SóProvas


ID
271000
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PREVIC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A respeito dos protocolos RIP, OSPF, BGP, TCP/IP e RADIUS,
julgue os próximos itens.

São vantagens do protocolo OSPF, em relação ao RIP, a convergência rápida e a ausência de loop. Enquanto o RIP converge proporcionalmente ao número de nós da rede, o OSPF converge em uma proporção logarítmica ao número de enlaces, o que torna a convergência do OSPF muito mais rápida.

Alternativas
Comentários
  • Parece ter sido retirada daqui (item 2.1): http://www.midiacom.uff.br/~debora/redes1/pdf/trab042/OSPF.pdf
  • Olá,

    Eu julguei o item errado porque eu não considero que o fato do OSPF evitar loop seja uma vantagem em relação ao RIP. Uma vez que, o protocolo RIP também tem essa caracteristica garantida pelo campo Hops.

    Referência: 
    "RIP prevents routing loops by implementing a limit on the number of hops allowed in a path from the source to a destination..."
    (Wikipedia).
  • Alguém pode explicar o que significa dizer "Convergência rápida"? grato.

  • A convergência é o processo de normalização dos estados de todos os links da rede. Por exemplo, se um roteador é desligado, o OSPF identifica que aquele roteador está inatingível e todos os outros roteadores atualizam suas tabelas de roteamento. Quando todos os roteadores terminam de atualizar suas tabelas e a rede é então normalizada, dizemos que a mesma convergiu.


    A questão se refere justamente a essa velocidade superior de convergência do OSPF em relação ao RIP.

  • Diego Carneiro , convergência é o tempo necessário para os roteadores reagirem às mudanças na topologia, removendo as rotas ruins e adicionando as novas.

  • OSPF -> Não utiliza TCP ou UDP, direto pelo IP.. ESTADO DE ENLACE; VAI PELO CAMINHO DE MELHOR DESEMPENHO, redes grandes e complexas, Escalabilidade." Em uma área, cada roteador tem o mesmo banco de dados de estado de enlace e utiliza o mesmo algoritmo de caminho mais curto."convergência rápida e a ausência de loop; proporção logarítmica ao numero de enlaces.