SóProvas


ID
2596423
Banca
Quadrix
Órgão
CONTER
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                         Radiologia: o que há de novo


      A radiologia, assim como diversas outras áreas da medicina, evolui ano a ano, mês a mês, pesquisa após pesquisa.

      Por meio da Ressonância Magnética Funcional (FMRI), investigadores identificaram anormalidades nos cérebros de crianças com déficit de atenção / hiperatividade (TDAH), que podem servir como um biomarcador para a desordem, de acordo com um estudo divulgado durante o RSNA (Radiological Society of North America), em Chicago (EUA).

      O TDAH é uma das doenças mais comuns na infância. De acordo com o Instituto Nacional de Saúde Mental, não há um único teste capaz de diagnosticar uma criança com o transtorno. "Diagnosticar o TDAH é muito difícil por causa de sua grande variedade de sintomas comportamentais", disse o pesquisador Li Xiaobo, Ph.D., professor assistente de radiologia no Albert Einstein College of Medicine, em Nova York.

      "Estabelecer um biomarcador de imagem confiável do TDAH seria uma grande contribuição para o campo", completa.

      Os pesquisadores submeteram 18 crianças com o transtorno (faixa etária de 9 a 15 anos) ao FMRI. Para cada participante, a ressonância produziu um mapa de ativação cerebral que revelou quais regiões do cérebro se tornaram ativadas enquanto a criança realizava determinada tarefa. Os pesquisadores então compararam os mapas cerebrais da ativação nos dois grupos.

      Em comparação ao grupo de controle normal, as crianças com TDAH mostraram atividade funcional anormal em várias regiões do cérebro envolvidas no processamento de informações e atenção visual. Os pesquisadores também descobriram que a comunicação entre regiões do cérebro, durante o processamento visual, foi interrompida nas crianças com ADHD. "O que isso nos diz é que as crianças com TDAH utilizam diferentes vias de funcionamento do cérebro para processar as informações", disse Li.

      Outra descoberta surpreendente é a de que a restrição de calorias melhora a função cardíaca em pacientes obesos e diabéticos.

      A dieta de baixa caloria elimina a dependência de insulina e melhora a função cardíaca de pacientes obesos com diabetes tipo 2, segundo um estudo apresentado durante o Radiological Society of North America (RSNA). "É impressionante ver como uma intervenção relativamente simples de uma dieta baixa em calorias efetivamente cura a diabetes mellitus tipo 2", disse o principal autor do estudo, Sebastiaan Hammer, MD, Ph.D., do Departamento de Radiologia da Leiden University Medical Center, na Holanda.

      Usando ressonância magnética cardíaca, os pesquisadores analisaram a função cardíaca e a gordura pericárdica em 15 pacientes, incluindo sete homens e oito mulheres com diabetes tipo 2, antes e após quatro meses de uma dieta composta de 500 calorias diárias. Mudanças no índice de massa corporal (IMC) também foram avaliadas.

      Os resultados mostraram que a restrição calórica resultou em uma redução no IMC de 35,3 para 27,5 em quatro meses. A gordura do pericárdio diminuiu de 39 mililitros (ml) para 31 ml. Hammer salientou que estes resultados sublinham a importância de incluir estratégias de imagem nesses tipos de regimes terapêuticos.

(http://saudebusiness.com/noticias/13-novidades-cientificas-sobreradiologia/) 

Sobre o texto como um todo, pode-se afirmar corretamente que é:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra B.

     

    Item A - Errado. Texto literário é identificado a partir de algumas características. Composição textual: o autor se preocupa em como colocar a introdução, desenvolvimento e conclusão (comumente a ordem é invertida, mas a preocupação e o esmero permanecem). Outro elemento é a linguagem conotativa (não obrigatório para caracterizar como texto literário), isto é, conotação, também referido como sentido conotativo ou sentido figurado, é a associação subjetiva, cultural e/ou emocional, que está para além do significado escrito ou literal de uma palavra, frase ou conceito. quando se pega um determinada mensagem e explora o seu múltiplo sentido. Mais um elemento do texto literário é a construção de imagens com o uso de metáforas.  Resumindo, os principais recursos do texto literário: figura de linguagem, ambiguidade, polissemia, inversão linguística. O texto proposto não apresenta esses elementos.

     

    Item B - Correto. O texto é impessoal na exata medida em que não busca estabelecer um diálogo com o leitor. De fato, o que predomina é a apresentação de dados colhidos por pesquisas da área médica. Exemplos: "Os pesquisadores submeteram 18 crianças com o transtorno (faixa etária de 9 a 15 anos) ao FMRI." (linha 9); "Os resultados mostraram que a restrição calórica resultou em uma redução no IMC de 35,3 para 27,5 em quatro meses. A gordura do pericárdio diminuiu de 39 mililitros (ml) para 31 ml." (linhas 24/25). A informação é o ponto central do texto.

     

    Item C - Errado. A resenha de texto científico não apresenta marcas de "pessoalidade e subjetividade" como propõe a assertiva. Frequentemente, a leitura de um texto científico requer conhecimento teórico, isto é, uma leitura prévia de outros textos com informação sobre o assunto em voga.

     

    Item D - Errado. Texto injuntivo é muito cobrado em concurso! É aquele que visa dar ordem, aviso, instrução, fazer advertência, dar conselhos ou prescrever procedimentos. Exemplos: Leis, editais de concursos, regimentos, instruções normativas, bulas de remédios.

     

    Item E - Errado. O texto proposto não "apresenta, com detalhamento, o passo a passo do diagnóstico de TDAH e de Diabetes". O texto apenas apresenta o resultado de pesquisas realizadas, debatendo tratamentos e as novidades oriundas de pesquisas. O texto não busca ensinar o leitor "como fazer" o diagnóstico dessas doenças. O texto instrucional tem função informativa. Os exemplos clássicos: manuais de eletrodomésticos, receitas culinárias, rótulos de embalagens de forma geral.

  • a) Os textos literários são textos narrativos e poéticos, e sua principal função é entreter.

    c) A resenha caracteriza-se por ser, no geral, um resumo crítico.

    d) / e) O texto injuntivo ou instrucional está pautado na explicação e no método para a concretização de uma ação, ou seja, indicam o procedimento para realizar algo, por exemplo, uma receita de bolo, bula de remédio, manual de instruções, editais e propagandas.

     

     

  • Ocorre linguagem impessoal quando o texto não revela a opinião pessoal de quem o escreve. O texto pode conter assuntos diversos e muito importantes, mas de uma forma impessoal, ou seja, sem revelar a pessoa.