ID 260254 Banca FCC Órgão TRT - 4ª REGIÃO (RS) Ano 2011 Provas FCC - 2011 - TRT - 4ª REGIÃO (RS) - Analista Judiciário - Tecnologia da Informação Disciplina Arquitetura de Software Assuntos Padrões de projeto (Design Patterns) O catálogo de padrões de projeto (design patterns) do GoF contém Alternativas 20 padrões e está basicamente dividido em duas seções: Structural e Behavioral. 21 padrões e está basicamente dividido em duas seções: Creational e Behavioral. 23 padrões e está basicamente dividido em duas seções: Structural e Behavioral. 23 padrões e está, basicamente, dividido em três seções: Creational, Structural e Behavioral. 24 padrões e está basicamente dividido em três seções: Creational, Spectral e Behavioral. Responder Comentários Os padrões GoF estão organizados em três famílias de padrões: 1. Criação Definem os padrões para criação de objetos 2. Estrutural Definem os padrões padrões das associações entre as classes 3. Comportamentais Definem os padrões para para interações e difisões de responsabilidade entre as classes ou objetos. MnemônicosCriação: Uma fábrica abstrata constrói um protótipo único!Estruturais: A ponte adaptada é composta de decorações na fachada para o peso mosca se aproxymar!Comportamento: IT - CCIMMOS-SV Em 1995, com a publicação do livro Padrões de Design por Gamma, Helm, Johnson e Vlissides, também conhecido como a "Gangue dos quatro" (GoF).Padrões Criacionais: factory, builder, singleton e prototype.Padrões estruturais: bridge, adapter, composite, decorator, facad, e proxy.Padrões comportamentais: mediator, chain of responsibility, command, memento, observer, state e strategy.Um padrão tem 4 elementos essenciais:Nome do padrão, Problema, Solução e Consequências. São 23 padrões, temos os criacionais (5):- Abstract Factory- Factory Method- Builder- Prototype- SingletonOs estruturais (7):- Bridge- Decorator- Facade- Flyweight- Adapter- Proxy- CompositeE os comportamentais (11):- Chain of Responsability- Command- Visitor- Observer- Iterator- Strategy- Interpreter- State- Memento- Mediator- Template Method Questão bobinha, não é necessário saber a quantidade, apenas sabendo a classificação já é possível matar a questão. Na verdade sabendo que são divididos em 3 grupos já da pra matar, visto que "structural" faz muito mais sentido que "spectral" Os padrões "GoF" são organizados em 3 famílias :Padrões de criação : relacionados à criação de objetosPadrões estruturais : tratam das associações entre classes e objetos.Padrões comportamentais : tratam das interações e divisões de responsabilidades entre as classes ou objetos.Padrões "GoF" organizados nas suas 3 famílias:Padrões de criaçãoAbstract FactoryBuilderFactory MethodPrototypeSingletonPadrões estruturaisAdapterBridgeCompositeDecoratorFaçade (ou Facade)FlyweightProxyPadrões comportamentaisChain of ResponsibilityCommandInterpreterIteratorMediatorMementoObserverStateStrategyTemplate MethodVisitor São 23 padrões de projeto e estão divididos quanto ao propósito em três tipos: 1 - Criacionais. Exemplos: Factory Method, Builder, Abstract Factory, Singleton... 2 - Estruturais. Exemplos: Bridge, Adapter, Flyweight... 3 - Comportamentais. Exemplos: Visitor, Memento, Iterator... d- creational: factory method abstract facrtory builder prototype singleton _________ structure: adapter composite bridge decorator façade flyweight proxy _____________ Behaviour: strategy iterator template method observer mediator command memento chain of responsability interpreter state visitor