-
Infraestrutura como um Serviço (Infrastructure as a Service – IaaS): capacidade que o provedor tem de oferecer uma infraestrutura de processamento e armazenamento de forma transparente. Neste cenário, o usuário não tem o controle da infraestrutura física, mas, através de mecanismos de VIRTUALIZAÇÃO, possui controle sobre os sistemas operacionais, armazenamento, aplicações instaladas e possivelmente um controle limitado dos recursos de rede
Software como um Serviço (Software as a Service – SaaS): aplicações de interesse de uma grande quantidade de usuários passam a ser hospedadas na nuvem como uma alternativa ao processamento local. As aplicações são oferecidas como serviços por provedores e acessadas pelos clientes por aplicações como o browser. Todo o controle e gerenciamento da rede, sistemas operacionais, servidores e armazenamento é feito pelo provedor de serviço
Plataforma como um Serviço (Platform as a Service – PaaS): capacidade oferecida pelo provedor para o desenvolvedor de aplicações que serão executadas e disponibilizadas na nuvem. A plataforma na nuvem oferece um modelo de computação, armazenamento e comunicação para as aplicações.
Fonte: Virtualização - Componente Central do Datacenter, Manoel Veras, pag: 29 e 30
Bons Estudos.
-
Assertiva CORRETA.
No IaaS você pode gerenciar o SO diretamente (instalar e remover programas, por exemplo). Já no SaaS você apenas usa os programas instalados, sem poder instalar ou removê-los.
-
A infraestrutura como serviço (IaaS) refere-se também a serviços on-line que fornecem APIs de alto nível usadas para desreferenciar vários detalhes de baixo nível da infra-estrutura de rede subjacente, como recursos físicos de computação, localização, particionamento de dados, dimensionamento, segurança, backup etc. como o Xen, o Oracle VirtualBox, o Oracle VM, o KVM, o VMware ESX / ESXi ou o Hyper-V, LXD, executam as máquinas virtuais como convidados.
No modelo SaaS, o fornecedor do software se responsabiliza por toda a estrutura necessária à disponibilização do sistema (servidores, conectividade, cuidados com segurança da informação), e o cliente utiliza o software via internet, pagando um valor pelo serviço como por exemplo Office 365
PaaS — Platform as a Service — em computação, consiste no serviço propriamente dito, de hospedagem e implementação de hardware e software, que é usado para prover aplicações (software como serviço) por meio da Internet.
-
A questão deu a entender que pode se tratar de PaaS já que menciona o provisionamento de middlewares (Servidores de Aplicação) e aplicativos. Mas também é possível entender que se trata de um IaaS, questão ambígua, acredito que cabe recurso.
-
CERTO
Falou em gerenciar, normalmente é IAAS.
BONS ESTUDOS
-
Infraestrutura como Serviço (IaaS – Infrastructure as a Service): O recurso fornecido ao consumidor é provisionar processamento, armazenamento, comunicação de rede e outros recursos de computação fundamentais nos quais o consumidor pode instalar e executar softwares em geral, incluindo sistemas operacionais e aplicativos. O consumidor não gerencia nem controla a infraestrutura na nuvem subjacente mas tem controle sobre os sistemas operacionais, armazenamento, e aplicativos instalados, e possivelmente um controle limitado de alguns componentes de rede (como firewalls).
Fonte: NIST
GAB C
-
Gabarito: CORRETO
O que a instituição busca é o que chamamos de computação em nuvem, ou infraestrutura como serviço que é uma estrutura de servidores que serão acessados através da Internet e consumida como serviço.
De forma geral, um fornecedor fornece aos clientes acesso 'pré-pago' a armazenamento, rede, servidores e outros recursos de computação na nuvem. E a empresa fica responsável por fazer a gestão do sistema operacional, middleware e aplicativos.
Já a solução Saas já seriam um conjunto de softwares que estão disponíveis para os usuários pela Internet. Neste caso a empresa não administra ou gerencia a infraestrutura, nem rede, servidores, sistemas operacionais, armazenamento, etc.
Assim, a questão está CORRETA.
Fonte:
https://www.ibm.com/cloud/learn/iaas-paas-saas
http://www.geniltodallo.com.br/?p=274
(TECCONCURSOS)
-
Realmente um serviço de PaaS seria mais cabível para um sentido de "Custo x Benefício."
Entretanto o questionamento é entre IaaS ou SaaS. O usuário não irá gerenciar/desfrutar de todos os recursos de uma IaaS disponíveis, porém uma SaaS não atende todas as exigencias necessárias.
Proxpera!
-
A própria questão se responde, veja só:
PROVEDOR DE SERVÇOS de computação em nuvem gerenciar a infraestrutura = IaaS (infraestrutura como serviço)
INSTITUIÇÃO (empresa contratante) se encarregará de gerenciar o sistema operacional, middleware e aplicativos = SaaS (software como serviço).
....................................................................................................................................................................................................
Acrescentando, o que é um middleware?
O middleware é o software que se encontra entre o sistema operacional e os aplicativos nele executados. Funcionando de forma essencial como uma camada oculta de tradução, o middleware permite a comunicação e o gerenciamento de dados para aplicativos distribuídos
Fonte: https://azure.microsoft.com/pt-br/overview/what-is-middleware/
-
Abra esta imagem: https://blog.trendmicro.com.br/wp-content/uploads/2019/12/Cloud-Service-Models-Comparison-01-Traduzido-1024x1024.png
E depois volte para a questão
O que é um middleware? Olha meu comentário ae: q1617426
-
Como a instituição não quer contratar o software, mas somente a infraestrutura, então o mais adequado e com melhor custo benefício é contratar somente a Infraestrutura as a Service (IaaS).
Gabarito: Certo.
-
Gerenciar sistema operacional é somente a IaaS
-
Uma instituição privada tem como requisito a contratação de infraestrutura em nuvem provisionada, de modo que nesta cada recurso seja oferecido como um componente de serviço separado, cabendo ao provedor de serviços de computação em nuvem gerenciar a infraestrutura, enquanto a instituição se encarregará de gerenciar o sistema operacional, middleware e aplicativos. Assertiva: Nesse caso, é mais indicada a aquisição de uma solução de IaaS (infraestrutura como serviço) que uma solução SaaS (software como serviço).
agregando
estrutura provisionada senhores, é aquela dedicada, feita para uma pessoa específica.
ex aleatório:
a Apple vende seus Iphones, chego pra ela e falo: quero uma criação de um de seus modelos, mas exclusiva às minhas necessidades, ou do meu grupinho.
-
Em um serviço do tipo IaaS, o provedor deve fornecer recursos com flexibilidade, efetividade, escalabilidade, elasticidade e segurança.
A infraestrutura como serviço (IaaS) é uma infraestrutura de TI completa consumida como serviço. Cada usuário acessa uma parte de um pool consolidado de recursos agrupados para criar e usar sua própria infraestrutura de computação, conforme necessário.