-
a) Correto.
b) Relacionamento unário, também denominado auto-relacionamento, representa uma associação entre ocorrências de uma mesma entidade.
c) Um atributo é multivalorado quando armazenamos dois ou mais valores para o mesmo atributo em uma entidade.
d) NULL representa a ausência de valor, enquanto o conteúdo ZERO representa um valor.
-
definitivamente eu não sei o conceito de multivalorado
2013
Normalização de dados é o processo que examina os atributos de uma entidade com o objetivo de evitar anomalias observadas na inclusão, exclusão e alteração de registros. Uma relação está na primeira forma normal (1FN) se não houver grupo de dados repetidos.
Certa
-
Mr Robot, o campo multivalorado pode ter uma só ocorrência (aparecer em só uma tupla/campo). O que o faz dele multivalorado é o fato de ter vários valores em si. Imagine um campo chamado endereço. Em vez de ter várias colunas descrevendo Estado, Cidade, Logradouro e CEP (atendendo à 1FN), todos esses campos estariam contidos nesta tupla endereço.
-
FIQUEI EM DÚVIDA QUANTO AO "MODELO FÍSICO"... NÃO SERIA MELHOR MODELO LÓGICO?? ALGUÉM ME EXPLICA.
-
a) O relacionamento M:N entre duas entidades é representado no modelo físico por três entidades, com relacionamentos 1:M e N:1 entre elas. (CORRETO)
b) Relacionamento unário é quando uma entidade se relaciona apenas com outra entidade no modelo lógico. (Relacionamento unário é o de uma entidade consigo mesma e também é correcido como autorrelacionamento ou relacionamento recursivo)
c) Atributo multivalorado é associado a um conjunto de valores com mais de uma ocorrência. (Essa é a definição de atributo redundante. Atributo multivalorado é um campo que pode possuir vários valores, obviamente rsrs. Geralmente o atribuito multivalorado é separado em outra tabela com relacionamento 1:N entre a nova tabela e a de origem)
d) Em atributos de tipos numéricos, o conteúdo NULL representa a mesma informação do conteúdo ZERO. (Os campos com valores NULL são campos que não possuem nenhum valor associado a eles, o que é diferente de ser 0 ou possuir valor 0)
-
@Giordanno, seu exemplo refere-se a ATRIBUTO COMPOSTO.
-
(N,1) (1,M) (1,N) (N,1)
ENTIDADE 1 ------ (RELACIONAMENTO 1) ------- ENTIDADE 2 -------- (RELACIONAMENTO 2) -------- ENTIDADE 3
1: M N:1
>>> (M:N) <<
A ENTIDADE 2 ESTÁ ENTRE DOIS RELACIONAMENTOS, O 1 E O 2, CADA RELACIONAMENTO REPRESENTADO RESPECTIVAMENTE POR 1:M E N:1. PORTANTO, FAZENDO A ABERTURA DA CARDINALIDADE DESSES RELACIONAMENTOS, PERCEBE-SE QUE A ENTIDADE 2 ESTÁ ENTRE DOIS RELACIONAMENTOS DO TIPO (1,M) E (1,N), LOGO, (M:N)
-
relacionamento não é nível lógico? Por que a questão fala em nível físico?????
-
na boa... não consigo ver outra possibilidade, senão anulação da questão.
Quem justificou o gabarito esqueceu de comentar por qual motivo o examinador afirmou isto "é representado no modelo físico por três entidades".
Se alguém conseguir justificar por qual motivo o examinador usou "modelo físico", quando na verdade deveria usar "modelo lógico", agradeço muito.
Exemplo de Modelo Físico (SQL ANSI 2003)
CREATE TABLE Produtos (
COD_PROD Texto(1) PRIMARY KEY,
MODELO Texto(1),
DESCRICAO Texto(1),
COR Texto(1),
CATEGORIA Texto(1),
QUANT_PROD Texto(1),
)
-
Amanda Lucas, não é nem modelo lógico tbém visto que a letra A ainda trata de Entidade X Relacionamento, presente apenas no modelo Conceitual! No modelo lógico, já temos tabelas, entre outros...
-
A "a" está correta devido ao fato de se tranformar 2 tabelas n:m em 3 tabelas, dentre elas uma associativa?
-
Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: MEC Prova: CESPE - 2015 - MEC - Analista de Sistemas
Na modelagem conceitual, um atributo multivalorado é aquele que representa um conjunto de valores dentro de uma mesma tupla de uma entidade.
CERTO