-
É o Benchmark.
Gabarito:ERRADO.
-
melhoria continua é uma técnica de mudança organizacional que acontece de forma incremental, participativa, suave e contínua, atuando no nível operacional e funcionando de baixo para cima na organização.
Fonte: estratégia
-
GAB. ERRRADO!
O ENUNCIADO REFERE-SE AO BENCHMARKING.
Benchmarking é um processo contínuo de comparação dos produtos, serviços e práticas empresarias entre os mais fortes concorrentes ou empresas reconhecidas como líderes.
-
Gente, não tem nada a ver com Benchmarking, pois a questão não cita a comparação entre duas organizações.
Para mim, a questão estava certa. Não consegui identificar o erro. Aguardando mais comentários.
-
A questão refere-se ao conceito de Kaizen! Não tem nada a ver com Benchmarking :S
Kaizen, refere-se a filosofia ou práticas que incidem sobre a melhoria contínua dos processos de manufatura, engenharia, gestão de negócios ou qualquer processo como até mesmo na área da saúde.
-
Quando fala em medição de produtos, medição de serviços, medição de práticas organizacionais, se refere a MEDIÇÃO, ou COMPARAÇÃO de um com o outro.
Benchmarking interno - Análise e comparação dos processos e atividades de órgãos ou filiais diferentes. É comum que empresas grandes tenham setores que executam tarefas e atividades semelhantes. Por exemplo: comparação entre o tempo de entrega da filial de São Paulo e o da filial de Brasília.
Benchmarking competitivo - Análise e comparação do desempenho de empresas que atuam no mesmo segmento, sejam concorrentes diretas ou não. Desta forma, busca-se igualar ou melhorar o desempenho de um concorrente. Podería ser o caso de uma montadora de automóveis analisando o processo de pintura de um concorrente.
Benchmarking genérico - Análise e comparação de processos de qualquer organização independentemente de ser do mesmo ramo ou não, de ser concorrente ou não. Desta forma, um supermercado poderia copiar o processo de entrega de uma drogaria, por exemplo.
-
Benchmarking pode ser definido tecnicamente das seguintes formas:
Processo contínuo de medição de produtos, serviços, atividades e práticas de gestão próprias de uma empresa em relação aos seus concorrentes melhor colocados no mercado ou às empresas reconhecidas pela sua liderança.
Semanário Econômico Portugal
Processo contínuo e sistemático de avaliação de produtos, serviços e processos de trabalho, de organizações que reconhecidamente praticam as melhores técnicas com a finalidade de melhoria organizacional.
Michael J. Spendolini e o Benchmarking
-
O processo contínuo de medição de produtos, serviços e práticas organizacionais refere-se à técnica de melhoria contínua da gestão da qualidade total nas organizações. ERRADA
Realmente a questão parece tratar do Benchmarking.
___________________________________________
Benchmarking pode ser definido tecnicamente das seguintes formas:
Processo contínuo de medição de produtos, serviços, atividades e práticas de gestão próprias de uma empresa em relação aos seus concorrentes melhor colocados no mercado ou às empresas reconhecidas pela sua liderança.
http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/sua-empresa-faz-benchmarking/34186/
https://www.passeidireto.com/arquivo/18160773/manual-de-capacitacao-em-benchmarking/2
-
Questão passível de anulação.
-
O processo contínuo de medição de...
Medição não é melhoria contínua. Apenas medir não significa melhorar, muito menos aplicar a técnica de melhoria contínua. Para ocorrer a técnica de melhoria contínua até precisa ocorrer a medição, mas precisa ocorrer fundamentalmente o incremento, aprimoramento, mudança, etc.
A banca colocou duas palavras "contínuas" justamente para que fizéssemos essa associação.
-
Acredito que a questão fala do método Kaizen de Edward Deming.
Ele diz que a qualidade total é uma decorrencia da melhoria continua, onde sistematizou o ciclo PDCA. Trata-se de uma tecnica de mudança suave e continua, centrada nas atividades em grupo, visando a qualidade de produtos de serviços, voltados para longo prazo.
-
A melhoria contínua é a "melhoria" contínua das coisas, e não uma simples medição. É preciso planejar, executar a melhoria, verificar e agir corretivamente, sempre, de forma contínua, por toda organização
FONTE: Carlos Xavier, estratégia
-
Cespe deveria nos pagar caro para fazer suas provas
-
Como diz o Felipe, professor de Português do Estratégia, essa questão foi um banho de sangue... /o\
-
ERRADO!
Uns dizendo que a questao trata sobre benchmarking, outros dizendo que trata do método kaizen. Na verdade trata dos dois conceitos.
O que aconteceu é que na primeira parte da assertiva, a banca nos aprensentou o conceito de benchmarking mas disse que se trata da melhoria continua e isso está ERRADO.
Benchmarking ------------- Processo contínuo de medição de produtos, serviços e práticas organizacionais (Questão Q206440)
Melhoria continua ------------- Processo contínuo de mudança organizacional que acontece de forma incremental, participativa, suave e contínua, atuando no nível operacional e funcionando de baixo para cima na organização.
A filosofia da melhoria contínua deriva do Kaizen.
Portanto:
O processo contínuo de medição de produtos, serviços e práticas organizacionais NÃO se refere à técnica de melhoria contínua da gestão da qualidade total, mas sim ao benchmarking.
-
O processo contínuo de medição de produtos, serviços e práticas organizacionais refere-se à técnica de melhoria contínua da gestão da qualidade total nas organizações. Resposta: Errado.
Comentário: benchmarking é um processo contínuo de medição de produtos, serviços e práticas, não havendo ligação com o processo de melhoria contínua da organização.
-
Medição leva ao controle estatístico. não vejo a melhoria continua ligada ao métodos estatísticos.
-
Prova para psicólogo.
-
Indiquem para comentários
-
REFERE-SE AO BENCHMARKING: PROCESSO CONTÍNUO PARA MEDIÇÃO(COMPARAÇÃO) DE PRODUTOS E SERVIÇOS - VOLTADO PARA GESTÃO DE QUALIDADE E ELE NÃO É VOLTADO PARA MELHORIA CONTÍNUA.
-
-
O benchmarking é a técnica por meio da qual a organização compara seu desempenho com o de outra (MAXIMIANO, 2006).
Segundo Silva (2008), benchmarking é o “processo contínuo de comparar as estratégias, os produtos e os processos de uma organização com os das organizações melhores da classe.”
Segundo Chiavenato (2005), “Benchmarking é um processo de estudo e comparação das operações de uma área ou organização em relação a outras áreas ou concorrentes diretos ou indiretos”.
-
Conforme Araújo (2000, p. 185), a técnica do benchmarking é: Centrada na premissa de que é imperativo explorar, compreender, analisar e utilizar as soluções de uma empresa, concorrente ou não, diante de determinado problema, o benchmarking é uma excelente tecnologia de gestão organizacional e oferece aos que acreditarem corretamente em seu potencial, alternativas que aperfeiçoam processos organizacionais, produtos e serviços.
O benchmarking é a técnica por meio da qual a organização compara seu desempenho com o de outra (MAXIMIANO, 2006).
Segundo Chiavenato (2005), “Benchmarking é um processo de estudo e comparação das operações de uma área ou organização em relação a outras áreas ou concorrentes diretos ou indiretos”. Portanto, o objetivo central de se realizar um estudo de benchmarking é implementar mudanças que gerem melhorias significativas na organização, sejam estas nos processos ou no produto final, através da comparação com o desempenho superior do parceiro.
-
Ta ai a importânia de fazer questões exaustivamente...
Não basta saber a teoria (um conceito), tem que saber os conceitos que as bancas cobram.
Não sabia que benchmarking é um processo contínuo de medição de produtos, serviços e práticas, não havendo ligação com o processo de melhoria contínua da organização.
-
Gabarito - Errado.
A melhoria contínua é a “melhoria” contínua das coisas, e não a simples medição. É preciso planejar, executar a melhoria verificar e agir corretivamente, sempre, de forma contínua, por toda a organização.
-
Gabarito ERRADO.
A questão trata sobre benchmarking.
Q206440: Benchmarking é um processo contínuo de avaliar produtos, serviços e práticas dos concorrentes mais fortes e daquelas empresas que são reconhecidas como líderes. (CERTO)
-
Eu pensei bem simples (rs) isso é controle - Alternativa errada
-
Aprofundando o conceito de benchmarking, pode-se apresentar três definições: a primeira consiste na definição formal, de aplicação empresarial de David T. Kearns, executivo-chefe da Xerox, na qual o “benchmarking é o processo contínuo de medição de produtos, serviços e práticas em relação aos mais fortes concorrentes, ou às empresas reconhecidas como líderes em suas indústrias” (CAMP, 1998, p. 8 e10)
Fonte: https://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos08/516_516_benchmarking_logistico_seget.pdf
Resposta: errado.
-
Colega Flávia França, o benchmarking é utilizado para a medição de melhores produtos,serviços e práticas organizacionais, como dito na questão, não necessariamente fazer uma comparação entre duas organizações.
-
é um filosofia de melhoramento, e não apenas um processo de medição, como a afirma a questão.
-
Gab: ERRADO
Em outras palavras...
Medir continuamente os produtos, serviços e práticas na organização é o mesmo que adotar a técnica da melhoria contínua na qualidade total!? R. Não. Visto que a qualidade TOTAL, que é a mais nova abordagem na era da qualidade, busca o PODC em todas as áreas e não apenas as medições, que é mais característico da era da inspeção! Além disso, para que se configure qualidade total, a meu ver, a organização precisa saber do ponto de vista do CLIENTE, o que vai além de apenas medir produtos, etc.
Erros, mandem mensagem :)
-
ERRADO
O conceito tratado na assertiva é de Benchmarking e não de Melhoria Contínua.
A melhoria contínua é uma técnica de mudança organizacional lenta, suave e ininterrupta, centrada nas atividades em equipes. Visa aumentar a qualidade dos produtos e serviços dentro de programas a longo prazo. Seu foco é a melhoria gradual e contínua, através da colaboração e participação das pessoas, para realizarem suas tarefas um pouco melhor a cada dia.
O glossário do GesPública define benchmarking como “um processo contínuo de medição de produtos, serviços e práticas (processos), em relação aos concorrentes mais competitivos, ou às empresas reconhecidas como líderes”. Procura-se identificar o “melhor do melhor”, os fatores-chave que influenciam a produtividade e a qualidade dessas empresas, com a finalidade de aprimorar os produtos e serviços da organização.
Bons estudos! :)
Fonte: Administração pública / Augustinho Vicente Paludo. – 4. ed. – Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: MÉTODO, 2015.
-
QUANDO ELE DIZ " medição de produtos, serviços e práticas organizacionais", isso remete à ERA DA INSPEÇÃO e não à QUALIDADE TOTAL ,, como afirma a questão
GABARITO - ERRADO