como primário e posteriormente irá bloquear os demais, desabilitando as portas associadas ao caminho que foi bloqueado.

    Basicamente o STP realizará três eleições:

    Eleição para o switch raiz (root bridge)

    Eleição para as portas bloqueadas (blocked ports)

    Eleição para as portas raiz (root ports)

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !