-
Pipeline é uma técnica de hardware que permite que a CPU realize a busca de uma ou mais instruções além da próxima a ser executada.
-
Pipeline é uma técnica de hardware que permite que a CPU realize a busca de uma ou mais instruções além da próxima a ser executada. Estas instruções são colocadas em uma fila de memória dentro do processador (CPU) onde aguardam o momento de serem executadas: assim que uma instrução termina o primeiro estágio e parte para o segundo, a próxima instrução já ocupa o primeiro estágio.
Em resumo, é o processo pelo qual uma instrução de processamento é subdividido em etapas, uma vez que cada uma destas etapas é executada por uma porção especializada da CPU, podendo colocar mais de uma instrução em execução simultânea. Isto traz um uso mais racional da capacidade computacional com ganho substancial de velocidade.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Pipeline_(hardware)
-
- Pipeline é uma técnica de implementação de processadores que permite a sobreposição temporal das diversas fases de execução das instruções.
• Aumenta o número de instruções executadas simultaneamente e a taxa de instruções iniciadas e terminadas por unidade de tempo.
• O pipeline não reduz o tempo gasto para completar cada instrução individualmente.
• Não melhora a latência de cada tarefa individualmente
• Melhora o throughput de todo o trabalho
• Várias tarefas executam simultaneamente usando recursos diferentes
• Speedup potencial = número de estágios do pipeline
Referência: http://www.dcc.ufrj.br/~gabriel/microarq/Pipeline.pdf
-
I -> Número de estágios é de acordo com a arquitetura
II -> O pipeline executa vários estágios de instrução de uma vez
III -> O pipeline aumenta o throughput