SóProvas


ID
2629078
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Dado que, dos hábitos racionais com os quais captamos a verdade, alguns são sempre verdadeiros, enquanto outros admitem o falso, como a opinião e o cálculo, enquanto o conhecimento científico e a intuição são sempre verdadeiros, e dado que nenhum outro gênero de conhecimento é mais exato que o conhecimento científico, exceto a intuição, e, por outro lado, os princípios são mais conhecidos que as demonstrações, e dado que todo conhecimento científico constitui-se de maneira argumentativa, não pode haver conhecimento científico dos princípios, e dado que não pode haver nada mais verdadeiro que o conhecimento científico, exceto a intuição, a intuição deve ter por objeto os princípios.

ARISTÓTELES. Segundos analíticos. In: REALE, G. História da filosofia antiga. São Paulo: Loyola, 1994.


Os princípios, base da epistemologia aristotélica, pertencem ao domínio do(a)

Alternativas
Comentários
  • O próprio texto diz que "...que nenhum outro gênero de conhecimento é mais exato que o conhecimento científico, exceto a intuição...". Isso corresponde a letra D.
    Achei confuso esse pensamento pra mim, mas é sempre tendo que seguir o pensamento do autor.

  • " intuição deve ter por objeto os princípios"-.Logo,os princípios pertencem ao domínio da intuição

  • Nessa mesma edição do Enem PPL caiu uma questão sobre Aristóteles acerca da sua inovação quanto ao conceito de Enigma. Da mesma maneira, a resolução era por interpretação de texto, embora a escrita seja um pouco confusa o gabarito irá "traduzir" o que foi explicitado pelo autor.

  • A intuição: é o pensamento do pensamento e, portanto, por mais que não pertença ao âmbito científico, é princípio dos princípios e sustenta o valor da demonstração. Ou seja, segundo Aristóteles, a intuição estaria acima do conhecimento científico, sendo a base primeira do mesmo

  • Dado que, dos hábitos racionais com os quais captamos a verdade, alguns são sempre verdadeiros, enquanto outros admitem o falso, como a opinião e o cálculo, enquanto o conhecimento científico e a intuição são sempre verdadeiros, e dado que nenhum outro gênero de conhecimento é mais exato que o conhecimento científico, exceto a intuição, e, por outro lado, os princípios são mais conhecidos que as demonstrações, e dado que todo conhecimento científico constitui-se de maneira argumentativa, não pode haver conhecimento científico dos princípios, e dado que não pode haver nada mais verdadeiro que o conhecimento científico, exceto a intuição, a intuição deve ter por objeto os princípios.

  • Os gregos são inscriveis! únicos a serem considerados fod** por falarem um monte de grosélia

  • Gente? A resposta literalmente jogada na cara pelo texto kkkkkk

    Não tô reclamando, espero que o ENEM continue assim, mas essa foi surreal

  • Estava na cara que pensei: não pode ser essa e marquei a errada. :v

  • No enunciado tem "a intuição deve ter por objeto os princípios." kkkkkkkk

  • Nunca vi esse pensamento de Aristóteles na teoria. Muitas vezes temos que nos jogar na interpretação de texto. Nesse caso, em específico, fiz até um diagrama para auxiliar.