-
Para a implantação do Ensino Fundamental de 9 anos foi elaborado este documento segundo os princípios metodológicos da Proposta Pedagógica do Bloco Inicial de Alfabetização – BIA de 2006, aprovada pelo Conselho de Educação do Distrito Federal por meio do Parecer nº 212/2006 e instituída pela Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal - SEDF por meio da Portaria nº 4, do dia 12 de janeiro de 2007.
-
O BIA foi implantado pela SEDF com base no PNAIC com o intuito de alfabetizar as crianças até o 3º ano do ensino fundamental
-
Achei essa questão bem controversa e complicada.
O BIA na SEDF não foi adotado para aumentar a quantidade de anos do ensino fundamental, eles seguem os mesmos (5), mas sim para combater a baixa aprendizagem na alfabetização e melhorar a qualidade de ensino.
-
.1 Organização escolar em ciclos: Bloco Inicial de Alfabetização
A perspectiva de uma educação pública, democrática e de qualidade social se fortaleceu-se com a ampliação do Ensino Fundamental de 08 (oito) para 09 (nove) anos, uma vez que um ano a mais de vida escolar traz diferenças consideráveis no percurso de escolarização dos estudantes. Visando o alcance desse propósito, o DF adotou o Bloco Inicial de Alfabetização (BIA) como estratégia pedagógica para ampliar o Ensino Fundamental na rede pública de ensino. Ainda valendo-se do que estabelece a LDBEN (1996) quando faculta aos sistemas de ensino o direito de organizar os anos escolares em ciclos, o BIA trouxe de volta às escolas do DF essa forma de organização.
FONTE: http://www.cre.se.df.gov.br/ascom/documentos/subeb/diretrizes_pedagog_2ciclo.pdf