SóProvas


ID
2569309
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Fronteira Agrícola é uma expressão utilizada para designar o avanço da produção agropecuária sobre áreas com baixa ocupação demográfica. Atualmente, esse avanço ocorre com

Alternativas
Comentários
  • A fronteira agrícola representa uma área mais ou menos definida de expansão das atividades agropecuárias sobre o meio natural. Geralmente, é nessa zona que se registram casos de desmatamento ilegal e de conflitos envolvendo a posse e o uso da terra sobre as chamadas terras devolutas, espaços naturais pertencentes à união e que não são delimitados por propriedades legais, servindo de moradia para índios e comunidades tradicionais e familiares. Por Rodolfo Alves Pena (Brasil Escola)
  • a expansão do moderno agronegócio, mas também pelo aumento dos conflitos pela posse de terras envolvendo posseiros e grileiros.

  • Kkkk nada haver tio!
  • Fronteira agrícola é o avanço da unidade de produção capitalista sobre o meio ambiente, terras cultiváveis e terras de agricultura familiar. A fronteira agrícola está ligada com a necessidade de maior produção de alimentos, criação de animais sob a demanda internacional de importação destes produtos.

  • Gabarito (C)

    O avanço da tecnologia voltada ao campo vem trazendo cada vez mais mecanização ao campo, o que causa mudanças nas dinâmicas de trabalho e ocupação dessas regiões, dado o número cada vez menor de trabalhadores necessários aos processos agrícolas. Isso causa também, dentre outras consequências, o aumento de conflitos entre esses trabalhadores que muitas vezes perdem seus empregos para a mecanização, e os donos dessas terras. Outros agentes, como os posseiros e grileiros, também estão envolvidos cada vez mais na disputa por esses espaços, reagindo à monopolização crescente desses territórios. 

    Fonte: Estratégia Concursos

    Bons estudos!

  • "Fronteira agrícola é um termo criado para designar o avanço da produção agropecuária em relação ao meio rural. Vem a ser uma região em que as atividades capitalistas avançam frente às grandes florestas e sobretudo em áreas pouco povoadas. A fronteira agrícola no Brasil que se localizava na região do Brasil central (cerrado), na atualidade se concentra na região Norte, em contato com a Floresta Amazônica.

    Podemos entender Frente de Expansão como o primeiro processo de ocupação de áreas naturais e essas foram realizadas em grande quantidade por pequenos produtores em terras devolutas (terras públicas no meio rural). Após uma década de ocorrências desse tipo de ocupação, os produtores, voltados, sobretudo, para a agricultura familiar e orgânica passam requerer a posse definitiva e oficial das terras por meio da lei de usucapião e esses são denominados posseiros.

    Em contrapartida, a Frente Pioneira significa o avanço dos grandes produtores que representam o agronegócio, que ao contrário da Frente de Expansão, manifestam um modo de produção inteiramente voltada para a produção interna e para exportação em larga escala que é o foco do sistema capitalista. Em boa parte dos casos essa frente é expandida por meio da grilagem (apropriação ilegal) das terras devolutas ou até mesmo em espaços pré-ocupados pelos posseiros.

    Partindo desses primórdios, diversos conflitos ocorrem no campo envolvendo grileiros e posseiros e às vezes algumas comunidades indígenas."

    Por Curso Cidade - 8ª EDIÇÃO - 2020

  • POSSEIROS= Invadem a terra sem autorização

    GRILEIROS= Forjam documentos falsos para conquistar a terra.

  • Vale lembrar de uma grande Fronteira Agrícola na região nordeste do país, chamado de MAPITOBA ,composta por Maranhão, Piauí, Tocantis e Bahia.A produção de grãos,principalmente, da SOJA é um fator de suma importância a região.

    Bons estudos

  • CERRADO (MAPITOBA) e Amazônia são as fronteiras agrícolas do Brasil (países que mais produzem soja)

    Lembrando que o solo do cerrado necessita da CALAGEM, processo que corrige a acidez do solo do cerrado.

  • Fui pela mesma linha de raciocínio.

  • SegueOFluxo...

  • Complementando...

    A – Incorreto. A ocupação dessas áreas de Fronteira Agrícola se dá em forma de propriedades de grande proporção, diferente do que é apontado pela alternativa. 

    B – Incorreto. As características apontadas pela alternativa NÃO são as observadas no território rural brasileiro.

    D – Incorreto. As atividades agrícolas nos grandes latifúndios presentes nessas áreas empregam cada vez MENOS mão de obra, dado que o campo passa por uma mecanização movida pelos avanços tecnológicos na área.

    E – Incorreto. A alternativa está incorreta pois não demonstra algo observado na Fronteira Agrícola brasileira hoje. 

    LETRA C

  • lembrar do MAPITOBA!