SóProvas


ID
2613859
Banca
SELECON
Órgão
Prefeitura de Cuiabá - MT
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em A formação social da mente e desenvolvimento de processos psicológicos superiores (1988), Vygotsky confere à imitação um sentido diferente daquele conferido por outros autores do desenvolvimento. Tal diferença para outros autores se dá porque, para Vygotsky, a imitação:

Alternativas
Comentários
  • d) está no nível de desenvolvimento do sujeito

  • Em "A Formação Social da Mente" (P. 59)   "Pensa-se na imitação e no aprendizado como processos puramente mecânicos.

    recentemente, no entanto, psicólogos têm demonstrado que uma pessoa só consegue imitar aquilo que está no seu nível de desenvolvimento"

  • Em seu livro “A formação social da mente e desenvolvimento de processos psicológicos superiores", edição de 1988, Vygotsky faz a seguinte afirmação: 
    “Ao avaliar-se o desenvolvimento mental, consideram-se somente aquelas soluções de problemas que as crianças conseguem realizar sem a assistência de outros, sem demonstração e sem o fornecimento de pistas. Pensa-se na imitação e no aprendizado como processos puramente mecânicos. Recentemente, no entanto, psicólogos têm demonstrado que uma pessoa só consegue imitar aquilo que está no seu nível de desenvolvimento."
    Mas para além da memorização do livro, podemos resolver a questão entendo o conceito de imitação proposto pelo autor. 

    Vygotsky propõe a existência de dois níveis de desenvolvimento infantil: o real, que engloba as funções mentais que já estão completamente desenvolvidas, habilidades e conhecimentos adquiridos pela criança, representado pelo que uma criança realiza sozinha; e o proximal, caraterizado por aquilo o que ela conseguiria fazer ou alcançar com a ajuda de um colega ou do próprio professor. A essa distância entre as práticas que uma criança já domina e as atividades nas quais ela ainda depende de ajuda, o autor deu o nome de Zona de Desenvolvimento Proximal. Para Vygotsky, o caminho entre esses dois pontos pode se desenvolver mentalmente por meio da interação e da troca de experiências. E é aqui que entra o mecanismo da imitação. 
    O conceito tornou-se de suma importância para o processo de aprendizagem e a integração de crianças em diferentes níveis de desenvolvimento passou a ser encarada como fator determinante, visto que aquilo que nesse momento a criança só consegue fazer com a ajuda ou imitando alguém, logo mais adiante ela certamente conseguirá fazer sozinha. 
    Assim sendo, as atividades as quais a criança é capaz de imitar localizam-se na zona de desenvolvimento proximal, estando assim, no nível de desenvolvimento do sujeito.
     

    GABARITO: D
  • Este livro nao é um dos melhores para falar sobre vigostki.