SóProvas


ID
2565529
Banca
FCC
Órgão
TRF - 5ª REGIÃO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Suponha que uma determinada autarquia tenha sido incumbida da realização de um projeto governamental de grande relevância e caráter estratégico, que necessita ser concluído de acordo com o cronograma fixado. Temendo atrasos na execução do projeto, os dirigentes da autarquia decidiram utilizar uma das metodologias consagradas de gerenciamento de projetos, optando pela técnica PERT – Program Evaluation and Review Technique, que

Alternativas
Comentários
  • LETRA B

     

    Macete : PERT ( ao contrário ) = TREp = TREs estimativas de tempo -> calcula o tempo de execução a partir da média ponderada das estimativas otimista , pessimista e a mais provável

    cpM -> única estimativa de tempo -> Mais provável

     

    A ideia básica do PERT e do CPM está na identificação do caminho que consome mais tempo, através da rede de atividades como base para o planejamento e o controle de um projeto. Tanto o PERT como o CPM utilizam flechas e nós para a construção gráfica do projeto. Outra diferença esta associada à estimativa de tempo para a realização das atividades, onde PERT faz uso das TRÊS estimativas de tempo: otimista, pessimista e a mais provável, para a realização de uma atividade, enquanto o CPM utiliza uma ÚNICA estimativa de tempo, a mais provável.

  • A FCC é tarada por essa questão!

    RESPOSTAS IDÊNTICAS!!!!!

    Q840490 - DPE RS

    Q795092 - TRT24

    Q782851 - TRT11

    E agora TRF5...

  • ESTIMATIVA DE TRÊS PONTOS
    Program Evaluation and Review Technique, ou PERT, ou estimativa de três pontos, é uma técnica que utiliza três estimativas para definir uma faixa aproximada para a duração ou custo de uma atividade. Pode ser utilizada no processo Estimar as durações das atividades ou Estimar os custos.


    • Mais provável (tM). A duração/custo da atividade, dados os prováveis recursos a serem designados, sua produtividade, expectativas realistas de disponibilidade para executar a atividade, dependências de outros participantes e interrupções.
    • Otimista (tO). A duração/custo da atividade é baseada na análise do melhor cenário para a atividade.
    • Pessimista (tP). A duração/custo da atividade é baseada na análise do pior cenário para a atividade.

    A análise PERT calcula a duração Esperada da atividade (tE) usando uma média ponderada dessas três estimativas:
                                                                            

                                                                                tE =(tO + 4tM + tP)
                                                                                             6

     


    A PERT não se aprofunda em como se obtém os valores provável, otimista e pessimista. Ela apenas indica a fórmula de cálculo.
    Sob a ótica da 5o edição do PMBOK, a análise PERT também é chamada de distribuição Beta. O Guia também reconhece a distribuição triangular, que trabalha com a média aritmética simples:
                                                                                         tE =tO + tM + tP
                                                                                                    3

     

  • Ferramentas de gestão de projetos cobradas pela FCC:

     

    1.Gráfico de Gantt

    - gráfico de barras com informações do crinograma;

    - permite acompanhar a execução das tarefas.

     

    2. Método do caminho crítico ou CPM

    - Caminho crítico: sequência de atividades que representa o caminho mais longo de um projeto, que determina a menor duração possível do projeto.

     

    3. PERT

    - técnica de estimativa que aplica uma média ponderada;

    - realiza estimativas: otimista/ pessimista/ mais provável.

     

    4. COBIT

    - guia de melhores práticas na gestão de TI;

    - gerencia + controla os recursos de TI.

  • Leonora, obrigadooo pelas questões parecidas

  • PERT:  

    a) definirá o caminho crítico do projeto, estabelecendo as atividades prioritárias que não poderão sofrer atrasos. CPM.

    b) utilizará a média ponderada de três estimativas de tempo das atividades: provável, pessimista e otimistaCorreto.

    c) estabelecerá um diagrama de tarefas que compõe o projeto, com o monitoramento dos responsáveis por gestores externosGráfico de Gantt.

    d) deverá fixar as datas-marco para cada etapa do projeto, utilizando o fluxograma de todos os envolvidos. Data-marco = marcos/milestones do projeto - Gráfico de Marcos.

    e) deverá mapear os principais processos de trabalho envolvidos no projeto, através de uma matriz de riscosMatriz de Riscos ou Matriz da Probabilidade e Impacto.

  • Segue uma relacionada: 

     

    QUESTÃO CERTA: Entre as diversas metodologias e ferramentas de gestão de projetos, destaca-se o Program Evaluation and Review Technique – PERT, que possui, como uma de suas características preponderantes, o gerenciamento do tempo estimado do projeto, a partir da média ponderada de estimativas (provável, otimista e pessimista). 

     

    Fonte: Qconcursos. 

     

    Resposta: Letra B. 

  • "O método CPM (critical path method) utiliza o caminho crítico, cujas atividades não podem sofrer atrasos sem que se reflita em atraso na duração do tempo total do projeto; O método PERT calcula o tempo a partir da média ponderada de três estimativas de tempo das atividades: provável, pessimista e otimista. Assim, afirma-se que o PERT é probalístico e o CPM, determinístico"

     

    PALUDO

  • PERT: PEssimista, pRovável, oTimista.

  • GALERA ISSO CAIU DE NOVO NO TRT 2 (ajadm) E PODE CAIR DE NOVO DOMINGO em campinas!

    55. Entre as ferramentas e metodologias consagradas para a gestão de projetos no âmbito das organizações, a que trabalha com a
    média ponderada de cenários probabilísticos (otimista, pessimista e realista) em relação ao tempo de conclusão do projeto
    corresponde a(o):
    (A) Business Process Management (BPM).
    (B) Critical Path Method (CPM).
    (C) Plan, Do, Check, Act to Corret (PDCA).
    (D) Enterprise Application Integration (ERP).
    (E) Program Evaluation and Review Technique (PERT). 

  • nível médio? çei

  • Os programas se baseiam na correlação entre duas variáveis: tempo e atividades que devem ser executadas. O programa mais simples é o chamado cronograma: um gráfico de dupla entrada em que as linhas representam as tarefas ou atividades e as colunas definem os períodos (horas, dias ou meses). Os programas mais complexos são feitos por meio de técnicas complicadas, como o PERT (Program Evaluation Review Technique) ou técnica de avaliação e revisão de programas, que utiliza de cálculo a partir da média ponderada de 3 durações possíveis de uma atividade [otimista, provável e pessimista].

    (B)