SóProvas


ID
2557930
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Em relação aos princípios arquivísticos, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Princípio da cumulatividade: o arquivo é uma formação progressiva, natural e orgânica, que se caracteriza pela acumulação de documentos.

    Letra E.

  • Teoria Arquivística: Princípios e Conceitos

    Conceito: A Teoria Arquivística, também conhecida como Arquivologia, pode ser entendida como um conjunto de princípios, conceitos e técnicas a serem observados na produção, organização, guarda, preservação e uso de documentos em arquivos.

    Síntese: A teoria e o trabalho acadêmico dos arquivos é chamada arquivística.

    Há 2 (dois) aspectos que devemos salientar sobre “Arquivística”:

    a) O primeiro refere-se aos grandes volumes de documentos acumulados diariamente pelas organizações, o que exige uma maior sofisticação dos esquemas de classificação e;

    b) O segundo relaciona-se ao desenvolvimento teórico da organização de documentos arquivísticos.

    Princípios: Os princípios arquivísticos constituem o marco principal da diferença entre a arquivística e as outras “ciências” documentárias. São eles:

    Princípio da Proveniência: Fixa a identidade do documento, relativamente a seu produtor. Por este princípio, os arquivos devem ser organizados em obediência à competência e às atividades da instituição ou pessoa legitimamente responsável pela produção, acumulação ou guarda dos documentos. Arquivos originários de uma instituição ou de uma pessoa devem manter a respectiva individualidade, dentro de seu contexto orgânico de produção, não devendo ser mesclados a outros de origem distinta.

    Princípio da Organicidade: As relações administrativas orgânicas se refletem nos conjuntos documentais. A organicidade é a qualidade segundo a qual os arquivos espelham a estrutura, funções e atividades da entidade produtora/acumuladora em suas relações internas e externas.

    Princípio da Unicidade: Não obstante, forma, gênero, tipo ou suporte, os documentos de arquivo conservam seu caráter único, em função do contexto em que foram produzidos.

    Princípio da Indivisibilidade ou integridade: Os fundos de arquivo devem ser preservados sem dispersão, mutilação, alienação, destruição não autorizada ou adição indevida.

    Princípio da Cumulatividade: O arquivo é uma formação progressiva, natural e orgânica. - GAB E


    Fonte: Meu caderno.


    "Se a caminhada está difícil, é porque você está no caminho certo"

  • a) Os arquivos conservam seu caráter único em função do contexto em que foram produzidos, de acordo com o princípio da proveniência. 

    ERRADO

    Princípio da proveniência, procedência ou de respeito aos fundos (respect des fonds): segundo esse princípio, os arquivos devem ser organizados por fundos ou núcleos de uma mesma fonte produtora/geradora, não devendo, portanto, ser misturado aos de outras fontes; 

     

     

     b) Segundo o princípio da indivisibilidade, os arquivos conservam seu caráter único em função do contexto em que foram produzidos.

    ERRADO

    Princípio da indivisibilidade ou integridade arquivística: os documentos ou fundos arquivísticos devem ser conservados sem dispersão, subtração, mutilação, danos ou qualquer tipo de acréscimo/inserção indevida;

     

     

     c) O princípio da proveniência postula que os arquivos refletem a estrutura, as funções e as atividades da entidade produtora, em suas relações internas e externas.

    ERRADO

    Princípio da proveniência, procedência ou de respeito aos fundos (respect des fonds): segundo esse princípio, os arquivos devem ser organizados por fundos ou núcleos de uma mesma fonte produtora/geradora, não devendo, portanto, ser misturado aos de outras fontes; 

     

     

     d) De acordo com o princípio da organicidade, os arquivos devem ser organizados por fundos de documentos, de modo a se respeitar a origem dos documentos.

    ERRADO

    Princípio da organicidade ou do respeito pela estrutura: os arquivos refletem a estrutura, atividades e funções do organismo (entidade coletiva, pessoa ou família) que os criou, em suas relações internas ou externas;

     

     

     e) O princípio da cumulatividade se refere ao fato de que os arquivos constituem uma formação progressiva e natural decorrente das funções e atividades de um organismo. 

    CORRETO

    Princípio da cumulatividade: diz respeito à acumulação natural, progressiva e orgânica dos arquivos;

     

    Fonte: Arquivologia, George Melo Rodrigues, 2016, Editora Juspodivm.

  • QUESTÕES DA CCV INVERTEM OS CONCEITOS NAS ALTERNATIVAS:

    A Os arquivos conservam seu caráter único em função do contexto em que foram produzidos, de acordo com o princípio da UNICIDADE

    B Segundo o princípio da UNICIDADE, os arquivos conservam seu caráter único em função do contexto em que foram produzidos.

    C O princípio da ORGANICIDADE postula que os arquivos refletem a estrutura, as funções e as atividades da entidade produtora, em suas relações internas e externas.

    D De acordo com o princípio da PROVENIÊNCIA, os arquivos devem ser organizados por fundos de documentos, de modo a se respeitar a origem dos documentos.

    E O princípio da cumulatividade se refere ao fato de que os arquivos constituem uma formação progressiva e natural decorrente das funções e atividades de um organismo. GABARITO

  • PRINCÍPIO DA PRODUTIVIDADE:Todos os documentos de uma mesma fonte geradora (entidade, órgão ou pessoa física) devem ser mantidos em um mesmo fundo (=conjunto de documental)

    PRINCÍPIO DA ORGANICIDADE: Deve maner uma organização que reflita fielmente a estrutura.

    PRINCÍPIO DO RESPEITO A ORDEM ORIGINAL: Deve conservar o arranjo dado pela entidade coletiva, pessoa ou família que o produziu. A sua ordem original deve ser mantida.

    PRINCÍPIO DA UNICIDADE: Preserva seu carater único.

  • Cumulatividade:

    --- O arquivo é uma formação progressiva, orgânica e natural. Diferentemente da biblioteca e do museu que possuem formação artificial, o arquivo possui formação natural.

    --- É formado por uma acumulação natural.

    letra E