-
A TIR é a taxa que traz o VPL a zero. Dessa forma, taxas superiores à TIR gerarão VPL < 0, causando a não aceitação do projeto.
Na minha opinião, a questão está certa.
-
VALOR PRESENTE LÍQUIDO
- Este metodo esta baseado em uma taxa minima de retorno assumida. Idealmente, esta taxa deveria ser a taxa media do custo de capital para a firma.
Fonte- FIGUEIREDO, Sandra, CAGGIANO, Paulo Cesar. Controladoria,Teoria e Pratica. 4a edicao. Sao Paulo. Atlas,2008. Pg 80
-
Taxa Mínima de Atratividade (TMA)
-
GABARITO: ERRADO
-
A Taxa
Interna de Retorno – TIR, dentre várias definições, pode ser considerada a taxa
que iguala a zero a diferença entre o valor presente dos fluxos de entrada de
caixa e o investimento inicial, fazendo com que o projeto não tenha lucro, ou
seja, o Valor Presente Líquido é igual a zero. Consequentemente, a afirmação da
questão está incorreta, já que a taxa interna de retorno é utilizada no cálculo
do valor presente líquido para determinar o ponto em que o VPL = 0.
Gabarito:
ERRADO.
-
A TIR não é usada no cálculo do VPL, mas sim a TMA. A TIR é o valor que faz o VPL ser igual a 0. A partir do VPL é que se calcula a TIR, e não o contrário. Lembrando que o cálculo do VPL é feito usando a TMA da Empresa.
A TMA (taxa mínima de Atratividade) é que é usada para calcular o VPL. Com o VPL se encontra a TIR.
Se TMA for menor que a TIR, o projeto é viável.
https://www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/647918
-
VPL => Usa-se a taxa de atratividade.
-
CESPE é foda. Se TIR não pode ser usado não é usada para verificar a viabilidade de projetos, então avise isso pra todos os Gerentes Financeiros de Projeto. A TIR não pode ser usada sozinha! Pois ela é sempre comparável. Mas daí a dizer que não pode ser usada. Sem dúvida a banca mais lixo que tem.
-
ERRADO
Há dois critérios básicos de análise de investimentos que são:
- Critério do Valor Presente Líquido (VPL) ou Valor Atual.
- Critério da Taxa Interna de Retorno (TIR).
Esses critérios levam em consideração a taxa mínima de atratividade (TMA). É taxa mínima que o investidor se propõe a ganhar quando faz um investimento, o qual representa o custo de oportunidade do capital.
-----------
Não existe um cálculo para determinar o valor da TMA. Pode ser que eu, Fernanda, só tope entrar em um negócio se o rendimento for de 15% ao ano. Esta é a minha taxa mínima de atratividade. Pode ser que você só tope entrar em um negócio se o rendimento for de 20% ao ano. Esta será a sua TMA.
Professor: Guilherme Neves, Estratégia Concursos.
-
GABARITO: ERRADO
Fonte: Prof. Guilherme Neves - Estratégia
No método do Valor Presente Líquido (VPL), utilizaremos a Taxa Mínima de Atratividade (TMA) para efetuar o transporte dos valores.
Quanto maior o valor presente, melhor é o projeto. Caso existam duas ou mais formas de investimento, será escolhida aquela que possuir o maior valor presente líquido.
No caso de haver apenas uma alternativa para o projeto, o VPL de seu fluxo de caixa indicará se o projeto é viável, inviável ou indiferente.
VPL > 0, viável.
VPL < 0, inviável.
VPL = 0, indiferente.
-
OBJETIVO DA TIR, TONAR O VPL = 0
-
Penso que o gabarito deveria estar correto.
A TMA e a TIR não são excludentes na avaliação de um investimento. É a partir da TIR = 0 que se verifica a aceitabilidade de um investimento. Assim,
- TIR maior do que a TMA o investimento é atrativo.
- TIR igual à TMA o investimento não seria bom e nem ruim, pois renderia a mesma coisa que uma taxa mínima livre de risco.
- TIR menor do que a TMA o investimento não seria atrativo, pois sua rentabilidade é inferior a um investimento livre de risco.
Fonte: https: //ucj.com.br/blog/tma-e-tir/
-
Errada.
O cálculo do VPL é feito atualizando todo o fluxo de caixa de um investimento para o valor de hoje, utilizando uma taxa de desconto no cálculo conhecida como Taxa Mínima de Atratividade (TMA).
https://www.dicionariofinanceiro.com/valor-presente-liquido