SóProvas


ID
2636185
Banca
FGV
Órgão
Câmara de Salvador - BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

A classificação de materiais é um procedimento necessário a fim de racionalizar o controle de materiais em estoque. Trata-se de um procedimento de aglutinação de materiais por características semelhantes. Classificar itens de materiais tem o objetivo de prover informação gerencial ao tomador de decisão, tornando possível elencar prioridades e estabelecer rotinas operacionais eficientes.


Um dos atributos de um sistema de classificação de materiais é a Abrangência, que:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

    Abrangência – a classificação deve abordar uma série de características dos materiais, caracterizando-os de forma abrangente. Aspectos físicos, financeiros, contábeis... são todos fundamentais em um sistema de classificação abrangente.

    Fonte: http://www.enap.gov.br/documents/52930/707328/Enap+Didáticos+-+Gestão+de+Materiais.pdf/76d26d48-37af-4b40-baf1-072a8c31236a

  • Gabarito "C"

     

    Devidas correções:

     

     

    A,D- Errada

        Praticidade:

       O sistema deve ser prático, simples e diretoNão precisa de procedimentos complexos.

           Sistemas complexos podem dificultar o sistema de classificação  

     

    C- Gabarito

       Abrangência

       A classificação deve abranger o maior número possível de características dos itens de material.

          Podem ser características físicas, financeiras, contábeis, etc.

     

    E, B- Erradas

       Flexibilidade

      Deve permitir interfaces entre os diversos tipos de classificação, permitir uma comunicação entre eles.                                      De modo que possibilita uma visão ampla dos estoques.

     

     

     

    Qualquer erro, fiquem à vontade para me corrigirem.

    Estamos aqui para aprender.

  • gabarito Letra C

     

    Um sistema de classificação deve possuir determinadas qualidades (ou atributos) que o torne satisfatório. Para Viana (2011), são três os atributos de um bom sistema de classificação:

    Abrangência a classificação deve abordar uma série de características dos materiais, caracterizando-os de forma abrangente. Aspectos físicos, financeiros, contábeis... São todos fundamentais em um sistema de classificação abrangente.

    Flexibilidade segundo Viana (2011), um sistema de classificação flexível é aquele que permite interfaces entre os diversos tipos de classificação, de modo a obter uma visão ampla da gestão de estoques. Enquanto a abrangência tem a ver com as características do material, a flexibilidade refere-se à “comunicação” entre os tipos de classificação, bem como à possibilidade de adaptar e melhorar o sistema de classificação sempre que desejável.

    Praticidade a classificação deve ser simples e direta, sem demandar do gestor procedimentos complexos. Ainda, deve prover informações objetivas.

  • Cuidado com a pegadinha, letra E se trata de Flexibilidade!

  • Para matar quase todas as questôes referentes aos "atributos da classificação de materiais". eu agarântio!!

    Abrangência: Aspectos financeiros, fisicos e contábeis.

    Flexibilidade: Diversos tipos de classificação.

    Praticidade: Prático, Simples.

    "FAP". Simples Assim.

  • Nas diversas organizações, sejam elas púb ou não, os materiais são classificados segundo os mais diversos critérios. Viana nos traz a seguinte conceituação: A classificação é o processo de aglutinação de materiais por características semelhantes.

     

    Para Viana, são três os atributos (qualidades) de um bom sistema de classificação:

    Abrangência - a classificação deve abordar uma série de característica dos materiais, caracterizando-os de forma abrangente. Aspectos físicos, financeiros, contábeis... são todos fundamentais em um sistema de classificação abrangente.

     

  • Um sistema de classificação de materiais, para que seja eficiente, deve conter três atributos:

    1 - Abrangência: a abrangência significa que a classificação dos materiais deve ser ABRANGENTE, no sentido de informar o máximo possível sobre os materiais. Por exemplo, informar suas características físicas, financeiras, contábeis, etc.

     

    2 - Flexibilidade: a classificação deve ser flexível no sentido de poder estabelecer relações entre os diversos tipos de classificação. Por exemplo, se eu classifico os itens de acordo com a criticidade, para ser flexível, essa classificação deve poder estabelecer relações com outras classificações.

     

    3 - Praticidade: a classificação deve ser prática, no sentido de evitar ser um procedimento complexo. A classificação deve ser simples e objetiva.

    -----
    Thiago

  • -> Praticidade --------> A classificação deve ser simples e direta, nada de complexidade. 

     -> Abrangência ------> Deve abordar uma série de características dos itens, de modo a melhor classificá-lo. Deve considerar aspectos físicos, financeiros e contábeis, apresentando diversas facetas de um item de material. 

     -> Flexibilidade ------> Deve permitir interfaces entre os diversos sistemas de classificação de materiais. De modo a apresentar uma visão ampla da gestão de estoque. 

  • Resumindo os conceitos dos atributos:

    Abrangência: diversas características dos materiais incluídas na sua classificação, representando-o em todas as suas dimensões.

    Flexibilidade: permite a contínua adaptação e melhoria do sistema de classificação, para que a organização o utilize da melhor forma possível.

    Praticidade: prático, simples e direto, não exigindo procedimentos complexos ou gasto de tempo excessivo pelo gestor da organização.

    Pai da Teoria = Viana, 2013

  • Atributos de um bom sistema de classificação de materiais (FAP):

    • Flexibilidade - a classificação é flexível a depender dos critérios utilizados, precisa conviver em harmonia. Permite a adaptação e melhoria do sistema de classificação.
    • Abrangência - diversas características dos materiais devem ser incluídas na classificação, como aspectos físicos, financeiros, contábeis.
    • Praticidade - Deve ser prático, simples e direto, não exigindo procedimentos complexos, ou gastos de tempo excessivo pelo gestor e pela organização.

  • Atributos da Adm. de Materiais

    >> Abrangência: esse atributo busca abordar as características dos materiais (físicas, financeiras, contábeis), caracterizando-os de forma abrangente.

    >> Flexibilidade: para Viana (2011), um sistema flexível é aquele que possibilita a interfaces entre os diversos tipos de classificação, de modo a obter uma visão ampla da gestão de estoques.

    >> Praticidade: busca tornar a classificação dos materiais simples e direta, não demandando do gestor a adoção de procedimentos complexos.

    Gabarito: Letra C

  • ABRANGÊNCIA - A abrangência deve permitir que a classificação possa incluir um vasto número de diferentes

    tipos de materiais, englobando uma grande variedade de características como peso, forma, dimensão, custos, etc. Isso permite que ela seja abrangente o suficiente para representar todos os tipos de materiais em suas mais variadas dimensões.

    FLEXIBILIDADE - A flexibilidade deve proporcionar uma visão global do estoque e, especialmente, o terrelacionamento

    entre as diversas classificações. Dessa forma a classificação deve ser sempre maleável e adaptável, podendo se adequar à realidade da organização e facilitando a comunicação entre os diferentes tipos adotados.

    PRATICIDADE - Por último, a praticidade exige simplicidade da classificação. Não deve exigir do classificados julgamentos subjetivos ou complexos. Deve ser simples e direta.

    LETRA C

  • Pense numa materiazinha que não se escapa nada, toda matéria tem alguma coisa que se salva, que é interessante e dá um certo gosto de estudar, mas administração de materiais é um porre, altamente desinteressante e uma verdadeira ilusão, pq praticamente tudo que ela aborda só existe na teoria, se fossem colocadas em prática era tanta burocracia que empresa nenhuma sairia do lugar.