Geralmente, ocorrem erros de vários tipos numa mesma medição. Estes erros podem ser agrupados em dois grandes grupos que são: os erros sistemáticose erros estatísticos (ou aleatórios).
a) Erro sistemático : podem ser de vários tipos como:
Erro sistemático instrumental : erro que resulta da calibração do instrumento de medição.
Erro sistemático ambiental : erro devido a efeitos do ambiente sobre a experiência. Fatores ambientais como temperatura, pressão, umidade e outros podem introduzir erros no resultado de medição.
Erro sistemático observacional : erro devido a pequenas falhas de procedimentos ou limitações do observador. Por exemplo o efeito de paralaxe na leitura de escalas de instrumentos.
b) Erro estatístico ou erro aleatório :
Resultam de variações aleatórias nas medições, provenientes de fatores que não podem ser controlados ou que, por algum motivo, não foram controlados. Por exemplo, na medição de massa com balança, correntes de ar ou vibrações (fatores aleatórios ) podem introduzir erros estatísticos na medição.
Fonte: http://www.fis.ita.br/labfis24/erros/errostextos/erros2.htm
O Erro Sistemático é a parcela previsível do erro correspondente erro médio. O erro sistemático não pode ser eliminado, podendo ser reduzido e/ou corrigido.
Por outro lado o erro aleatório é a parcela imprevisível do erro e se se origina de variações temporais ou espaciais. Diferente do erro sistemático, o erro aleatório não pode ser eliminado nem corrigido, mas geralmente reduzido.
Fonte: https://accmetrologia.com.br/erros-aleatorios-e-sistematico-o-que-e-isso/#:~:text=O%20Erro%20Sistem%C3%A1tico%20%C3%A9%20a,de%20varia%C3%A7%C3%B5es%20temporais%20ou%20espaciais.