SóProvas


ID
2644564
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

As sociedades africanas passaram por profundas transformações entre os séculos XIX e XX, sobretudo em consequência de dois fenômenos: o colonialismo e a descolonização. A respeito das rupturas e das transformações ocorridas nas sociedades africanas nesse período, julgue o seguinte item.


O processo de implementação do colonialismo na África se deu de forma homogênea, tendo sido definido consensualmente na Conferência de Berlim pelas potências europeias.

Alternativas
Comentários
  • Errado. Primeiro que o colonialismo não foi igual em todos os locais do continente. Não é á toa que houve bastante resistência. Em alguns locais fizeram alianças com líderes, em outros travaram combates. Muito se fala que a conferência de Berlim foi o marco inicial da "corrida para a África". Em muitos autores (Ki-Zerbo, Bittencourt), verificamos que a conferência não tinha esse propósito de definir as conquistas, mas apenas definir a exploração da bacia do Congo e implementar organização para futuras entradas no território africano. É importante notar que os europeus já estavam no continente africano muito antes do século XIX, Portugal e Inglaterra já tinham entrepostos nas áreas litorâneas.

  • GAB: ERRADO

    Com certeza tal homogeneidade não ocorreu. O território africano era dividido pelas potencias pioneiras como Holanda,França, bélgica... E os alemães para terem direito a tal parte do território forçaram uma nova divisão dessas terras através da conferencia de BERLIM e ainda assim receberam menor quantidade de terras que as outras potencias pioneiras tinham.