SóProvas


ID
266737
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Com relação às variações de quantidade e qualidade em itens
patrimoniais de uma entidade e sua representação na contabilidade,
julgue os próximos itens.

O método das partidas dobradas pressupõe que toda variação negativa em bens e direitos será representada por um crédito em contas patrimoniais ativas, em contrapartida a débito de mesmo valor em uma ou mais contas patrimoniais ou de resultado.

Alternativas
Comentários
  • corretíssima!
    Quem já estudou ou estuda Contabilidade sabe o princípio básico é manter o equilíbrio entre as contas contábeis: cada valor de débito corresponde a um mesmo valor de crédito. O método das partidas dobradas foi criado por Lucca Faccioli, um monge que viveu na Europa, durante a Idade Média. Segundo historiadores, Lucca Faccioli teria aprendido este método com povos do oriente, com quem teve contato.

    As partidas dobradas são simples, como escrito acima cada crédito corresponderá a um débito, ambos com o mesmo valor. Débito e crédito se opõem, é como se estivéssemos retirando recursos de uma conta, os repassando a outra. Vamos exemplificar: suponhamos que uma empresa possua $ 1000 em caixa. A primeira transação que a empresa fará é a compra de um microcomputador, avaliado em $ 500. No ato da compra, o sistema contábil da empresa registrará desta forma:

    D-Equipamentos de informática - microcomputador
    C-Bancos Conta de Movimento 500,00

    Agora a empresa não mais possui os $ 1000 em caixa. No entanto, seu patrimônio total continua sendo de $ 1000 – não estamos aqui considerando a depreciação –, porque possui $ 500 em caixa e um microcomputador avaliado em $ 500.
    até mais!
    ;)
  • Corrigindo o colega acima.
      não necessariamente um débito corresponderá a um crédito no mesmo valor, pode acontecer de um débito corresponder a um os mais créditos. é o que se chama de lançamento em formulas
       Primeira formula =  1 Débito e 1 Crédito
       Segunda formula = 1 Débito e 2 ou mais créditos
       Terceira formula =   2 Débitos e 1 crédito
       Quarta formula = 2  Débitos e 2 ou mais créditos
  • Para mim, há uma imperfeição na questão. Raciocinem comigo:
    "Uma variação negativa em bens e direitos sererá representada por crédito em contas patrimoniais ATIVAS", até então, tudo certo.
    " em contrapartida a débito de mesmo valor em uma ou mais contas patrimoniais.....Ao meu ver, aqui está o erro na omissão do termo "contas patrimoniais PASSIVAS", pois neste caso eu também poderia inferir que poderia haver um débito em contas patrimoniais Ativas, o que ensejaria apenas em uma MUTAÇÃO.



  • Não concordo!  O método das partidas dobradas diz que A essência deste método, é que o registro de qualquer operação implica que um débito em uma ou mais contas deve corresponder um crédito equivalente, em uma ou mais contas, de forma que a soma dos valores debitados seja sempre igual a soma dos valores creditados.  Não menciona portanto sobre se as contas são patrimoniais ativas ou de resultado.
  • Pessoal, nesta questão é só se lembrar da depreciação que vocês encontram a resposta.
  • Entendendo a questão...


    1° trecho: "O método das partidas dobradas pressupõe que toda variação negativa em bens e direitos será representada por um crédito em contas patrimoniais ativas"


    Neste trecho a questão refere-se, por exemplo,  a determinada compra ou pagamento de despesas que irá variar negativamente o Ativo, saindo recursos do ativo, neste caso variando a crédito essas contas patrimoniais ativas.  


    2° trecho: "...em contrapartida a débito de mesmo valor em uma ou mais contas patrimoniais ou de resultado"


    Significando dizer que simultaneamente a diminuição do ativo (dito no trecho anterior), terá uma contrapartida do mesmo valor em contas patrimoniais ou de resultado. Ou seja, se eu compro um bem estou diminuindo meu ativo (crédito) e ao mesmo tempo está me gerando um débito de igual valor em conta patrimonial. Ou então, estou pagando uma despesa, diminuindo o meu ativo (crédito) e gerando um débito de igual valor em conta (s) de resultado



    Ex.:

    Compra de Mercadorias (Variação Patrimonial)

    D - Mercadorias -------- 10.000

    C - Caixa ou BCM------ 10.000


    Pagamento de uma despesa (Variação de Resultado)


    D - Despesa de Salários ------- 5.000

    C - Caixa ou BCM ---------------- 5.000


    Para concluir, havendo essas transações, estaremos realizando exatamente o que pressupõe o Método das Partidas Dobradas de Luca Pacioli: Para um ou mais débitos, teremos um ou mais créditos de igual valor. 

  • Pessoal, não sou da área da contabilidade, mas acredito que NEM TODA variação negativa nos bens e direitos ocorrerá conforme proposto no enunciado.

    Por exemplo, recebimento de uma duplicata atrasada em que é cobrado juros do cliente. O lançamento seria:

     

    D - Caixa (Ativo)

    C - Duplicatas a receber (Ativo)

    C - Receita de juros (Resultado)

     

    Neste caso, em particular, houve o crédto em duas contas (patrimonial e de resultado) e o débito uma de resultado, evidenciando que NEM TODA variação negativa de ativo ocorrerá conforme o enunciado., ao contrário do que afirma a questão.

     

    Portando, gabarito ERRADO

     

     

  • Rodrigo,

    O teu lançamento está correto, porém ele é uma variação positiva. Veja que se você inverter o conceito do enunciado você terá a mesma assertiva como sendo correta!

  • Linda!

    O método das partidas dobradas diz que para cada débito tem de haver pelo menos 1 crédito correspondente e vice e versa.

    A soma dos débitos e créditos devem ser iguais.

  • Pelo método das partidas dobradas, se houver 3 contas a crédito, obrigatoriamente deverá 

    haver 3 contas a débito.

    Certo ou errado ?

  • Gabarito: Certo

    Método das Partidas Dobradas determina que para cada lançamento a débito em uma conta deve haver um lançamento correspondente a crédito em outra conta. Ou seja, não pode haver um valor credor sem um valor devedor correspondente.

  • GABARITO CORRETO

    Método das Partidas Dobradas (veneziano): A todo o débito corresponde um ou mais créditos, sendo que o total de débito é exatamente igual ao total de crédito.

    Débito = aplicação.

    Crédito = origem.

    FONTE: Prof. Gilmar Possati

    "Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço".

  • Quando o examinador diz que a contrapartida do crédito em contas patrimoniais ativas pode ser um débito de mesmo valor em uma ou mais contas patrimoniais, ele torna a questão errada, pois ele engloba o ativo. Veja, um débito em estoques (AC) e um crédito em caixa (AC) não gera variação negativa em bens e direitos, e sim uma mera permutação entre bens e direitos. O certo seria "contrapartida a débito de mesmo valor em contas do passivo, PL ou resultado".

  • No meu ponto de vista, onde gabarito ERRADO, é que diz que as contas patrimoniais ou de Resultado (receitas e despesas) terá variação negativa se forem debitadas, mas se eu débito em despesas, ela terá variação positiva (aumentada).

    Para essa questão ficar correta, ela deveria especificar quais contas de resultado ou patrimoniais seriam essas.

  • O método das partidas dobradas diz que para cada débito tem de a ver o pelo menos 1 crédito correspondente .

     

    O método das partidas dobradas pressupõe que toda variação negativa em bens e direitos será representada por um crédito em contas patrimoniais ativas, em contrapartida a débito de mesmo valor em uma ou mais contas patrimoniais ou de resultado.

     

    EX: uma despesa antecipada de 100$

     

    D- despesa antecipada (conta patrimonial do ATIVO) -100$

    C- caixa - 100$

    Nesse momento estou creditando uma conta do ativo (conta caixa) e fazendo um débito(contrapartida) em uma outra conta patrimonial no mesmo valor.

     

    Apropriação da

    D- despesa (conta de Resultado) - 100$

    C- depreciação antecipada ( conta patrimonial) -100$

     

    Estou creditando, ou seja, baixando a conta despesa antecipada (patrimonial do ativo) e realizando um Débito na conta de despesa (conta de resultado).

     

    Espero que ajude a entender.

     

    Qualquer erro, notifique !!!!

  • CERTO

    Episódio 1 da Temporada 2021. Enfeitando o pavão pra fazer o concurseiro de bobo.

    Resumo da questão:

    Método das partidas dobradas:

    • A soma dos débitos é sempre igual a soma dos créditos
    • Um ou mais débitos numa ou mais contas deve corresponder a um ou mais créditos de valor equivalente em uma ou mais contas
    • O total do ativo será sempre igual à soma do passivo exigível com o PL
  • "O método das partidas dobradas pressupõe que toda variação negativa em bens e direitos será representada por um crédito em contas patrimoniais ativas, em contrapartida a débito de mesmo valor em uma ou mais contas patrimoniais ou de resultado"

    Essa questão está ERRADA!

    NO MÍNIMO DEVERIA TER SIDO ANULADA, A REDAÇÃO PREJUDICA O JULGAMENTO OBJETIVO DO ITEM.

    Alguém pode dizer como posso creditar uma conta do ativo e debitar duas contas de resultado (despesa, nesse caso)?

  • Partidas dobradas: Representa o princípio basilar da contabilidade.

    Estabelece que para toda aplicação de recurso deve ter uma origem.

    Para identificar débitos (aplicação) e créditos (origem) nos registros é normal fazer estas duas perguntas:

    • Quem (qual conta) recebeu? Esta é a APLICAÇÃO e será debitada.

    • Quem (qual conta) entregou? Esta é a ORIGEM e será credita. 

  • Colegas, um dúvida: a palavra "toda" não torna incorreta a questão? Lembrei das contas retificadoras do ativo, que aumentam a débito e diminuem a débito...

    Alguém pode me esclarecer?

    O método das partidas dobradas pressupõe que toda variação negativa em bens e direitos será representada por um crédito em contas patrimoniais ativas, em contrapartida a débito de mesmo valor em uma ou mais contas patrimoniais ou de resultado.

  • MÉTODO DAS PARTIDAS DOBRADAS.

    • SURGIU EM 1914 COM O OBJETIVO DE CONTROLAR OS COMPONENTES PATRIMONIAIS, BEM COMO AS SUAS VARIAÇÕES.

    POR ESSE MÉTODO, PARA TODA APLICAÇÃO NO PATRIMÔNIO EXISTE UMA ORIGEM DO VALOR IGUAL.

    • O ATIVO É IGUAL AO PASSIVO MAIS O PATRIMÔNIO LÍQUIDO.

    A = P + PL

    • O TOTAL DO SALDO DEVEDOR É SEMPRE IGUAL AO TOTAL DO SALDO DEVEDOR

    TOTAL DEVEDOR = TOTAL CREDOR.

    • TEM COMO ESSÊNCIA QUE UM OU MAIS DÉBITOS EM UMA OU MAIS CONTAS DEVE OCORRER JUNTO COM UM OU MAIS CRÉDITOS EQUIVALENTES EM UMA OU MAIS CONTAS.

    DE MODO QUE OS VALORES TOTAIS DOS DÉBITOS E CRÉDITOS REGISTRADOS TENHAM IGUAL VALOR.

    • O PATRIMÔNIO FUNDAMENTAL DO MÉTODO SURGIU PARA AUXILIAR NA ESCRITURAÇÃO DOS LIVROS CONTÁBEIS.

    INDICA QUE NÃO HÁ DÉBITO SEM QUE HAJA UM CRÉDITO CORRESPONDENTE.