SóProvas


ID
2641609
Banca
COMPERVE
Órgão
SESAP-RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O Acidente Vascular Cerebral (AVC) ou encefálico é a doença que mais mata os brasileiros e a principal causa de incapacidade no mundo. Apesar de atingir com mais frequência indivíduos acima de 60 anos, o AVC pode ocorrer em qualquer idade. Sobre o AVC, analise as afirmativas a seguir.


I Entre os fatores de maior risco para o AVC, estão o sexo feminino, a raça branca e o uso de anticoncepcional.

II O AVC infantil pode ocorrer em lactentes, crianças e mesmo antes do nascimento.

III Os sinais de alerta mais comuns de um AVC incluem a assimetria da face, a fraqueza em um dos braços ou perna, a dificuldade de fala ou a dor de cabeça súbita.

IV Se houver rapidez no atendimento do AVC, o medicamento que dissolve o coágulo, no AVC isquêmico, pode ser dado aos pacientes até 6 horas do início dos sintomas , o que pode reduzir a probabilidade de sequelas.


Dentre as afirmativas, estão corretas

Alternativas
Comentários
  • Fatores de risco para o AVC


    Fator de risco é aquele que pode facilitar a ocorrência de AVC (derrame). O manejo adequado dos fatores de risco diminui a probabilidade de uma pessoa ter um AVC, aumentando o tempo e a qualidade de vida.

     

    Os principais fatores de risco para AVC são:

     

    1. ALCOOL E DROGAS

    2. ANTICONCEPCIONAL

    3. COLESTEROL

    4. DOENÇAS DO CORAÇÃO

    5. DIABETES

    6. HIPERTENSÃO ARTERIAL

    7. HISTÓRIA DE DOENÇA VASCULAR PRÉVIA

    8. IDADE E SEXO

    9. TABAGISMO

     

    http://www.redebrasilavc.org.br/para-pacientes-e-falimiares/fatores-de-risco/

     

    "DESCANSE NA FIDELIDADE DE DEUS, ELE NUNCA FALHA."

     

  • I - Pessoas do sexo masculino e a raça negra exibem maior tendência ao desenvolvimento de AVC.
    - ANTICONCEPCIONAL
    O uso de pílulas anticoncepcionais pode favorecer o surgimento de AVC, principalmente em mulheres fumantes, ou com hipertensão arterial, ou com enxaqueca. 

     

    II - AVC PODE ACONTECER EM QUALQUER IDADE AVC Infantil pode ocorrer em lactentes, crianças e mesmo antes do nascimento


    IV - Se houver rapidez no atendimento do AVC, até 4,5 horas do início dos sintomas um medicamento que dissolve o coágulo pode ser dado aos pacientes com AVC isquêmico, o tipo mais comum de AVC, diminuindo a chance de sequelas.

     

    FONTE:

    http://www.sbdcv.org.br/publica_avc.asp

    http://iapediatricstroke.org/Portuguese.pdf

  • Entre os fatores de maior risco para o AVC, estão o sexo masculino, a raça negra e o uso de anticoncepcional. A primeira afirmativa está errada.

    O AVC é uma doença mais rara na criança do que no adulto, O AVC pode ocorrer em qualquer idade, pode ocorrer em lactentes, crianças e mesmo antes do nascimento. A segunda afirmativa está correta.

    O sinal mais comum de um Acidente Vascular Encefálico - AVE , o qual ocorre com maior frequência na fase adulta, é a fraqueza repentina ou dormência da face, braço e/ou perna, geralmente em um lado do corpo. Outros sinais frequentes incluem: confusão mental, alteração cognitiva, dificuldade para falar ou compreender, engolir, enxergar com um ou ambos os olhos e caminhar; distúrbios auditivos; tontura, perda de equilíbrio e/ou coordenação; dor de cabeça intensa, sem causa conhecida; diminuição ou perda de consciência. Portanto a terceira afirmativa está correta.

    O tratamento fibrinolítico deve ser considerado para qualquer paciente com AVE isquêmico. Os pacientes elegíveis para trombólise intravenosa são os que apresentam início de sintomas há menos de 4,5 horas, déficits neurológicos moderados a graves e ausência de qualquer uma das contraindicações a esse tratamento. A última afirmativa está errada.


    Gabarito do Professor: Letra B


    Bibliografia

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Especializada. Manual de rotinas para atenção ao AVC / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Especializada. – Brasília : Editora do Ministério da Saúde, 2013.

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Diretrizes de atenção à reabilitação da pessoa com acidente vascular cerebral / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. – Brasília : Ministério da Saúde, 2013.

    Barros AC, Diniz AF, Brandão AHF, et al. Acidente vascular encefálico: relato de caso e revisão da abordagem inicial. Rev Med Minas Gerais.  19(4 Supl 3): S107-S110, 2009.


  • O trombolitico utilizado até as 4,5 horas é o TPA= Ativador de plasminogênio tecidual.