SóProvas


ID
2660080
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

A gerência de memória de um sistema operacional, dentre outras funções, define a política que será utilizada para escolher a região da memória que um processo ocupará ao ser carregado para execução.


O processo de alocação e liberação das regiões da memória, dependendo da política escolhida, pode ocasionar situações em que pequenas regiões livres nos espaços entre regiões alocadas a outros processos se tornem difíceis de ser utilizadas, pois seu tamanho não comporta facilmente outros processos, configurando um fenômeno conhecido como

Alternativas
Comentários
  • a) fragmentação: "pequenas regiões livres nos espaços entre regiões alocadas a outros processos"

    b) interrupção: pode ocorrer de diversas maneiros tendo dois tipos básicos: externas e internas. As interrupções, em geral, irão interromper o processo normal de execução de um programa para "rodar" um trecho de códido de alta prioridade. 

    c) deadlock: devido a uma determinada política de escalocamento, os processos ficam travados e ninguém consegue ter a posse do processador.

    d) starvation: devido a uma determinada política de escalonamento, um processo pode nunca ter a posse do processador. Isso irá "matá-lo de fome".

    e) troca de contextos: quando há a substituição de um processo por outro para ser executado.

  • Fragmentação!  (RESUMINDO)

    Que pode ser dividida em:

    Interna: Quando utilizada paginação -> Espaço que sobra dentro da moldura de página (quando o processo é menor que a moldura de página).

    Externa: Quando utilizada segmentação -> Espaços que sobram entre os segmentos, gerando, assim, espaços inutilizáveis.