Em Diagramas de Colaboração as mensagens enviadas de um objeto para outro são representadas por setas, mostrando o nome da mensagem, parâmetros, e a sequência da mensagem. Diagramas de Colaboração são especialmente indicados para mostrar um fluxo ou situação específica do programa e são um dos melhores tipos de diagrama para rapidamente demonstrar ou explanar um processo na lógica do programa.
Fonte: http://www.diegomacedo.com.br/introducao-a-uml-e-seus-diagramas/
O Diagrama de Colaboração atualmente é denominado Diagrama de Comunicação.
Dois tipos de diagramas podem ser usados para mostrar as interações (mensagens) entre objetos
- Diagramas de Sequência
- Diagramas de Colaboração
Os dois tipos de diagramas são chamados diagramas de interação.
- O objetivo é de mostrar como as pós-condições dos contratos serão realizadas
- O diagrama de sequência é mais simples de usar quando se deseja mostrar apenas as sequências de interações
- O diagrama de colaboração é mais adequado quando se deseja expressar mais detalhes da colaboração entre objetos
Uma das coisas mais difíceis de fazer no projeto de um sistema é a atribuição de responsabilidades a objetos e a consequente colaboração entre objetos
Os diagramas de interação ajudam muito a construir o sistema e uma boa parcela do tempo deve ser dedicado à sua construção
É principalmente aqui que bons princípios de projeto serão usados
Esta seção discute apenas a notação empregada em diagramas de colaboração
Seções subsequentes tratarão da distribuição de responsabilidades entre objetos e apresentar padrões de projeto
http://www.dsc.ufcg.edu.br/~jacques/cursos/apoo/html/proj1/proj4.htm