SóProvas


ID
2589256
Banca
Quadrix
Órgão
CONTER
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Nas questões que avaliam os conhecimentos de noções de informática, a menos que seja explicitamente informado o contrário, considere que todos os programas mencionados estão em configuração padrão, em português, que o mouse está configurado para pessoas destras, que expressões como clicar, clique simples e clique duplo referem-se a cliques com o botão esquerdo do mouse e que teclar corresponde à operação de pressionar uma tecla e, rapidamente, liberá-la, acionando-a apenas uma vez. Considere também que não há restrições de proteção, de funcionamento e de uso em relação aos programas, arquivos, diretórios, recursos e equipamentos mencionados.

O tratador de interrupções faz parte de qual dos seguintes componentes computacionais?

Alternativas
Comentários
  • c-

    O driver recebe informacoes do sustem call (leitura, bloco, ponteiro, buffer) e comunica com controlador de hardware, o qual tem contato direto com hardware. Quando ha uma interrupcao (assincronos eventos gerados por hardware ou software indepedentes do programa rodando, devendo o SO tratar disso. 

  • Na interrupção o dispositivo que cuida de enviar o sinal para a CPU, esse sinal é o IRQ (Interrupt ReQuest).

  • Gabarito C

    Um pedido de interrupção (abreviação IRQ (em inglês)) é a forma pela qual componentes de hardware requisitam tempo computacional da CPU. Um IRQ é a sinalização de um pedido de interrupção de hardware.

    Por exemplo: caracteres digitados no teclado, operações de leitura sobre o HD, dados recebidos pelo modem ou mesmo movimentos do mouse devem ser executados mesmo que a máquina esteja processando alguma tarefa.

    Dessa forma IRQ´s são canais de comunicação com o processador. Ao receber um pedido através de algum destes canais, o processador percebe a solicitação de interrompimento de um dispositivo.

    Quando um programa de usuário emite uma chamada ao sistema, esta é encaminhada ao driver apropriado. Para evitar que a CPU fique ocupada interrogando se dispositivo terminou a operação de E/S (espera ociosa), o driver pede ao dispositivo que lhe sinalize quando isso ocorrer. Dessa forma, o Sistema Operacional poderá executar outras tarefas enquanto o programa que o chamou pedindo o serviço se encontra bloqueado. Ao final da operação, o controlador do dispositivo gera uma interrupção, ao chip controlador de interrupção, para sinalizar à CPU.

    Caso nenhuma outra interrupção esteja pendente ou em tratamento e nenhum outro dispositivo fez uma requisição de maior prioridade no mesmo momento, a interrupção é tratada imediatamente. Caso contrário, ela é ignorada, e o dispositivo continuará emitindo sinal de interrupção.



    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"

    Força e Fé !

    Fortuna Audaces Sequitur !