SóProvas


ID
2604073
Banca
VUNESP
Órgão
IPSM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      A destruição da humanidade por uma guerra nuclear está prestes a ser detonada por uma “pirraça impulsiva”, alertou neste domingo [10.12.2017] a Campanha Internacional para Abolir Armas Nucleares (Ican), vencedora do Nobel da Paz deste ano.

      “Será o fim das armas nucleares ou será o nosso fim?”, afirmou a líder da Ican, Beatrice Fihn, em discurso ao receber o prêmio, em Oslo, na Noruega.

      Também discursou em Oslo Setsuko Thurlow, 85, sobrevivente do ataque atômico de Hiroshima, em 1945 no Japão, durante a Segunda Guerra Mundial. Hoje ela é ativista da Ican.

      Ela foi resgatada dos escombros de um prédio a 1,8 km do epicentro da bomba. A maioria de seus colegas morreu queimada viva.

                                      (Mundo. Folha de S.Paulo, 10.12.2017. Adaptado)

Em conformidade com a norma-padrão, o primeiro parágrafo pode ser finalizado com a frase:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra E

    "A destruição da humanidade por uma guerra nuclear está prestes a ser detonada por uma “pirraça impulsiva”, alertou neste domingo [10.12.2017] "

  • GABARITO: E

     

    A) Não foram citados nomes, mas EUA e Coreia do Norte têm trocado ameaças devido a (sem crase) testes nucleares do país asiático.

     

    B) Embora não se tenham citado nomes, é sabido que EUA e Coreia do Norte vêm trocando ameaças devido aos testes nucleares do país asiático.

     

    C) Não foram citados nomes, mas EUA e Coreia do Norte vêm trocado ameaças devido aos testes nucleares do país asiático.

     

    D) Embora não se tenham citado nomes, sabe-se que EUA e Coreia do Norte têm trocado ameaças devido a testes nucleares do país asiático.

     

    E) CORRETA

  •  a) Não foram citado nomes, mas EUA e Coreia do Norte têm trocado ameaças devido à testes nucleares do país asiático.

    [não cabe crase, porque a palavra teste é masculina; além disso, mesmo que fosse feminina, não caberia porque a contração do artigo e da preposição está no singular e a palavra "testes" no plural].

    ---

     b) Embora não tenham citado-se nomes, é sabido que EUA e Coreia do Norte vem trocando ameaças devido os testes nucleares do país asiático.

    [o pronome não pode ser colocado após o verbo no particípio] ["vem" é um verbo que tem acento diferencial na terceira pessoa do plural (eles); então o correto seria EUA e Coreia do Norte vêm...] [a regência de devido é "devido a alguma coisa"; por isso, o correto seria "devido aos testes nucleares].

    ---

     c) Não foi citado nomes, mas EUA e Coreia do Norte vem trocado ameaças devido os testes nucleares do país asiático.

    [Voz passiva analítica, o que não foi citado? NOMES não foram citados; o correto seria "Não foram citados nomes"] [outros dois erros já explicados na alternativa anterior]

    ---

     d) Embora não tenham-se citados nomes, sabe-se que EUA e Coreia do Norte tem trocado ameaças devido a testes nucleares do país asiático.

    ["não" é palavra atrativa, a colocação correta seria "embora não se tenham citados nomes"] [o verbo "ter", assim como o "vir" exige acento diferencial na terceira pessoa do plutal; então o correto seria "EUA e Coreia do Norte têm"]

    ---

     e) Não foram citados nomes, mas EUA e Coreia do Norte vêm trocando ameaças devido aos testes nucleares do país asiático. [CORRETO]

  • a)  Não foram citados nomes, mas EUA e Coreia do Norte têm trocado ameaças devido aos testes nucleares do país asiático. 

    b)  Embora não tenham citado-se nomes, é sabido que EUA e Coreia do Norte vêm trocando ameaças devido os testes nucleares do país asiático.
    NUNCA PODE HAVER ÊNCLISE A VERBOS NO PARTICÍPIO!

    c)  Não foram citados nomes, mas EUA e Coreia do Norte vêm trocando ameaças devido aos testes nucleares do país asiático.

    d)  Embora não se tenham citados nomes, sabe-se que EUA e Coreia do Norte têm trocado ameaças devido aos testes nucleares do país asiático.

    e)  Não foram citados nomes, mas EUA e Coreia do Norte vêm trocando ameaças devido aos testes nucleares do país asiático. [GABARITO]

  • Dica: Existem alternativas que têm vários erros. Ao achar o primeiro, já passe para outra, não fique lendo a alternativa toda, assim você ganha tempo.

    a) Não foram citado nomes, mas EUA e Coreia do Norte têm trocado ameaças devido à testes nucleares do país asiático. 

    •Não pode crase antes de verbo

    b) Embora não tenham citado-se nomes, é sabido que EUA e Coreia do Norte vem trocando ameaças devido os testes nucleares do país asiático.

    •Não pode pronome ênclise em verbo no particípio.

    c) Não foi citado nomes, mas EUA e Coreia do Norte vem trocado ameaças devido os testes nucleares do país asiático.

    •O Sujeito é "nomes", logo os verbos têm que estar no plural (Não foram citados nomes).

    d) Embora não tenham-se citados nomes, sabe-se que EUA e Coreia do Norte tem trocado ameaças devido a testes nucleares do país asiático.

    •Palavras negativas são atrativas de pronome oblíquo, logo deveria ser: Embora não se tenham...

    e) Não foram citados nomes, mas EUA e Coreia do Norte vêm trocando ameaças devido aos testes nucleares do país asiático.

    •CORRETA!

  • a) Não foram citado nomes, mas EUA e Coreia do Norte têm trocado ameaças devido à (a) testes nucleares do país asiático. (nao existe crase no singular e seu termo seguinte for no plural);

     b) Embora não tenham citado-se nomes, é sabido que EUA e Coreia do Norte vem trocando ameaças devido os testes nucleares do país asiático. (quando sujeito composto antes do verbo, obrigatorio verbo no plural);

     c) Não foi citado nomes, mas EUA e Coreia do Norte vem trocado ameaças devido os testes nucleares do país asiático. (idem a letra b)

     d) Embora não tenham-se citados nomes, sabe-se que EUA e Coreia do Norte tem trocado ameaças devido a testes nucleares do país asiático. (em palavras negativas, a colocaçao pronomial sera a proclise)

     e) Não foram citados nomes, mas EUA e Coreia do Norte vêm trocando ameaças devido aos testes nucleares do país asiático.

  • "Não foram citado nomes, mas..." - não há concordância lógica e nem atrativa do sujeito com o verbo

    "EUA e Coreia do Norte têm trocado ameaças" - exatamente o que a norma padrão coaduna (sujeito composto concordando com verbo no plural)

    "devido à testes nucleares do país asiático" - não está correto, pois o elemento linguístico "a" é artigo. logo não há necessidade de ser preposicionado

     

    "Embora não tenham citado-se nomes..." -  palavra negativa (de modo geral) atrai pronome, logo seria: "... não se tenha citado nomes..."

    "é sabido que EUA e Coreia do Norte vem trocando ameaças" -  sujeito composto = verbo no plural vêm (caso o verbo venha depois - concordância lógica)

    "devido os testes nucleares do país asiático". - o verbo transitivo indireto necessita de preposição, logo seria aos

     

    "Não (foram citados) foi citado nomes, mas..."

    "EUA e Coreia do Norte (vêm) vem trocado ameaças"

    "devido (aos) os testes nucleares do país asiático."

     

    "Embora não (se tenham) tenham-se citados nomes..." 

    "sabe-se que EUA e Coreia do Norte (têm) tem trocado ameaças" - o pronome (-se) no elemento linguístico "sabe-se" está correto

    "devido (aos) a testes nucleares do país asiático". 

  • Dá pra acertar no acento cincunflexo dos verbos ter e vir e depois na regência. 

  • A no singular, palavra no plural, crase nem a pau.

  • Sobre a letra B:

    Em locuções verbais, o pronome pode vir antes,depois ou no meio dos verbos auxiliar e principal. Com exceção do particípio, que não admite ênclise.

     

  • e)  Não foram citados nomes, mas EUA e Coreia do Norte vêm trocando ameaças devido aos testes nucleares do país asiático. [GABARITO]

    Nomes não foraM citadoS. 

  • Não foram citados nomes, mas EUA e Coreia do Norte têm trocado ameaças devido a testes nucleares do país asiático.

    Embora não se tenham citado nomes, é sabido que EUA e Coreia do Norte vêm trocando ameaças devido aos testes nucleares do país asiático.


    Não foram citados nomes, mas EUA e Coreia do Norte vêm trocando ameaças devido aos testes nucleares do país asiático.


    Embora não se tenham citado nomes, sabe−se que EUA e Coreia do Norte têm trocado ameaças devido a testes nucleares do país asiático.


    Não foram citados nomes, mas EUA e Coreia do Norte vêm trocando ameaças devido aos testes nucleares do país asiático.


    Gabarito: E

  • Vem” é a conjugação na terceira pessoa do singular do verbo VIR

    a palavra “vêm” também é uma conjugação do verbo vir. Porém, ela é a conjugação da 3ª pessoa do plural (“eles”/“elas”).

    VER

    Segundo as regras do atual acordo ortográfico, a forma verbal veem deverá ser escrita sem acento circunflexo: eles veem. 

  • Em conformidade com a norma-padrão, o primeiro parágrafo pode ser finalizado com a frase:

    A) Não foram citado nomes, mas EUA e Coreia do Norte têm trocado ameaças devido à testes nucleares do país asiático.

    Não foram citados nomes, mas EUA e Coreia do Norte têm trocado ameaças devido a testes nucleares do país asiático.

    ---------------------------------------

    B) Embora não tenham citado-se nomes, é sabido que EUA e Coreia do Norte vem trocando ameaças devido os testes nucleares do país asiático.

    Embora não se tenham citado nomes, é sabido que EUA e Coreia do Norte vêm trocando ameaças devido aos testes nucleares do país asiático.

    ---------------------------------------

    C) Não foi citado nomes, mas EUA e Coreia do Norte vem trocado ameaças devido os testes nucleares do país asiático.

    Não foram citados nomes, mas EUA e Coreia do Norte vêm trocando ameaças devido aos testes nucleares do país asiático.

    ---------------------------------------

    D) Embora não tenham-se citados nomes, sabe-se que EUA e Coreia do Norte tem trocado ameaças devido a testes nucleares do país asiático.

    Embora não se tenham citado nomes, sabe−se que EUA e Coreia do Norte têm trocado ameaças devido a testes nucleares do país asiático.

    ---------------------------------------

    E) Não foram citados nomes, mas EUA e Coreia do Norte vêm trocando ameaças devido aos testes nucleares do país asiático. [Gabarito]