SóProvas


ID
254611
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, referentes à ventilação e à exaustão
nos projetos de arquitetura.

O efeito Venturi consiste em um fenômeno de coletor dos fluxos, formado por dois edifícios próximos, cujos eixos formam um ângulo agudo ou reto na direção do vento, acelerando a velocidade do vento no estrangulamento entre os edifícios.

Alternativas
Comentários
  • O Efeito Venturi ocorre quando a velocidade de fluxo de uma corrente de ar ou de um fluido aumenta ao passar por um trecho mais estreito do condutor, diminuindo sua pressão e criando um vácuo parcial.

    fonte: http://www.revistaau.com.br/arquitetura-urbanismo/156/imprime44392.asp
  • Estou com duvida sobre o angulo descrito na questão

    No meu entender o efeito Venturi funcionaria em um sistema de funil, não necessariamente com angulo menor ou igual a 90º.


    Marcaria errada.

  • Lúcia Mascaró

    O efeito Venturi é um fenômeno de funil formado por dois edifícios próximos cujos eixos formam um ângulo agudo ou reto. A zona crítica para o conforto (máxima aceleração) situa-se no estrangulamento ou garganta Venturi. Para que o efeito Venturi exista, é preciso que a altura dos prédios seja maior que 15 m (cinco andares), a soma do comprimento dos edifícios tenha pelo menos 200 m, e a parte superior e inferior da fachada maior, que forma o efeito Venturi, esteja livre de qualquer construção numa superfície da mesma ordem de grandeza do funil. Quando a largura da garganta de Venturi é de duas a três vezes sua altura média, se produz a passagem do fluxo máximo de ar pelo funil. 

    Moema