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O software é desenvolvimento de modo iterativo e incremental em projetos XP. Ou seja, uma vez por semana os desenvolvedores se reúnem com o cliente para priorizar um pequeno conjunto de funcionalidades que possam ser implementadas e testadas completamente naquela semana. Terminado esse período, que é chamado de iteração, o cliente tem a oportunidade de utilizar e avaliar o que foi produzido. Com base nos resultados, reúne-se novamente com a equipe e estabelece novas prioridades de acordo com o que acabou de aprender com o software e com aquilo que já imaginava ser necessário produzir ao longo do restante do projeto.
Essa reunião semanal recebe o nome de Jogo do Planejamento (Planning Game). Nela, o cliente tem o direito de informar as funcionalidades, também chamadas de histórias, bem como indicar a prioridade das mesmas. Os desenvolvedores, por sua vez, têm o direito de estimar e apresentar suas considerações técnicas. O objetivo do Jogo do Planejamento é criar um plano para uma semana de trabalho, que seja capaz de gerar (através de funcionalidades) o máximo de valor possível para o negócio do cliente, naquela semana.
Fonte: http://www.desenvolvimentoagil.com.br/xp/praticas/ciclo_semanal
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tenho certeza que minha definição de planning game é diferente da do cespe
nao acerto uma questão desta merda
2017
Considere que um Analista esteja participando de um projeto que utiliza as melhores práticas da Extreme Programming − XP. No início de uma iteração a equipe de desenvolvimento, da qual o Analista fazia parte, convidou o cliente a escrever as funcionalidades que desejava no sistema em pequenos cartões chamados user stories. Depois disso, a equipe de desenvolvimento estimou o tempo e o custo de cada funcionalidade para o cliente. O cliente foi informado do tempo e custo, e foi solicitado a decidir a prioridade em que cada user story deveria ser desenvolvida.
Esta prática XP é conhecida como
a)Releases e é utilizada para que o cliente possa utilizar o sistema, possibilitando à equipe de desenvolvimento saber se há defeitos ou não no código.
b)Releases e visa reorganizar o código fonte para melhorar sua qualidade interna, facilitar seu entendimento pelo cliente e diminuir o tempo gasto com manutenção.
c)Metáforas e permite que o cliente transmita ideias complexas de forma simples e clara, usando um vocabulário comum.
d)Planning Game e permite que o Analista e outro desenvolvedor escolham uma user story e codifiquem juntos aquela funcionalidade.
e)Planning Game e busca assegurar que a equipe esteja sempre trabalhando no que é mais importante e gere mais valor para o cliente.
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a) nivelamento da equipe ocorre por causa da propriedade coletiva de alterar o código.
b) cada semana = 40h = ritmo sustentável
c) pouca documentação
d) metáfora
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a)Para atingir a agilidade necessária, a equipe de desenvolvimento deve ser composta de pessoas com experiência comprovada na linguagem utilizada.
O XP(Programming Extreme) dirige os seus esforços baseado em pricipios pré-definidos. São esses principios que sustentão a idéia de agilidade do desenvolvimento do projeto de software. Comunicação, Simplicidade, Feddback, Coragem, são os principios básicos do xp. Por isso considerar que é NECESSÁRIO haver pessoas com experiência para garantir a agilidade na metodologia xp não é correto, pois se pessoas com experiência utilizarem outros tipos de metodológias, que principalmente foquem e priorizem a documentação do sistema, a agilidade será perdida.
B)A prática de planning game do XP permite que o escopo do projeto seja alterado a cada semana.
Em xp, o desenvolvimento ocorre atravéz de interações. Essas interações ocorrem no começo da semana, onde desenvolvedores e o cliente, que também é considerado memnro da equipe, se reunem e definem quais as funcionalidades que serão priorizdas durante a semana. Da-se a isso o nome de planning game, ou seja JOGO DO PLANEJAMENTO.
C) Mesmo sendo considerada uma metodologia ágil, XP exige uma especificação completa e formal dos requisitos.
Os metodos tradicionais de desenvolvimento de software são voltados para a elebaoração de documentação do software antes e durante o seu desenvolvimento. A metodologia XP, programming extreme, surge como um divergencia e este conceito tradicional de desenvolvimento de software, prezando o desenvolvimento e entrega de software ao cliente, preocupando-se com a capacidade de atender as modificações necessáriso no software no momento em que surge a demanda.
D)Em XP, denomina-se explanação o processo por meio do qual uma pessoa tenta explicar um assunto fazendo comparações com o mundo real.
Este processo, em que uma pessoa tenta traduzir termos técnicos para termos que sejam comuns ou mais compreensiveis entre os membros da equipe de XP, é chamado de Metaphor, "metáfora". Visa uma melhor compreenção entre os clientes e desenvolvedores e atende a dois principios básicos do XP: Comunicação(A comunicação é a chave para o sucesso) e o FeddBack(Que deve ocorre o mais cedo possivel e sempre quando necessário, para que a equipe de desenvolvimento saiba se está no caminho certo. o FeddBack utiliza comunicação para ter sucesso.).
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O planning game altera a cada iteração (Sprint). Complicado deduzir que as sprints terão todas 1 semana e afirmar que o Planning Game altera o escopo a cada semana.