-
a) O IFSC, por ser uma instituição inclusiva, têm muitos estudantes com baixa renda.
b) O IFSC é uma instituição pública, gratuita e de qualidade. Embora muitas pessoas vem ao IFSC bem busca da Educação Profissional Técnica de Nível Médio e da Educação Tecnológica, ressalta-se que a instituição também oferta cursos de Licenciaturas, de Pós-graduação entre outros.
c) A maioria dos estudantes chegam na hora certa para a aula, apenas alguns chegam atrasados pelo fato de trabalharem em locais mais distantes da instituição de ensino. ( nao encontrei o erro)
d) A reunião será realizada na próxima semana, quando será discutido os pontos relevantes apontados pelos estudantes nos conselhos de classe.
e) Os estudantes do IFSC que comprovarem dificuldades financeiras podem fazer um cadastro no PAEVS para receberem auxílio financeiro. GABARITO
Me corrijam porfavor.
-
gab. "e"
-
Será que alguém consegue esclarecer a questão C?
Eu também não encontrei o erro.
Pelo que pesquisei, quando é sujeito simples com expressão quantitativa o verbo pode concordar com a expressão quantitativa (a maioria) ou com o seu determinante (dos estudantes).
Observação: Questão Q845586 trata exatamente deste tema, onde é possível colocar o verbo no singular ou plural
-
Expressão partitiva. Com as expressões partitivas (parte de, a maioria de, um grupo de, a menor parte de, uma porção de, etc.), o verbo poderá concordar com elas (concordância rígida) ou com o substantivo no plural que funciona como adjunto (concordância atrativa). Ex.: [A maioria dos jovens] não fuma. (rígida) [A maioria dos jovens] não fumam. (atrativa). Essa questão ficou muito confusa, pois fornece duas respostas (C e E), o fato da norma culta preferir a expressão singularizada não a torna incorreta, tendo em vista que a questão (C) está gramaticalmente correta. Essa questão deveria ser reavaliada.
-
O erro da alternativa C não está na concordância com a expressão partitiva, pois quando anteposta ao verbo, pode ficar no singular ou no plural.
Acredito que o erro está na regência do verbo CHEGAR, pois quem "chega" "chega a". Assim teríamos:
A maioria dos estudantes chegam na hora certa à aula.
Lembrando que " na hora certa" é adjunto adverbial de tempo.
-
Na verdade guilherme silva, "para a aula" é Adjunto Adverbial de Finalidade. Nesse caso, Chegar é verbo intransitivo.
-
indiquem para comentário
-
Cuidado com a loirofobia ...rsrsrrs
-
O comentário correto é o de Raphael M. Ele foi o único que acertou a respeito da letra C.
-
Não tenho absoluta convicção, mas acredito que o erro da letra C está na pontuação. Acho que depois de "aula" deveria ter um ponto, e não vírgula. Alguém concorda ou eu estou falando besteira?
-
O erro da C é o duplo sentido galera:
"A maioria dos estudantes chegam na hora certa para a aula, apenas alguns chegam atrasados pelo fato de trabalharem em locais mais distantes da instituição de ensino. "
Eles trabalham em locais mais distantes dentro da instituição de ensino? Ou mais distantes fora da instituição de ensino?
Creio que o certo seria: "...em locais mais distantes à instituição de ensino."
-
e-
A c:
Apesar de a maioria dos estudantes chegam na hora certa para a aula, apenas alguns chegam atrasados pelo fato de trabalharem em locais mais distantes da instituição de ensino.
Esta opçao tb aborda coletivos partitivos (metade, a maior parte, maioria), onde o verbo fica no singular ou plural. Tanto faz
-
a)O IFSC, por ser uma instituição inclusiva, têm muitos estudantes com baixa renda. (o IFSC tem)
b)O IFSC é uma instituição pública, gratuita e de qualidade. Embora muitas pessoas vem ao IFSC bem busca da Educação Profissional Técnica de Nível Médio e da Educação Tecnológica, ressalta-se que a instituição também oferta cursos de Licenciaturas, de Pós-graduação entre outros. (Muitas venham)
c)A maioria dos estudantes chegam na hora certa para a aula, apenas alguns chegam atrasados pelo fato de trabalharem em locais mais distantes da instituição de ensino. ( A maioria(sujeito) chega...)
d)A reunião será realizada na próxima semana, quando será discutido os pontos relevantes apontados pelos estudantes nos conselhos de classe.(quando serão discutidos os pontos)
e)Os estudantes do IFSC que comprovarem dificuldades financeiras podem fazer um cadastro no PAEVS para receberem auxílio financeiro.
( Gabarito)
-
A vírgula da C deve ser trocada por ponto, ou ponto e virgula, pois são dois períodos.
-
Sobre a alternativa C
Acredito que o colega guilherme silva esteja certo.
Vou complementar a resposta dele com exemplos.
Um grupo saiu cedo (verbo na terceira pessoa do singular)
Um grupo de professores saiu às ruas / Um grupo de professores sairam às ruas. (Se o coletivo estiver especificado, fica facultativo a pluralização do verbo. A segunda forma não é a indicada, porém ainda sim pode ser utilizada)
Sobre o verbo CHEGAR.
Quem chega, chega A algum lugar.
Cheguei em casa (errado)
Cheguei a casa (certo)
-
Essa questão deveria ser anulada. Independente de ter erro de pontuação ou regência, a questão é clara ao falar sobre concordância e até agora não achei. Quem o fizer, comente por favor!!!
-
Vejam o comentário do Raphael M.
Gabarito E
-
-
Quantos comentários errados, zulivre. Foquem apenas no comentário do Concurseiro Leal, ignorem os demais.
-
rssrs.. questãozinha safada.
-
gabarito letra e.
O ERRO DA LETRA C NÃO ESTÁ NA CONCORDÂNCIA DO VERBO CHEGAR, POIS NAS EXPRESSÕES PARTITIVAS O VERBO PODE FICAR NO PLURAL OU SINGULAR.
c) A maioria dos estudantes chegam na hora certa para a aula, apenas alguns chegam atrasados pelo fato de trabalharem em locais mais distantes da instituição de ensino.
obs> O VERBO CHEGAR EXIGE A PREPOSIÇÃO A. O CORRETO SERIA:
A MAIORIA DOS ESTUDANTES CHEGAM NA HORA CERTA À AULA...
-
O professor Arenildo é violento! 0,01% da qualidade do cara em português eu estaria feliz. Um monstro!
-
GABARITO E
Sobre expressões partitivas:
Quer mais exemplos de outras bancas ? Vê aí:
FCC:
Q628881
Cespe:
Q91166