-
O memorando é a modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em níveis diferentes. Trata-se, portanto, de uma forma de comunicação eminentemente interna.
-
(E)
MEMOrando------>MEMO Orgão.
Ano: 2012 Banca: CESPE Órgão: PRF Prova: Nível Superior.
Memorando é um tipo de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão público que proporciona agilidade, rapidez e simplicidade aos procedimentos burocráticos.(C)
Ano: 2013 Banca: CESPE Órgão: Telebras Prova: Nível Médio
O aviso é empregado para o tratamento de assuntos oficiais entre os órgãos da administração pública, ao passo que o memorando é usado para a comunicação entre unidades de um mesmo órgão.(C)
Ano: 2013 Banca: CESPE Órgão: FUB Prova: Auxiliar de Administração
O memorando é uma comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão.(C)
-
Errado: O memorando é uma comunicação externa ao órgão público
Correto: O memorando é uma comunicação interna ao órgão público
-
Gab: ERRADO
O memorando é a modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em níveis diferentes. Trata-se, portanto, de uma forma de comunicação eminentemente INTERNA.
-
O que você precisa saber sobre o memorando está abaixo, todas essas informações já foram cobradas em prova.
Nas palavras do Cespe: “O documento adequado para a comunicação entre setores da mesma instituição é o memorando”. OU SEJA, o memorando é a modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em níveis diferentes. Trata-se, portanto, de uma forma de comunicação eminentemente interna.”
Pode ter caráter meramente administrativo, ou ser empregado para a exposição de projetos, ideias, diretrizes, a serem adotados por determinado setor do serviço público.
A Principal característica do memorando é a agilidade. Por isso, os despachos referentes ao assunto tratado devem ser dados no próprio documento e, no caso de falta de espaço, em folha de continuação. Esse procedimento permite formar uma espécie de processo simplificado, assegurando maior transparência à tomada de decisões, e permitindo que se historie o andamento da matéria tratada no memorando.
Quanto a sua forma, o memorando segue o modelo do padrão ofício, com a diferença de que o seu destinatário deve ser mencionado pelo cargo que ocupa.
Exemplos: Ao Sr. Chefe do Departamento de Administração
Ao Sr. Subchefe para Assuntos Jurídicos
Fonte: Professor Felipe Luccas - Estratégia Concursos
-
ERRADO
Memorando: forma de comunicação eminentemente INTERNA !
http://www.planalto.gov.br/ccIVIL_03/manual/manual.htm
-
Memorando é de comunicação interna e Ofício de comunicação externa e interna
-
Errada
Memorando: Comunicação eminentemente interna
- Entre unidades administrativas de um mesmo órgão em mesmo nível ou em níveis diferentes
-
MEMORANDO = MEMO ÓRGÃO!
--->O documento oficial usado para uma universidade pública tratar com outra é o ofício (seja essa parceira pública ou particular).
--->O memorando é expedido entre unidades administrativas do mesmo órgão.
--->O aviso é expedido entre ministros de estado.
--->O telegrama pode ser utilizado para comunicações oficiais de urgência, quando não for possível usar correio eletrônico ou fax.
-
A afirmativa tem de ser julgada, usando-se como base a chamada Redação Oficial. Afirmar que o memorando é uma comunicação externa ao órgão público não é coerente, já que ele (o memorando) é, por exemplo, um dos tipos de correspondências oficiais que integram o chamado padrão ofício.
A afirmativa está, portanto, errada.
-
Errado.
Segundo o MRPR (2ª edição), o memorando é uma forma de comunicação eminentemente interna.
Questão comentada pelo Prof. Bruno Pilastre