SóProvas


ID
2562415
Banca
FCC
Órgão
TST
Ano
2017
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

De acordo com o COBIT 5, as quatro dimensões comuns dos habilitadores são Partes Interessadas, Metas, Ciclo de Vida e Boas Práticas. As metas ainda podem ser divididas nas categorias I, II e III, conforme abaixo.


I. define quanto os habilitadores e seus resultados cumprem sua meta levando-se em consideração a situação em que operam, como, por exemplo: os resultados devem ser pertinentes, completos, atuais, apropriados, consistentes, compreensíveis e fáceis de usar.

II. define quanto os habilitadores e seus resultados são disponíveis e seguros, por exemplo: os habilitadores estão disponíveis quando, e, se necessário; o acesso aos resultados é restrito a quem de direito e deles precisar.

III. define o quanto os habilitadores trabalham de forma precisa, objetiva e produzem resultados exatos, objetivos e confiáveis.


As categorias I, II e III são, correta e respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • OBJETIVOS (goals)

    Qualidade intrínseca - o quanto os habilitadores trabalham de forma precisa, objetiva e produzem resultados exatos, objetivos e confiáveis;

    Qualidade contextual - o quanto os habilitadores e seus resultados atendem ao seu objetivo levando-se em consideração o contexto em que operam;

    Acessibilidade e segurança - o quanto os habilitadores e seus resultados são acessíveis e seguros.

  • Maldita opção (A). Quem apertou (A) dá um joinha. kkkkkkk

  • Objetivos (goals), cada viabilizador/habilitador tem uma série de objetivos e fornece valor pela realização destes objetivos. Os objetivos são divididos em categorias apontadas pelo Rodrigo.

     

  •  Objetivos (goals): cada viabilizador tem uma série de objetivos e fornece valor pela realização destes objetivos.

    Os objetivos podem ser definidos em termos de:

     Resultados esperados do viabilizador

     Aplicação ou operação do próprio viabilizador

    Os objetivos de viabilizadores são o passo final da cascata de objetivos do COBIT 5. Os objetivos são divididos em categorias:

    o Qualidade intrínseca: medida em que viabilizadores funcionam com precisão, objetividade e fornecem informações precisas e objetivas.

    o Qualidade contextual: medida em que viabilizadores e seus resultados atendem ao propósito, dado o contexto em que operam.

    o Acessibilidade e segurança: medida em que viabilizadores e seus resultados são acessíveis e seguros.

  • I. define quanto os habilitadores e seus resultados cumprem sua meta levando-se em consideração a situação em que operam, como, por exemplo: os resultados devem ser pertinentes, completos, atuais, apropriados, consistentes, compreensíveis e fáceis de usar. (qualidade contextual)

    II. define quanto os habilitadores e seus resultados são disponíveis e seguros, por exemplo: os habilitadores estão disponíveis quando, e, se necessário; o acesso aos resultados é restrito a quem de direito e deles precisar. (Acessibilidade e segurança)

    III. define o quanto os habilitadores trabalham de forma precisa, objetiva e produzem resultados exatos, objetivos e confiáveis. (qualidade intrínseca)