-
Narração: Sua principal característica é contar uma história, real ou não, geralmente situada em um tempo e espaço, com personagens, foco narrativo, clímax, desfecho, entre outros elementos. Os gêneros que se apropriam da estrutura narrativa são: contos, crônicas, fábulas, romance, biografias etc.
Dissertação: Tipo de texto opinativo em que ideias são desenvolvidas por meio de estratégias argumentativas. Sua maior finalidade é conquistar a adesão do leitor aos argumentos apresentados. Os gêneros que se apropriam da estrutura dissertativa são: ensaio, carta argumentativa, dissertação, editorial etc.
Descrição: Têm por objetivo descrever objetiva ou subjetivamente coisas, pessoas ou situações. Os gêneros que se apropriam da estrutura descritiva são: laudo, relatório, ata, guia de viagem etc. Também podem ser encontrados em textos literários por meio da descrição subjetiva.
Injunção: São textos que apresentam a finalidade de instruir e orientar o leitor, utilizando verbos no imperativo, no infinitivo ou presente do indicativo, sempre indeterminando o sujeito. Os gêneros que se apropriam da estrutura injuntiva são: manual de instruções, receitas culinárias, bulas, regulamentos, editais, códigos, leis etc.
Exposição: O texto expositivo tem por finalidade apresentar informações sobre um objeto ou fato específico, enumerando suas características por meio de uma linguagem clara e concisa. Os gêneros que se apropriam da estrutura expositiva são: reportagem, resumo, fichamento, artigo científico, seminário etc.
Fonte: https://portugues.uol.com.br/redacao/tipos-textuais.html
-
A diferença entre uma dissertação argumentativa e expositiva reside no fato de que a primeira objetiva o convencimento do leitor, enquanto a última objetiva a simples exposição de dados/fatos.
-
Dissertativo-expositivo
Gabarito letra e)
-
pq nao seria a letra c? qual a diferença? agradeço se alguém puder me ajudar rs essa não entendi
-
Descritivo: Um texto descritivo é rico em adjetivos que transmitem ou descrevem imagens por meio da percepção das sensações (tato, olfato, visão, paladar e audição) do emissor.
Dissertativo expositivo: Um texto dissertativo expositivo tem a função de expor determinada ideia utilizando recursos de definição, informação.
FONTE: https://www.figuradelinguagem.com/gramatica/generos-textuais/
-
É um texto dissertativo expositivo.
como pediu a tipologia marquei dissertação.
ainda estou na dúvida
-
Sei que minha opinião não importa à banca nem a muitos dos senhores, mas entendi, ao resolver a questão, que queriam a Tipologia Textual, sendo incabível marcar a opção dada como gabarito, visto ser esta um gênero da espécie Dissertativa.
Se puderem comentar...
-
Segundo o Fernando Pestana a dissertação expositiva é um tipo de texto (tipologia) pagina 968 do livro A gramática para Concursos Públicos 3 edição.
Tipologia textual: trata da forma como um texto se apresenta e se organiza e são 5 tipos: narrativo; descritivo; dissertativo; injuntivo e dialogal. Sendo que o dissertativo pode ser expositivo (expõe fatos) ou argumentativo (opinião/argumentos).
Por outro lado o gênero textual se refere a forma como a tipologia será apresentada, como por exemplo: crônicas; cartas; reportagem; charge etc.
Acho que é isso, aberta para correções.
-
Não concordo com o Gabarito. Responde C nas duas vezes que fiz a questão. Não marquei Injuntivo pois os verbos não estão no Imperativo, como eu havia aprendido com o Prof Pablo Jamilk.
-
Reparem que o texto todo está entre aspas, não é do Autor e sim uma fala.
Expositivo, seria dissertativo caso ele estivesse completo, no entanto o texto todo é uma citação.
Bons estudos tropa