-
-
A água, que é uma molécula polar, interage com o sal de amônio, que é um composto iônico, logo a interação é do tipo íon-dipolo.
-
Resolução; https://www.youtube.com/watch?v=8qG3zba7mP8
-
"dando origem a sais de amônio". Sais são sempre iônicos, daí a resposta.
-
A molécula de água apresenta dipolos internamente, um dipolo negativo no oxigênio e um positivo em cada hidrogênio. O dipolo negativo sofre atração pela carga positiva do grupo (NH4)+, enquanto que as cargas parciais positivas sofrem atração pelo ânion do sal (por ex: Cl-, Br-, etc...). A atração é do tipo íon-dipolo porque é justamente entre um composto iônico (NH4X) e um molecular (H2O).
-
interação inon-dipolo: interação que envolve um ínons ( de saís, ácidos e bases) e uma molécula polar.
-
ligação covalente (h—n)- ametal com o hidrogênio... dipolo-dipolo (ligação de hidrogênio-tipo de dipolo)
-
Letra D
Os sais de amônio são espécies de caráter iônico, que se separam no cátion NH4+ e no ânion X-. Esses íons interagem com a água, por ser polar, com interações do tipo íon-dipolo.
Neste caso, o ânion X- será solvatado pelos hidrogênios e o cátion NH4+ será solvatado pelos oxigênios das moléculas de água.
-
sempre que formar sal é ion-dipolo
-
Como a questão disse que ocorrer a fixação DA MOLÈCULA, já elimina as ligações iônica e covalente (ocorrem dentro da molécula), e como ele disse que NH3 é base, significa que é um sal, logo ele tbm é um íon, portanto é a letra D
-
que raiva na hora lembrei sal é ionico mas começou a bater a paranoia e começei e achar q só tava confundindo que sal é ionico com sal tem iodo
-
Uma explicação detalhada:
https://youtu.be/Xn1U8s6uxL0
-
NH4+X- (composto iônico) + H2O (polar)
Sendo assim, só pode ser íon-dipolo. Um composto iônico com ligação a um composto polar.